“Estou muito ansioso por regressar ao meu antigo clube e à casa da minha mulher, e estou muito agradecido aos responsáveis do Wolfsburgo, especialmente ao Olaf Rebbe (diretor desportivo), por não colocar nenhum obstáculo no meu caminho", disse Vieirinha ao sítio oficial dos germânicos na Internet.

O extremo direito de 31 anos - que atua como lateral na seleção - chegou aos ‘lobos' no mercado de inverno de 2011/12, tendo acumulado 163 presenças e sete golos, sendo que o último tento valeu ao Wolfsburgo a permanência na Bundesliga, na vitória por 1-0 diante do Braunschweigh, em 2016/17.

“Gostaríamos de agradecer ao Vieirinha pelo seu compromisso ao longo dos anos, ele sempre deu tudo o que tinha pelo Wolfsburgo. O seu golo contra o Braunschweigh será inesquecível e desejamos-lhe a ele e à família tudo de bom, neste regresso à velha casa", afirmou Olaf Rebbe.

Formado no FC Porto, o jogador luso foi emprestado ao PAOK em 2008/09, acabando por assinar em definitivo com os gregos na época seguinte, disputando 129 partidas e marcando 25 golos, antes de se mudar para a Alemanha.

Vieirinha jogou 25 vezes pela seleção nacional, apontando um golo.