"A melhor forma de promover o futuro é através do investimento, com a responsabilidade que tem caracterizado toda a legislatura. O investimento em 2018 cresce, até outubro, 34%", afirmou o ministro das Finanças no parlamento no âmbito da apreciação na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019).

Segundo Mário Centeno, o investimento no SNS "cresce 52% e atingirá este ano o valor mais elevado das últimas duas décadas".

Também na CP - Comboios de Portugal há um "forte crescimento de 21%", enquanto na Infraestruturas de Portugal (IP) a subida é de 138%, mais 63 milhões "sobretudo associado ao projeto Ferrovia 2020".

O ministro das Finanças adiantou que na PJ a despesa com investimento "mais do que triplicou", com o investimento no Ministério da Administração Interna a registar um acréscimo de 47%.

"São apenas alguns dos números do que é o orçamento de 2018 e que se projetam no OE2019", defendeu o governante.

"Ao longo da legislatura, o orçamento da Saúde aumenta 1.900 milhões de euros", reforçou Centeno, acrescentando que na Educação são mais 685 milhões de euros.

Os partidos apresentaram já 527 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019). O prazo de entrega de propostas de alteração termina hoje às 19:00.

A proposta do Governo para o OE2019 foi entregue em 15 de outubro, encontra-se em fase de audição na especialidade até hoje e prossegue com o debate das propostas de alteração nas próximas semanas. O encerramento e a votação final global está marcada para 29 de novembro.

Com os votos favoráveis de PS, BE, PCP, PEV e PAN e os votos contra de PSD e CDS-PP, a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) e as Grandes Opções do Plano foram aprovadas no parlamento, na generalidade, em 30 de outubro.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.