Mudança: sinónimo de sobrevivência
A coisa não está fácil.
Perante os sinais que se avolumam e se agravaram quanto ao ritmo destrutivo das alterações climáticas e perante a aparente inação dos decisores — políticos e não só —, a cada dia que passa, a vontade de enterrar a cabeça na areia e esperar que o problema vá embora é cada vez maior.
Felizmente, não só nem toda a gente pensa assim, como há quem esteja disposto a lutar pelo seu futuro um pouco por todo o mundo, principalmente os mais jovens. Hoje foi o dia da greve mundial pelo clima e do Pacífico às Américas houve protestos para alertar para uma questão que não é mero capricho, é uma questão de sobrevivência.
Bufa-se, revira-se os olhos e diz-se “mas manifestações não fazem nada”. Talvez. Mas neste dealbar de uma nova era, todas as iniciativas são poucas, e as que se têm vindo a implementar são rapidamente alvo de protestos, como a ação que a Universidade de Coimbra teve ao deixar de servir carne de vaca. Talvez não estejamos preparados, mas temos de estar.
Falei acima no Pacífico, mas esse oceano ameaça não fazer jus ao nome quanto às ilhas que nele se encontram nos anos que se seguem. Kiribati, Vanuatu ou Salomão são nomes que podem vir a aparecer apenas nos livros de história se o nível da água continuar a subir ao seu atual ritmo.
E já que falamos de ilhas, este fim de semana poderá marcar um novo capítulo na Madeira, com as eleições legislativas para esta região autónoma. Tomás Gomes e Paulo Rascão estão a acompanhar todo o processo no local e aqui também é de mudança e de sobrevivência que se fala, já que, pelo que as sondagens apontam, o PSD vê o seu legado político de mais de 40 anos ameaçado pelas forças partidárias rivais, o que pode significar todo um novo patamar na sua história na ilha.
Miguel Albuquerque, líder dos sociais-democratas na região, de resto, já foi perentório naquilo que estas eleições significam para si: “Se perder as eleições, com certeza que me demito”.
E por fim, já que se fala de mudança, mas num teor bem mais positivo, amanhã pode ser mais um dia histórico para Portugal. É quando se sabem os resultados da candidatura vencedora ao "EuroPride", descrito como “o maior evento” de celebração do orgulho gay na Europa.
Recorde-se que Portugal submeteu a sua candidatura em janeiro deste ano e que está a competir com outros três países: Espanha, Sérvia e Irlanda. Tendo o nosso país feito progressos notáveis na celebração e aceitação da diferença no que toca ao reconhecimento da orientação e identidade sexual, seria mais uma conquista o evento poder ser organizado em Lisboa e Porto. Façamos figas.
Eu sou o António Moura dos Santos e hoje o dia foi assim.
- 20:57
- O parecer pedido pelo Governo à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares foi hoje publicado ao início da noite no ‘site’ do Ministério Público (MP).
-
- 19:50
-
Paulo Cafôfo: "Encaro a autonomia como mais do que uma gritaria entre Lisboa e o Funchal"
Diz que a sua missão é melhorar a vida das pessoas. Depois da desilusão que foi a renovação apregoada por Miguel Albuquerque, Paulo Cafôfo saltou da autarquia do Funchal para o topo da lista de candidatos do PS às eleições regionais da Madeira. Quer mudar, os cartazes na rua pedem aos madeirenses e
-
- 19:04
-
Football Leaks: Rui Pinto acedeu à PGR e obteve documentos de Tancos, BES e Operação Marquês
Rui Pinto, criador do Football Leaks, realizou 307 acessos em dois meses aos servidores da Procuradoria-Geral da República e obteve documentos dos processos de Tancos, do BES e da Operação Marquês, segundo a acusação do Ministério Público.
-
- 18:23
-
Miguel Albuquerque: “Se perder as eleições, com certeza que me demito”
Pela autonomia e contra a esquerda. Pela continuidade no rumo certo, longe de geringonças. Miguel Albuquerque, atual presidente go governo regional da Madeira, quer continuar a governar como sabe. Se não o deixarem, demite-se.
-
- 18:08
-
Costa concorda e homologa parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos
O primeiro-ministro decidiu hoje homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - das normas jurídicas.
-
- 15:21
-
Advogados portugueses sobem os 5.895 metros do Kilimanjaro. Objetivo: ajudar quem ficou cá em baixo
“A montanha é uma metáfora óbvia da superação. Da vida, do espírito de equipa, do trabalho em conjunto, numa subida em que procuramos alcançar os objetivos, enfrentando diversos desafios, tal como na vida”. A descrição sumária surge na boca de João Vieira de Almeida, "managing partner" da Vieira de
-
- 14:52
-
Twitter fecha milhares de contas no mundo por divulgarem notícias falsas
O Twitter anunciou hoje que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha.
-
- 12:26
-
O mundo saiu à rua pelo clima. As imagens dos protestos da Austrália às Américas
Em vésperas da cimeira pelo clima nas Nações Unidas, realizaram-se hoje por todo o mundo manifestações a alertar para as alterações climáticas.
-