O primeiro de muitos dias
“Enfim duma escolha faz-se um desafio
Enfrenta-se a vida de fio a pavio
Navega-se sem mar, sem vela ou navio
Bebe-se a coragem até dum copo vazio
E vem-nos à memória uma frase batida
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida”
Não é certo que toda a juventude (na qual eu ainda me incluo, ainda) conheça estas palavras de Sérgio Godinho — mas é cada vez mais provável que sim —, mas é bastante provável que cada futuro universitário que já tenha ouvido esta imortal canção se tenha lembrado dela no dia em que descobriu que já estava no ensino superior.
Foi nesta madrugada que se soube quais os primeiros 44500 candidatos a serem colocados nas universidades e politécnicos deste país. Como sempre, terá havido alegria, desilusão, saídas desenfreadas à noite para celebrar ou sombria contemplação para refletir.
Para entrar nalguns cursos estuda-se muito — mas mesmo muito —, noutros se calhar nem tanto assim, mas o que interessa mesmo é ter em conta que a etapa do Ensino Superior é muito mais do que a definição de um destino profissional.
É verdade que o futuro pode parecer incerto e que escolher um curso afigura-se como a melhor forma de, pelo menos, se definir um rumo, mas se há coisa que o tempo tende a demonstrar é que quase nada na vida é irreversível.
Urge mudar a mentalidade que obriga os jovens — e são os pais que o fazem, normalmente — a escolher uma determinada área de estudo porque, mais por definição do que por provas dadas, é supostamente um garante de sucesso. Nada disso. Muito menos se deve continuar a alimentar a ideia de que a colocação num curso ou numa determinada instituição é um ponto de não retorno, é uma sentença para cumprir até ao fim.
Da minha parca experiência a contar histórias de vida de pessoas de todas as áreas e proveniências, cada vez mais me apercebo do quão frequente é a mudança. É mesmo a única constante. É por isso que já entrevistei várias pessoas a destacar-se em áreas que nunca, momento algo, se veriam a trabalhar 10, 20, 40 anos antes.
A todos aqueles que não entraram onde queriam, que entraram onde só queriam mais ou menos, que entraram onde só os pais queriam, que não foram para a universidade errada, para os indecisos, os desiludidos, os desesperados, um conselho: respirem fundo, há tempo, há sempre tempo. Porque o primeiro dia do resto da tua vida são-os todos, na verdade.
Eu sou o António Moura dos Santos e hoje o dia foi assim.
- 20:44
- O Benfica, detentor da Taça de Portugal, conquistou hoje a Supertaça feminina de futebol, ao bater o campeão nacional Sporting de Braga por 1-0, em encontro realizado em Tondela.
-
- 19:35
-
Portugal vence Liga Europeia de futebol de praia pela sexta vez ao bater Rússia
Portugal tornou-se hoje a primeira seleção a conquistar por seis vezes a Liga europeia de futebol de praia, ao vencer na final a Rússia por 4-2, na Figueira da Foz.
-
- 18:54
-
Brasil: Bolsonaro operado com êxito, fica hospitalizado pelo menos cinco dias
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi operado "com êxito" ao abdómen, a quarta cirugia desde que foi esfaqueado há um ano, num comício, e ficará hospitalizado pelo menos cinco dias, anunciaram hoje fontes dos seus médicos.
-
- 18:33
-
Brexit: França rejeita novo adiamento da saída e Governo britânico admite recorrer a tribunal
O ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Jean-Yves Le Drian, voltou hoje a excluir a possibilidade de adiamento do 'Brexit', enquanto o Reino Unido admite recorrer a tribunal para contestar legislação aprovada no parlamento.
-
- 18:31
-
Novo volte-face no Brasil. Supremo Tribunal Federal impede censura a banda-desenhada com beijo gay na Bienal do Livro no Rio de Janeiro
Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, anunciou hoje a decisão do órgão de justiça de revogar a medida que permitia à prefeitura do Rio de Janeiro censurar e confiscar a obra de banda-desenhada "Vingadores - A Cruzada das Crianças" da Bienal do Livro do Rio. Em causa
-
- 15:38
-
Atleta luso-alemão morre em campeonato de pesca submarina na Dinamarca
O atleta luso-alemão Matthias Sandeck, de 31 anos, morreu hoje quando participava no XXXII Campeonato Euro-Africano de Pesca Submarina, que decorre na Dinamarca, disse à agência Lusa fonte da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS).
-
- 14:44
-
Eleições. Entre críticas e reivindicações, a tensão marca relação da Madeira com a República
O transporte aéreo e marítimo, o novo hospital do Funchal e a autonomia têm sido 'bandeiras' da contestação da Madeira à atuação do Governo central, mantendo a tensão que marca há décadas o relacionamento entre o arquipélago e Lisboa.
-
- 13:49
-
Manifestação pró-democracia começa pacificamente em Hong Kong e evoluiu para protestos
Uma manifestação pró-democracia que começou hoje pacificamente perto do consulado dos Estados Unidos em Hong Kong evoluiu para protestos junto à estação do metro central, que foi encerrada, noticia o New York Times.
-
- 13:00
-
Sobe para cinco o número de lojas de portugueses alvo de ataques em Joanesburgo
Subiu para cinco o número de lojas de comerciantes portugueses identificados pela Lusa que foram alvo de saques e destruição material, durante a alegada violência xenófoba popular em Joanesburgo e cidades vizinhas, mas o balanço é ainda provisório.
-
- 05:56
-
Rui Rio tem "consciência de que o PS vai à frente” mas acredita que os 30 dias que faltam “são mais do que suficientes para inverter [essa tendência]”
O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou que qualquer acordo sobre reformas que possam vir a ser feitas com um Governo PS teria de ser "por escrito", considerando também que, apesar da diferença das tendências de voto, ainda há tempo para o partido recuperar.
-
- 00:14
-
Ensino Superior: Aeroespacial lidera médias, dois cursos de Medicina fora do 'top 20'
Engenharia Aeroespacial, no Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa, recuperou a liderança na lista das médias mais altas de entrada no ensino superior público, e dois cursos de Medicina ficam fora das 20 médias mais elevadas.
-
- 00:13
-
Ensino Superior: Nova de Lisboa e ISCTE já sem vagas para a segunda fase
A Universidade Nova de Lisboa, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e as três escolas de enfermagem, de Lisboa, Porto e Coimbra, já não têm qualquer vaga disponível para as fases seguintes de acesso ao ensino superior.
-
- 00:02
-
Ensino Superior: 44.500 estudantes já obtiveram colocação. Veja aqui se é um deles
O número de colocados na primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior aumentou para os 44.500 estudantes, 1,2% acima de 2018, revelam os dados oficiais que indicam ainda que mais de metade entrou na sua primeira opção. Veja aqui os resultados.
-