Mesmo sem ter iniciado as negociações para a saída da União Europeia, Alan Duncan, garantiu que "o Reino Unido sai do clube, mas não muda de casa", referiu a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, em declarações à agência Lusa.

Duncan transmitiu também uma "mensagem de confiança à comunidade portuguesa", garantindo que os cidadãos portugueses serão respeitados no âmbito do princípio de reciprocidade aos direitos garantidos aos cidadãos britânicos a residir em Portugal.

Este foi o primeiro encontro da governante portuguesa com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros responsável pelos Assuntos Europeus e Americanos, que foi nomeado por Theresa May após ser indigitada primeira-ministra.

Tal como Theresa May, Alan Duncan fez campanha pela permanência do Reino Unido na União Europeia durante o referendo de 23 de junho, no qual 52% dos eleitores votaram a favor da saída britânica da UE.

Duncan confirmou a intenção de ser acionado o artigo 50.º do Tratado Europeu até ao final de março de 2017 para desencadear o processo de saída e as negociações com os restantes 27 países membros.

"Com ou sem parlamento", vincou o britânico, segundo Margarida Marques, referindo-se à questão de este processo necessitar de aprovação de um voto dos deputados britânicos, cuja legalidade vai ser analisada em dezembro pelo Supremo Tribunal.

O encontro decorreu à margem da visita do Presidente da República a Londres, cuja comitiva a secretária de Estado integra.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.