A coordenadora do BE, Catarina Martins, afirmou hoje que a reunião marcada pelo Governo sobre Orçamento do Estado é técnica e não de negociação, considerando que são as votações na especialidade que “mostrarão a vontade de fazer a convergência”.
O presidente da Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) saudou hoje e considerou “essencial” o apoio do Governo para “minimizar os prejuízos” causados pela pandemia de covid-19 nesta fileira pecuária.
A quebra de receitas pela diminuição de visitantes devido à pandemia de covid-19 vai fazer com que a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) perca cerca de 600 mil euros no orçamento para 2021, disse a diretora regional.
O endividamento do setor não financeiro aumentou 1,5 mil milhões de euros entre agosto e setembro, para os 738,0 mil milhões de euros, segundo dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP).
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em outubro em termos homólogos e diminuiu 1,6% face a setembro, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O BE adiantou hoje que o Governo “não tem novas propostas ou respostas a apresentar” na reunião que pediu para quinta-feira sobre Orçamento do Estado para 2021, sendo esta para consultar a posição bloquista em votações na especialidade.
O Governo vai retomar na quinta-feira as negociações com os partidos à esquerda sobre o Orçamento do Estado para 2021, anunciou hoje o secretário-geral adjunto do PS, nomeando em concreto o Bloco de Esquerda (BE).
O PS propõe que contribuintes do regime simplificado que retirem casas do alojamento local e as afetem à esfera pessoal possam escolher o regime atual ou o previsto no OE2021 nas mais-valias, sem a penalização fiscal prevista no orçamento.
O empresário Mário Ferreira, acionista da Media Capital através da Pluris Invesments, vai ter de lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) obrigatória sobre a dona da TVI, de acordo com decisão da CMVM hoje divulgada.
O vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis disse hoje que, embora Portugal não seja o país "mais endividado" da UE, motiva "preocupações a longo prazo" sobre a sua estabilidade orçamental, devendo acautelá-la.
A presidência alemã do Conselho da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu (PE) chegaram hoje a um acordo preliminar sobre a iniciativa REACT-EU, que prevê um apoio de 47,5 mil milhões de euros a regiões afetadas pelo covid-19.
A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) defendeu hoje um reforço das medidas de apoio às empresas estimando que, na ausência de novas soluções, uma em cada cinco empresas do comércio e serviços encerrem até janeiro.
A Comissão Europeia considera que as condições de financiamento para Portugal continuam a ser "favoráveis", apesar de alguma volatilidade verificada no início da pandemia da covid-19 e do seu forte impacto no setor do turismo.
Os 93 conjuntos comerciais representados pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) registaram quebras de 20,9% nas vendas em outubro, em termos homólogos, e manifestaram-se hoje apreensivos quanto a "restrições em excesso" que comprometam o Natal.
Os setores das aves e ovos, leitões para abate, porco alentejano e produção de leite de pequenos ruminantes vão ter um apoio de 12,2 milhões de euros a partir de quinta-feira, segundo uma portaria hoje publicada.
O Bloco de Esquerda (BE) afirmou-se hoje disponível para conversar com o Governo sobre o Orçamento do Estado de 2021 (OE2021), mas espera que seja “o Governo e o PS a darem um passo” nesse sentido.
A recuperação da atividade económica revelou um ritmo mais lento em setembro, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte foi hoje autorizada a celebrar dois acordos de cooperação com duas misericórdias e a prorrogar outros oito por um período de 14 meses, no valor global de 33,5 milhões de euros.
Empresas com incentivo extraordinário à normalização de atividade podem aceder, a partir de quinta-feira, ao apoio à retoma sem devolver apoios já recebidos, segundo um diploma hoje publicado.
A produção de pera e maçã deverá cair 35% e 25% este ano, respetivamente, devido a condicionalismos fisiológicos e condições meteorológicas adversas, enquanto a produtividade dos olivais recuará 30%, do tomate para a indústria 15% e do arroz 10%.
As medidas orçamentais adotadas pelos países da zona euro para apoiar as suas economias em altura de crise da covid-19 pesam 4,2% no Produto Interno Bruto (PIB) este ano e 2,4% em 2021, estimou hoje a Comissão Europeia.
A Comissão Europeia considerou hoje que o projeto de Orçamento do Estado de Portugal para 2021 “está globalmente em conformidade” com as recomendações do Conselho, mas aconselhou cautelas face ao elevado nível de défice e dívida pública.
O primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa, apoia o veto da Hungria e da Polónia ao plano de relançamento da União Europeia (UE) face à covid-19 devido à condicionalidade do respeito pelo Estado de direito no acesso aos fundos.
A taxa de inflação anual recuou, em outubro, para os -0,3% na zona euro e os 0,3% na União Europeia (UE) face à de 0,7% e 1,1% homólogas, mas mantendo-se estável na comparação com setembro, segundo o Eurostat.