O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje a não recuperação da atividade turística em setembro, com os hóspedes a recuarem 52,7% e as dormidas a diminuírem 53,4% face ao mês homólogo do ano anterior.
Os portos do continente movimentaram, até setembro, 60,7 milhões de toneladas, uma queda de 7,6% em relação a igual período de 2019, de acordo com dados divulgados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
O investimento captado através dos vistos 'gold' caiu 52% em outubro, em termos homólogos, para 28,6 milhões de euros, de acordo com contas feitas pela Lusa com base nas estatísticas do SEF.
Quinze países da Ásia e do Pacífico assinaram hoje o maior acordo comercial do mundo, apoiado pela China, no encerramento da cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que decorreu de forma virtual, devido à pandemia.
As empresas cuja atividade ainda se encontra encerrada por imposição das medidas de combate à pandemia, como as de animação noturna, podem trocar o mecanismo do 'lay-off' simplificado e aderir ao novo regime do apoio à retoma progressiva.
O ministro da Economia disse hoje que apoio excecional aos restaurantes dos concelhos abrangidos pelo estado de emergência para os compensar pela receita perdida nestes dois fins de semana acenderá a 25 milhões de euros.
Os partidos e deputados com assento parlamentar apresentaram até sexta-feira mais de 1.500 propostas de alteração à proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), um recorde, de acordo com a página do parlamento na internet.
O PS propôs hoje uma alteração ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) que volta a suspender o corte de serviços essenciais como água, eletricidade, gás natural e comunicações eletrónicas no primeiro semestre do próximo ano.
O valor do mínimo de existência, limite até ao qual não se paga IRS, deverá aumentar em 100 euros no próximo ano, segundo uma proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) entregue hoje no parlamento.
O PCP pretende que seja criada uma contribuição extraordinária sobre o setor segurador, a vigorar em 2021, para financiar a Saúde, de acordo com uma das propostas de alteração ao Orçamento do Estado que deram entrada hoje no parlamento.
A utilização do valor em IVA acumulado nas compras em restauração, alojamento e atividades culturais vai ser feita através de instituições financeiras que tenham capacidade de operar pagamentos eletrónicos, segundo uma proposta de alteração do PS ao OE2021.
O PCP relativizou hoje as propostas feitas pelo PS de aproximação aos comunistas no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e alertou que as posições estão "muito distantes" para se perceber se viabiliza a proposta do Governo.
Uma plataforma de sete sindicatos, que hoje se reuniu com a TAP, criticou a falta de informação sobre o plano de reestruturação da companhia aérea, classificando esta questão de “inacreditável”, segundo um comunicado.
O PS apresentou hoje diversas propostas de alteração na especialidade ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), incluindo as reivindicadas por BE e PCP de uma nova prestação social e o ‘lay-off’ pago a 100%.
A pandemia de covid-19 terá um impacto de 200 milhões de euros no orçamento de 2021 da Câmara Municipal de Lisboa, distribuídos em partes iguais pela despesa e pela receita.
O setor dos casamentos está "absolutamente paralisado e no limite da rutura", alerta uma empresária do setor numa carta enviada ao primeiro-ministro, onde pede medidas específicas, como um subsídio de ordenado, para manter uma mão de obra "muito especializada".
O Banco Santander Espanha propôs hoje aos sindicatos a saída de 4.000 trabalhadores, quase 13% dos empregados que tem no país, e manifestou a intenção de deslocalizar mais 1.090 trabalhadores em empresas do grupo.
A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, afirmou hoje esperar que "possa haver caminho" na negociação do Orçamento do Estado para 2021 na especialidade em relação a propostas bloquistas.
A primeira tranche do empréstimo de 458 milhões de euros contraído pela Madeira, sem o aval do Estado, para fazer face à pandemia de covid-19, vai estar disponível na próxima semana, anunciou hoje o presidente do Governo Regional.
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática anunciou hoje que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) aprovou a venda de barragens da EDP (Miranda, Bemposta, Picote, Baixo Sabor e Foz-Tua) à ENGIE.
O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) exigiu hoje que a Comissão Executiva da TAP informe sobre as negociações no âmbito do plano de reestruturação, depois de uma reunião que considerou um “monólogo” dos representantes da companhia.
As empresas dos setores mais afetados pela pandemia recorreram mais às moratórias de crédito, destacando-se o alojamento e restauração, em que 55% do valor de empréstimos concedidos estavam em setembro abrangidos por moratórias, divulgou hoje o BdP.
O Índice do Custo do Trabalho (ICT) aumentou 6% no terceiro trimestre devido ao aumento dos custos por trabalhador e à redução das horas trabalhadas, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O líder do PCP admitiu hoje todos os cenários quanto à votação dos comunistas no Orçamento do Estado de 2021, que o documento ainda “está longe” das necessidades, mas insistiu que lutará, “até ao fim”, por melhorá-lo.