“Quem fala assim não é gago”

Margarida Alpuim
Margarida Alpuim

Sim, esta é uma expressão popular e, como tal, usamo-la muitas vezes sem pensar sequer no que estamos a dizer. Por isso mesmo corre o risco de ser generalizadora, deixar estigma e até nem bater certo com a realidade.

Mas recorro a ela só para me ajudar a lançar uma descoberta que fiz hoje — desconfio que não seja novidade só para mim. Sabia que sete dos candidatos principais às eleições legislativas são gagos?

É verdade! Quem o conta é a Isabel Tavares. Tudo porque Carlos Guimarães Pinto, o candidato do Iniciativa Liberal, é um deles. Ficamos a saber isso quando o cabeça-lista do partido o revela, na entrevista que deu ao SAPO24, para explicar que se hesitar em alguma resposta não é falta de convicção.

Com toda a segurança também, andou o Tomás Albino Gomes a falar com os principais (e novos) intervenientes das eleições da Madeira. A ideia foi criar um guia para nos ajudar a perceber o que por lá se vai passar este fim de semana. Está aqui um belo artigo, que até tem um jacaré a nadar de costas num rio de piranhas. É espreitar para perceber de quem está o Tomás a falar. (e, se quiser estar a par das eleições na ilha, estamos lá para lhe fazer chegar toda a informação nos próximos dias)

Da política dou um salto para as artes, mas sem fugir às vozes que se fazem ouvir (e bem!). Não resisto a partilhar que ontem me deliciei a ouvir a grande (para mim, claro está!) Maria Bethânia. Foi um mergulho tão profundo que, quando acabou, dei por mim parada na rua uma boa meia hora a dar tempo para voltar à superfície. Se forem a correr ainda a apanham no segundo dia de concerto. É às 21h30, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Eu sei, este desafio é um bocado puxado. Para me redimir, deixo uma sugestão de programa que ainda dá tempo de ser concretizado: o festival Iminente, no Panorâmico de Monsanto, começa hoje e vai até domingo. Tem muita música, artes visuais (um dos curadores é o Vhils) e debates. Quem sabe ainda nos encontramos por lá.

Termino o dia com um “fun fact” ainda (mais ou menos) dentro do tema de abertura: sabia que faz hoje precisamente 91 anos que o Mickey Mouse se estreou com o seu primeiro desenho animado sonoro? Chamava-se “Steamboat Willie” e foi lançado em 1928.

De volta a 2019, hoje o dia foi assim e eu sou a Margarida Alpuim. Até à próxima!

Jornais do dia

  • Visão

    Visão

    19 Setembro 2019
  • Sábado

    Sábado

    19 Setembro 2019
  • Correio da Manhã

    Correio da Manhã

    19 Setembro 2019
  • Jornal de Negócios

    Jornal de Negócios

    19 Setembro 2019
  • Record

    Record

    19 Setembro 2019
  • Le Figaro

    Le Figaro

    19 Setembro 2019
mookie1 gd1.mookie1