Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average valorizou 0,07% (14,93 pontos), para as 19.933,81 unidades, e o Nasdaq 0,28% (15,27), para as 5.462,69. O índice alargado S&P 500 avançou 0,13% (2,83), para os 2.263,79 pontos.

As transações permaneceram muito reduzidas perante a aproximação de um fim de semana de três dias, uma vez que a praça de Wall Street deve permanecer encerrada na segunda-feira, dia seguinte ao de Natal, até porque muitos investidores não devem regressar antes do Ano Novo.

Da atualidade económica do dia, “os investidores pouco reagiram aos números melhores do que previsto sobre a confiança das famílias e as vendas de casas novas”, respetivamente relativos a dezembro e novembro, sublinharam os analistas da financeira Charles Schwab.

Os investidores norte-americanos também não se manifestaram preocupados pela atualidade pesada mas, ‘a priori’, mais tranquilizadora sobre o setor bancário europeu, incluindo um acordo entre o Deutsche Bank e o Crédit Suisse com a Justiça dos EUA, a propósito do seu papel na crise dos empréstimos imobiliários sem qualidade (‘subprime’), e o anúncio de um plano de resgate do banco italiano BMPS.

Toda esta atividade sem reflexos bolsistas “testemunha o facto de a bolsa suscitar hoje pouco interesse”, concluiu Michael James, de Wedbush Securities.

De forma geral, os investidores estão tão menos inclinados a assumir riscos que Wall Street já subiu de forma considerável depois da vitória eleitoral de Donald Trump, com os seus principais índices a baterem recordes ainda no início da semana que agora finda.