Prevista no Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), esta atualização extraordinária das pensões vai traduzir-se num aumento de 10 euros para os 1,3 milhões de pensionistas com pensões de valor até 1,5 Indexantes de Apoios Sociais (IAS), ou seja, até 658,2 euros, e de seis euros para os cerca de 600 mil reformados que recebam, pelo menos, uma pensão cujo montante fixado tenha sido atualizado no período entre 2011 e 2015.
No total, esta atualização extraordinária representa uma despesa anual de 120 milhões de euros, segundo indica uma nota divulgada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O pagamento que hoje é iniciado abrange os pensionistas do regime geral da Segurança Social que recebem a sua pensão por transferência bancária.
Para os que a recebem através de vale postal “o pagamento deste mês foi já processado com o aumento”, refere a mesma nota.
Neste caso, e segundo a informação disponível no ‘site’ da Segurança Social, os vales começaram a ser emitidos por ordem alfabética a partir de 05 de maio.
O pagamento das pensões dos pensionistas da Caixa Geral de Aposentações será feito em 18 de maio.
Este é quarto ano em que as pensões de valor mais baixo têm um aumento extraordinário e que visa compensar os pensionistas com pensões de valor mais baixo e que não tiveram qualquer atualização nas reformas entre 2011 e 2015.
Em 2017 e 2018, as pensões tiveram um aumento extraordinário pago a partir de agosto e, no ano passado, a medida entrou em vigor em janeiro.
Este ano, o OE2020 determinou que o pagamento fosse feito no mês seguinte ao da entrada em vigor do Orçamento do Estado.
Este aumento até seis e 10 euros incorpora o valor que resultou da atualização das pensões em linha com o previsto na lei e que foi efetuado no início deste ano.
Comentários