
De acordo com os dados da primeira e segunda fases deste recenseamento, o arquipélago conta 782 infraestruturas de prática desportiva, 80,4% públicas e 19,6% pertencentes a entidades privadas.
A maioria destes equipamentos são placas desportivas (312), seguidas de polivalentes (182) e de campos de futebol em terra batida (107). Foram ainda contabilizados 68 ginásios, 45 campos de futebol de 11 e 25 campos de futebol de 7, além de 17 estádios de futebol e 24 campos de ténis, entre outros.
Na apresentação das conclusões destas primeiras duas fases, o INE apontou a necessidade de melhoria das infraestruturas identificada pelos inquiridos.
O Censo do Desporto concluiu ainda que 81,3% dos homens em Cabo Verde praticam algum tipo de desporto, sendo o futebol a modalidade mais procurada (75,4%), seguido do basquetebol (6,5%).
O Censo do Desporto é uma iniciativa do Instituto do Desporto e da Juventude, em parceria com o INE, financiada pelo Banco Mundial, e consiste no levantamento e registo de um conjunto de dados e indicadores estatísticos sobre o desporto em Cabo Verde.
Arrancou em 23 de fevereiro de 2022, em todo o território nacional, junto dos agregados familiares, organizações, instituições e infraestruturas desportivas. O levantamento de dados deste estudo já envolveu a recolha de dados através de um inquérito com uma amostra de 6.740 agregados familiares, sobre a prática desportiva, a procura do desporto, perfil dos praticantes, entre outros elementos.
Até à apresentação dos resultados finais, em maio próximo, recorrerá ainda à recolha de dados administrativos junto das organizações desportivas, como federações, associações, clubes e escolas de iniciação, mas também instituições consideradas, por lei, como um subsistema do desporto, casos dos ministérios da Educação, da Defesa Nacional e do Turismo, bem como das câmaras municipais.
PVJ // LFS
Lusa/Fim
Comentários