Isso nem tem grande importância! Direitos humanos é conversa boa para a teoria? Morreram 6500 trabalhadores, que se saiba, na construção dos estádios de futebol no Catar. Ganham miseravelmente, tem condições de vida que não são condições de vida. Não vivem com dignidade, estão ao serviço.

O Catar não respeita os direitos humanos e é um país homofóbico. Os valores que o desporto defende, de liberdade e partilha, os valores humanistas, são metidos na gaveta porque o espectáculo do futebol é mais importante. Desculpem, não é o espectáculo é o negócio. Já viram o documentário sobre a FIFA? Está na Netflix, vejam e, certamente, pasmarão.

Nesta senda de que isto está tudo certo, o que importa é o jogo, está o nosso presidente da república. Esqueçamos os direitos humanos, a equipa portuguesa começou bem, diz o senhor. Marcelo Rebelo de Sousa não vai perceber nunca esta ideia inaugural da civilização: o silêncio é de ouro. Não consegue estar um dia sem dizer qualquer coisa e depois são tiros no pé deste calibre. E ainda falta tanto para terminar este mandato, que os deuses nos ajudem! Precisamos muito.