Os dois barcos rumaram a norte imediatamente depois de passar a ponta do sul de Taiwan, e assim a frota ficou dividida, e na classificação das 13:00 GMT, estavam mais de 125 milhas náuticas atrás dos líderes Brunel, que estão navegar no sul. São os primeiros dias e ambas as equipas da AkzoNobel e Sun Hung Kai / Scallywag estão a apostar em melhores condições no norte nos próximos dias, mas agora estão com 3-5 nós de vento, em comparação com 15 nós mais ao sul.
“Isto está errado, muito errado", diz a medalha de ouro olímpica brasileira do AkzoNobel, Martine Grael. "Nós vamos para o norte, noroeste, e nosso destino é sul-sudeste!"
"Fomos para norte muito cedo", admitiu o navegador da equipa AkzoNobel, Jules Salter. "Estamos realmente desapontados. Tomamos a decisão com bastante rapidez para rumar a norte, parecia que tudo estava alinhado, Scallywag também foi, no primeiro turno estávamos bem, no segundo já não muito. Os quatro primeiros já foram, e agora somos nós os dois cá para trás. "
A bordo do Scallywag, o espírito ainda é positivo - e a navegadora Libby Greenhalgh diz que o barco de Hong Kong está a jogar a longo prazo. "A longo prazo, estamos a tentar encontrar a brisa do norte. Em teoria, estaremos em primeiro lugar e vamos estar em posição de seguir para sudeste mais cedo".
Enquanto isso, o grupo do sul, composto pelo Brunel, MAPFRE, Dongfeng Race Team e Turn the Tide on Plastic, ainda navega à vista, e luta duramente por cada milha , em condições brutais.
“Estamos super perto e é muito difícil", disse Sophie Ciszek, do MAPFRE. "Temos o Dongfeng ao lado, e também acabei de ver o Turn the Tide. A regata tem tido de tudo e as condições não estão agradáveis - tem sido contra o vento, desagradável e tivemos que fazer algumas trocas de J1 para J2, que são as cascas mais desagradáveis que podemos fazer em termos de água no convés, por isso temos algumas pessoas que não se sentem muito bem ".
"Estamos felizes por estar neste grupo de barcos, os outros dois (AkzoNobel e Scallywag) estão muito mais ao norte e tiveram menos pressão. Eles agora estão a perder, mas vão ter benefícios mais tarde, e todos nós vamos convergir em algum ponto mais à frente", disse ainda Sophie Ciszek. "Nós estamos a ir pela opção mais segura - a motivação a bordo é ficar com os outros e há vontade para continuar no duro e manter a nossa velocidade. Não se dorme muito, não queremos perdê-los de vista".
O skipper do Dongfeng, Charles Caudrelier, admitiu que o barco chinês quase se juntou aos dois barcos do norte, mas decidiu que ainda era muito cedo .
"Para ser honesto, quando o AkzoNobel e o Scallywag cambaram, estávamos a pensar fazê-lo - mas achamos que era um risco demasiado grande. Parece que eles estão agora com dificuldades". E acrescentou: "É a etapa mais complicada em termos de clima, não chega apenas ter uma boa cabeça, também é preciso um pouco de sorte. Há tanta transição para a frente, eu não sei qual será o momento-chave, então estamos sempre muito focados e tentando optimizar a nossa progressão com pequenos ganhos".
6ª etapa - Classificação geral - Sexta-feira 9 de fevereiro (Dia 3) - 13:00 UTC
1 - Brunel - distância até o final - 5433,7 milhas náuticas
2 - Dongfeng Race Team +0,8
3 - MAPFRE +1,3
4 - Turn the Tide on Plastic +8,1.
5 - Sun Hung Kai / Scallywag +124,5
6 - AkzoNobel +126,6
Vestas 11th Hour Racing não participa.
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