A aposta num material inovador, o polímero, é a grande novidade desta nova desta série de notas de 5 libras, em circulação a partir de 13 de setembro em Inglaterra e no País de Gales.

De um lado a Rainha Isabel II, do outro lado Winston Churchill. O vídeo de apresentação, partilhado no Twitter pelo Banco de Inglaterra, mostra uma nova nota mais limpa, resistente e duradoura.

As novas libras são feitas num filme de plástico transparente com uma camada de tinta. Contam com novos mecanismos de segurança e são 15% mais pequenas do que as anteriores notas de cinco libras, que devem desaparecer de circulação no próximo ano.
Para já, as novas notas vão estar disponíveis na Inglaterra e no País de Gales. A Escócia vai ter de esperar até dia 27 de setembro para poder ver estas notas saírem das caixas multibanco. Já a Irlanda do Norte não tenciona, para já, seguir a decisão e trocar as notas de papel por notas de polímero.

Para além da nota de 5 libras, está previsto o lançamento de notas de 10 libras, em 2017, e de 20 libras, em 2020, também no mesmo material.

Em jeito de curiosidade, o site oficial da nova nota de 5 libras dá conta que, em 2015, foram substituídas 21.835 notas: 10.761 por estarem rasgadas; 5.364 por estarem trincadas; 1.801 tinham sido lavadas; 2.912 estavam contaminadas e 997 foram danificadas por fogo.