"Até ao final de 2016, no âmbito do Portugal 2020, foram aprovados, na região Centro, 2.615 projetos de empresas, com uma proposta de investimento global de 2,3 mil milhões [de euros] e um apoio dos fundos europeus de cerca de 1,1 mil milhões de euros (Programas Centro 2020 e Compete 2020)", refere a CCDRC em comunicado hoje enviado à agência Lusa.
A presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, citada na nota, esclarece que "1.820 destes projetos já têm pagamentos num total de 233 milhões de euros".
"A diferença entre o fundo aprovado e o fundo pago decorre sobretudo do facto de a maior parte dos projetos terem sido aprovados no segundo semestre de 2016 e a execução de projetos de investimento produtivo e de outra natureza (qualificação, internacionalização e I&D) leva algum tempo", explica a responsável.
Ainda de acordo com Ana Abrunhosa, com este valor, a região Centro é aquela "que apresenta uma maior taxa de pagamentos (21%)".
Em sua opinião, significa que as empresas da região revelam, "para além de um importante dinamismo na apresentação de candidaturas, uma elevada maturidade dos projetos e boas condições para os executar".
Ainda de acordo com a CCDRC, em termos globais, até ao final de 2016, no âmbito do Sistema de Incentivos do Portugal 2020, foram aprovados um total de 7.897 projetos de empresas, que totalizam uma intenção de investimento de 5,2 mil milhões de euros, com um apoio de fundos europeus de 2,8 mil milhões de euros.
"Destes projetos, 4.550 já receberam pagamentos, num total de 477 milhões de euros, superando-se assim a meta governamental de 450 milhões de euros de pagamentos às empresas no final de 2016", remata.
As Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, da Região de Leiria, da Região do Oeste e da Região de Coimbra destacam-se em termos de valor de projetos aprovados e de pagamentos.
Comentários