“A taxa de desemprego estimada para fevereiro fixou-se em 5,8%, sendo a mais baixa registada em fevereiro desde 2002, segundo dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística [INE]”, indicou, em comunicado, o Ministério do Trabalho.
Conforme destacou, o desemprego está abaixo do nível registado no início da pandemia.
A taxa de desemprego situou-se em 5,8% em fevereiro, pelo terceiro mês consecutivo, mas abaixo dos 6,8% de fevereiro de 2021, segundo dados provisórios do INE hoje divulgados.
Já em fevereiro de 2020 tinha sido de 6,5%.
Segundo as estimativas mensais de emprego e desemprego, publicadas pelo INE, em fevereiro, “a taxa de desemprego situou-se em 5,8%, valor igual ao do mês precedente, mas inferior em 0,4 pontos percentuais ao de três meses antes e em 1,0 ponto percentual ao de um ano antes”.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, destacou “a importância das medidas criadas de apoio à manutenção e criação de emprego, num contexto de grande exigência”.
Ainda em fevereiro, a população ativa (5.165.800) diminuiu 0,3% em relação a janeiro, mas aumentou 3% face a fevereiro de 2021.
Já a população empregada (4.868.300) diminuiu 0,3% em relação a janeiro e aumentou 4,2% comparativamente a um ano antes.
Comentários