1723 - Nasce o economista Adam Smith, fundador da moderna teoria económica, autor de "Inquérito à Causa e Natureza da Saúde das Nações".

1783 - Os irmãos Montgolfier realizam o primeiro voo sustentado de um balão de ar quente.

1821 - D. Pedro jura as Bases da Constituição liberal portuguesa que darão origem à Lei Fundamental de 1822.

1826 -- Morre, com 39 anos, o compositor Carl Maria Von Weber, precursor da ópera do primeiro Romantismo.

1883 - Inauguração do Expresso do Oriente, primeira ligação ferroviária com carruagens-cama.

- Nasce o economista britânico John Maynard Keynes.

1898 -- Nasce o poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca.

1906 - A linha férrea do Sul chega a Vila Real de Santo António.

1933 -- Grande Depressão. O dólar norte-americano abandona o padrão ouro.

1940 -- II Guerra Mundial. Início da Batalha da França.

1942 - II Guerra Mundial. Holocausto. O primeiro relatório das SS sobre o uso de camiões com câmaras de gás, para o assassínio de prisioneiros, assegura que "97 mil pessoas foram processadas".

1945 - II Guerra Mundial. A administração territorial da Alemanha é dividida pelos quatro aliados, Reino Unido, França, EUA e URSS.

1947 -- O secretário de Estado dos EUA George T. Marshall apresenta, em Harvard, o primeiro esboço do chamado Programa Marshall, projeto de ajuda económica à Europa, no pós-Guerra.

1967 - Começa a Guerra dos Seis dias, a terceira guerra israelo-árabe, que opõe Israel ao Egito, à Síria e à Jordânia.

1968 -- Robert Kennedy, senador dos EUA, candidato à Presidência, é alvejado em Los Angeles, no dia em que vence as Primárias na Califórnia. Morreria no dia seguinte, aos 42 anos.

1975 -- Nacionalização do Metropolitano de Lisboa.

- O Egito reabre o Canal do Suez à navegação internacional, oito anos depois do fecho, com a eclosão da terceira guerra israelo-árabe.

1981 -- O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA confirma a existência de cinco casos de uma estirpe rara de pneumonia, na comunidade homossexual de Los Angeles. São os primeiros casos registados do que viria a chamar-se SIDA.

- O presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan aprova a construção da bomba de neutrões.

1984 -- É aprovada a proposta de Lei da Rádio, que admite a existência de operadores privados, locais e regionais, abrindo caminho à liberalização do setor em Portugal, em 1988.

1991 - Mikhail Gorbachev recebe, em Oslo, o Prémio Nobel da Paz de 1990.

1992 -- É constituída a Associação Abraço, Instituição Particular de Solidariedade Social e Organização Não-Governamental de Desenvolvimento, sem fins lucrativos, que presta serviços na área do VIH/SIDA.

1998 -- Início da greve de sete semanas, na General Motors, de Detroit, que culmina a crise do setor automóvel nos EUA e conduz ao fecho de cinco fábricas, na cidade.

2000 - O general chileno Augusto Pinochet perde a imunidade e fica sujeito ao processo por violação dos Direitos Humanos durante a ditadura.

2002 - A taxa máxima do IVA sobe de 17% para 19%.

- Morre, com 50 anos, Dee Dee Ramone, baixista e cofundador da banda punk Ramones.

2003 - O Parlamento timorense aprova o sistema tributário para o Mar de Timor.

2004 -- O Metro do Porto inaugura a ligação entre a Trindade e Campanhã.

-- Morre, aos 93 anos, Ronald Reagan, 40.º presidente dos EUA, ex-governador da Califórnia, antigo ator de Hollywood.

2005 - É aprovada a Lei da Água, no conjunto de 20 diplomas para a defesa do ambiente, e estabelecido o regime para o cadastro nacional de infratores ambientais.

2006 - A pianista portuguesa Maria João Pires é distinguida com o Prémio Internacional de Música Dom Juan de Borbón.

- O Parlamento sérvio proclama a independência.

2007 - O primeiro-ministro, José Sócrates, apresenta o programa de acesso a computadores e à Internet a preços reduzidos para 500 mil pessoas, ação que tem como parceira a Microsoft, que disponibiliza o software.

- Autoridade da Concorrência aprova a compra da Portugália pela TAP com condições.

- A Áustria torna-se o primeiro país europeu a instaurar o voto a partir dos 16 anos para todos os escrutínios de sufrágio universal, com a aprovação no parlamento da reforma do sistema eleitoral.

- O presidente cubano Fidel Castro, que se encontra em convalescença desde julho de 2006, concede a primeira entrevista à televisão.

2008 - A Assembleia da República 'chumba' a moção de censura ao Governo apresentada pelo CDS-PP, com os votos contra da maioria socialista e a abstenção do PSD, PCP, BE e Verdes. Foi a terceira moção de censura em seis meses que o Governo do PS teve de enfrentar.

- A manifestação da CGTP contra a proposta de revisão do Código do Trabalho junta em Lisboa cerca de 200 mil pessoas.

2009 -- O candidato às presidenciais na Guiné-Bissau Baciro Dabó e o antigo ministro da Defesa Hélder Proença são mortos a tiro. A Direcção-Geral de Informação do Estado da Guiné-Bissau denuncia uma tentativa de golpe de Estado, liderada por Hélder Proença, através do auto denominado Alto Comando das Forças Republicanas para a Restauração, com a participação de Baciro Dabó.

- Morre Boris Pokrovski, encenador de ópera russo, membro do Bolshoi. Tinha 97 anos.

2010 - Entra em vigor a Lei 9/2010 que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

2011 -- Eleições legislativas em Portugal. O PSD vence as eleições antecipadas sem maioria absoluta. O líder do partido, Pedro Passos Coelho, declara que "está aberto o caminho para que o PSD e o CDS, com personalidades independentes, venham a constituir o governo de que Portugal precisa".

O Bloco de Esquerda perde metade dos deputados.

- As autoridades tunisinas recuperam 26 cadáveres de imigrantes africanos, dos mais de 200 dados como desaparecidos no naufrágio de uma embarcação líbia no Mediterrâneo.

2012 -- Morre Herb Reed, último sobrevivente do grupo vocal The Platters. Tinha 83 anos.

- Ray Bradbury, escritor norte-americano, autor de "Fahrenheit 451" e "Crónicas Marcianas", morre aos 91 anos.

2014 - Comissão Política do PS aprova, por larga maioria, proposta do secretário-geral António José Seguro para a realização de eleições primárias a 28 de setembro.

2015 - O Futebol Benfica conquista a Taça de Portugal de futebol feminino pela primeira vez, ao derrotar na final o Albergaria, por 1-0, após prolongamento, em jogo disputado no Estádio Nacional, em Oeiras.

- Morre, com 79 anos, Tarek Aziz, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano, a voz internacional do regime de Saddam Hussein.

2016 - A lista do secretário-geral do PS, António Costa, para a Comissão Nacional, consegue 233 dos 251 lugares, correspondentes a 92,8% dos votos.

- O sérvio Novak Dkjokovic, primeiro do ranking mundial, torna-se o oitavo jogador da história do ténis a completar o "Grand Slam", ao bater o britânico Andy Murray na final Roland Garros, em Paris.

2017 -- Morre, aos 30 anos, Cheick Tioté, jogador do serviço do Newcastle durante sete temporadas, de forma repentina durante um treino de equipa.

===========.

Este é o centésimo quinquagésimo sexto dia do ano. Faltam 209 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas". Federico García Lorca (1898-1936), poeta e dramaturgo espanhol.

Lusa/Fim.