O grupo francês Altice, dono da PT Portugal, comprou os direitos exclusivos de transmissão da Liga dos Campeões e da Liga Europa, as duas principais competições de clubes da UEFA, para o mercado francês.
O acordo engloba diz respeito às próximas três épocas desportivas, de 2018 a 2021, e apesar dos valores oficiais não terem sido anunciados, a imprensa francesa fala em uníssono num valor a rondar os 350 milhões de euros, por época. São mais de mil milhões de euros em três anos, e um contraste com os 160 milhões de euros por época, nos contratos atualmente em vigor.
O acordo anunciado esta quinta-feira, 11 de maio, inclui os direitos de transmissão de 243 jogos em França, país onde o grupo detém a operadora SRF, para além da transmissão em francês, embora não exclusiva, dos mesmos conteúdos no Mónaco, Suíça e Luxemburgo.
Através de comunicado, a Altice afirma que esta aquisição surge na sequência da estratégia do grupo que nos últimos dois anos adquiriu “os direitos dos principais campeonatos, entre os quais a liga inglesa de futebol, o campeonato português de futebol e a liga de basquetebol francesa”.
"As melhores equipas europeias de futebol, incluindo as seis principais francesas, e os melhores jogadores europeus, assim como o nosso embaixador Cristiano Ronaldo, jogam na Liga dos Campeões e na Liga Europa", pode ler-se no comunicado.
Michel Combes, CEO da Altice, disse, em nome do grupo, estar muito "satisfeito por ter estabelecido esta nova e duradoura parceria com a Liga dos Campeões e a Liga Europa”, sublinhando o facto de este passo sublinhar “a ambição da Altice em continuar a investir nos programas mais fortes e que reúnam as maiores audiências”.
Esta época 5 equipas francesas disputaram as competições europeias de clubes, uma vez que o Lille foi prematuramente eliminado na fase de qualificação da Liga Europa pelo FK Qäbälä, do Azerbaijão.
Em ambas as competições da UEFA, os emblemas franceses tiveram bons resultados com o Paris Saint Germain a alcançar os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, e o Mónaco a meia-final. Na Liga Europa, o Lyon conseguiu, pelo menos, as meias-finais.
Comentários