De acordo com os dados da Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, nos 19 países da moeda única o indicador do sentimento económico subiu 0,6 pontos em agosto, para 119,9, “o valor mais alto em mais de dez anos”, e na UE recuou 0,3 pontos, também para 119,9, “ligeiramente abaixo do máximo de 10 anos atingido em julho”.

A subida do indicador na zona euro resultou da melhoria da confiança na indústria e nos serviços, em parte anulada pelos “significativos decréscimos” registados nos setores do comércio a retalho e da construção.

O sentimento económico melhorou em três das cinco maiores economias da zona euro, designadamente na Itália (+3,6), França (+1,7) e Espanha (+1,4), e recuou na Alemanha (-0,6) e na Holanda (-0,9).

Na UE, a “ligeira descida” do indicador é sobretudo atribuída à deterioração do sentimento económico na maior economia fora da zona euro: o Reino Unido, onde se registou um recuo de 3,6 pontos. Na Polónia este indicador permaneceu “praticamente inalterado”, tendo diminuído 0,2 pontos.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.