O investimento captado através dos vistos 'gold' subiu 35% em novembro, face a igual período de 2019, para 50 milhões de euros, de acordo com contas feitas pela Lusa com base nas estatísticas do SEF.
A bolsa nova-iorquina encerrou hoje sem rumo, sob a influência negativa da ausência de progressos nas negociações de um plano de apoio à economia, e com a primeira baixa semanal em três semanas.
O ministro socialista deu na noite desta sexta-feira uma entrevista à SIC, numa altura em que tem nas mãos o delicado dossier da TAP, empresa para onde desenhou um plano de reestruturação "agressivo" e que aguarda luz verde de Bruxelas.
O Programa Operacional (PO) do Algarve vai apoiar a criação de 111 novos postos de trabalho na região num montante de financiamento público superior a seis milhões de euros, foi hoje anunciado.
A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considerou hoje que as medidas apresentadas na quinta-feira pelo Governo são positivas para a atividade turística, embora pequem por tardias, e apelou para que estes apoios cheguem rapidamente às empresas.
A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) e empresários da restauração vão ter na segunda-feira uma reunião no Ministério da Economia para analisar as medidas de apoio face à crise provocada pela pandemia de covid-19.
O PSD vai propor o nome do deputado Fernando Negrão para presidir à comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, que arranca na próxima semana, confirmou à Lusa o deputado Duarte Pacheco.
O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente (Site-Norte) alerta para a "incerteza" quanto ao futuro da refinaria de Matosinhos da Galp, onde a produção de combustíveis foi suspensa "indeterminadamente" e a monobóia desativada.
Cerca 20 trabalhadores do Grupo Efacec concentraram-se hoje junta das instalações da empresa em Leça do Balio, Matosinhos, para reclamar a “nacionalização definitiva da empresa”, acusando o Governo de “falta de caráter” por querer voltar reprivatizá-la.
O ministro das Infraestruturas e Habitação explicou hoje que a intenção de levar o plano de reestruturação da TAP a votação no parlamento tinha como objetivo impedir a repetição do que aconteceu no caso do Novo Banco.
O ministro de Estado e da Economia defendeu hoje que a retoma económica do país irá acontecer com o restabelecimento da procura, sustentando a sua tese com base nos indicadores registados no terceiro trimestre deste ano.
O ministro de Estado, Economia e Transição Digital disse hoje que os novos apoios às empresas "são extremamente exigentes do ponto de vista da sua execução", mas adiantou estar confiante de que serão lançados no início do próximo ano.
O número de pessoas com deficiência inscritas como desempregadas nos primeiros seis meses deste ano é superior a todo o ano de 2019, refere um relatório do Observatório da Deficiência, segundo o qual o efeito da pandemia foi imediato.
O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e o secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz, apresentaram o plano de reestruturação da TAP, entregue na quinta-feira à Comissão Europeia, e que prevê despedimentos, redução da massa salarial e da frota da companhia aérea.
O Governo entregou à Comissão Europeia (CE) a proposta inicial do plano de reestruturação da TAP, que prevê para o próximo ano um auxílio do Estado de 970 milhões de euros, anunciou o executivo.
A medida que prevê a devolução às empresas, em 2021, de uma parte da Taxa Social Única (TSU) correspondente ao aumento dos encargos com a subida de 30 euros do salário mínimo nacional vai ser financiada pelo Orçamento do Estado.
Os trabalhadores da TAP terão reduções salariais de 25%, no âmbito do plano de reestruturação, ficando isentas de corte as remunerações base até 900 euros, informou hoje o Conselho de Administração, numa carta a que a Lusa teve acesso.
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) considera "positivas" as medidas hoje anunciadas pelo Governo de apoio ao setor, que vê como importantes para mitigar problemas nas empresas e evitar mais despedimentos.
A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro terminou hoje no mercado de futuros de Londres acima dos 50 dólares pela primeira vez desde março.
Os Verdes receberam hoje garantias do ministro das Infraestruturas de que, com este Governo, e depois da injeção de dinheiro público na TAP, não há risco de a empresa “voltar a cair em mãos privadas”.
O Governo decidiu alargar o universo de empresas que podem ser contempladas pelo programa Apoiar, tendo ainda reduzido, com condições, algumas das restrições atuais, como a exigência de capitais próprios positivos ou inexistência de dívidas ao Estado.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, argumentou hoje que a TAP é imprescindível para o país e que "salvar" a empresa "é uma decisão soberana" de Portugal, que não deve estar dependente do acordo da Comissão Europeia.
As empresas com quebra de faturação superior a 25% vão ter um apoio a fundo perdido de 30% e 50% do valor da renda mensal, sendo este pago em duas tranches ao longo do primeiro semestre de 2021.
O PSD afirmou hoje que o ministro Pedro Nuno Santos assumiu entender que o “caminho certo” era fazer votar o plano de reestruturação da TAP no parlamento e até “não estar confortável” com a decisão contrária do primeiro-ministro.