O projeto Hora de Encomendar lançou uma plataforma digital com novas atualizações e funcionalidades, que permitem a encomenda direta aos fornecedores.

A plataforma conta com mais de mil fornecedores nas mais variadas áreas, incluindo mercearia, padaria, peixaria, talho e outros. Na secção "Oferta do Dia" será possível encomendar cabazes diretamente aos fornecedores, facilitando ainda mais o processo de encomenda.

No site, é também possível aceder a uma lista de pequenos e médios fornecedores que estão atualmente disponíveis para entregar encomendas em Portugal. É possível pesquisar por cidade e aceder a fornecedores de frescos, talhos, mercearias, padarias, peixarias, pastelarias, farmácias e até floristas ou lojas de animais que estão ativamente a fazer entregas ao domicílio.

O Hora de Encomendar tem também uma parceria com o SAPO. Assim, durante este período de crise em que as encomendas são ainda mais necessárias, está disponível uma ferramenta de pesquisa em sapo.pt, onde os utilizadores podem consultar diretamente a base de dados do Hora de Encomendar, filtrando por distrito e por tipo de negócio, podendo também contribuir com informação para incrementar a listagem de fornecedores disponíveis.

O projecto surgiu quando, entre amigos, se começaram a partilhar sugestões de fornecedores com entregas em casa em alternativa às grandes superfícies cujas lojas online rapidamente ficaram com grandes listas de espera.

"A missão do Hora de Encomendar é facilitar entregas de bens essenciais durante o período de quarentena e com esta atualização os nossos utilizadores conseguem encontrar mais facilmente o fornecedor que tanto precisam", conta Joana Rodrigues dos Santos, cofundadora do projeto.

Em tempos de pandemia, a ideia é evitar não só que as pessoas vão ao supermercado, mas também apoiar e garantir a subsistência de pequenos fornecedores que deixaram de ter como vender os seus produtos e, sozinhos, não têm como chegar às pessoas. Além disso, esta é também uma forma de ajudar a evitar o desperdício de bens que os fornecedores não conseguem escoar.

"A palavra-chave do Hora de Encomendar é a descentralização das entregas e dos fornecedores. Num momento em que as grandes superfícies têm tempos de espera elevados, os pequenos fornecedores podem ser a solução para as famílias. E assim resolvem-se dois problemas de uma vez só: os produtores continuam com clientes ativos e os clientes recebem as suas encomendas com a rapidez que precisam, por vezes de um dia para o outro", explica Joana.

A plataforma conta atualmente com mais de 50 colaboradores que todos os dias atualizam a lista e fazem verificação de fornecedores ativos. Qualquer pessoa pode sugerir um negócio, sendo necessário incluir informações como o tipo de produtos que são entregues, o contacto mais direto e também as cidades onde estão a fazer as entregas.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.