Foyers e mantas
Terá sido hoje o fim do verão? A lei de Betteridge aconselha-nos a não fazer perguntas nos títulos das notícias, pois invariavelmente a resposta será sempre não. Porém, não só esta questão foi feita já no corpo do texto, como, tendo a chuva caído copiosamente um pouco por esse Portugal fora, é inevitável começar a pensar dar as boas vindas ao outono.
É tempo de ir tirar os casacos do armário, sacar das botas e ver onde estava o guarda-chuva perdido algures pela casa. Não vale a pena chorar pelo sol, ele há de aparecer mais intermitentemente. Já quanto à temperatura, quando o frio vier para ficar é tentar aguentar, mesmo que, recordando um estudo da Quercus de há dois anos, seja difícil fazê-lo na típica casa portuguesa.
Lareiras, aquecedores, mantas — vale tudo de agora em diante, isto porque serão tendencialmente meses de menor atividade na rua e mais tempo passado em casa, principalmente em frente à televisão.
Por isso mesmo, algo que certamente tem o potencial para afetar o quotidiano de muitas famílias sentadas no sofá nestes tempos frios é a compra da Media Capital pela Cofina, significando que, por exemplo, a TVI muda de mãos para o grupo detentor do Correio da Manhã. Os novos donos, contudo, já vieram assegurar que vão manter a identidade do projeto.
Mas não convém ficar sempre por casa, mesmo que esteja mau tempo. Mesmo que já não esteja convidativo para ir à praia, dar um passeio citadino ou beber uma cerveja numa esplanada, há muito para fazer fora de casa. Peças de teatro em fim de cena, filmes acabados de estrear, concertos e até uma iniciativa que convida a entrar em casas e espaços normalmente fechados ao público. Só fica sob o peso das mantas se quiser, mas também não há problema nenhum nisso.
Eu sou o António Moura dos Santos e hoje o dia foi assim.
- 22:28
- O Benfica venceu hoje na visita ao Moreirense por 2-1, com um golo do avançado suíço Seferovic, aos 90+1 minutos, em jogo da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, e isolou-se provisoriamente na liderança.
-
- 21:56
-
Golas Antifumo. Governo desmente Catarina Martins e diz que não há relação entre parecer da PGR sobre incompatibilidades e investigação do Ministério Público
O gabinete de imprensa do Ministério da Administração Interna diz não haver “qualquer relação” entre o parecer da Procuradoria-Geral da República sobre incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares e a investigação em curso do Ministério Público ao negócio das golas anti
-
- 19:48
-
Sapadores bombeiros respondem a 16 ocorrências na última hora em Lisboa devido a chuva
A forte bátega de água que hoje atingiu Lisboa entre as 18:30 e as 19:30, provocou 16 ocorrências comunicadas ao Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB), na sua maioria inundações, segundo fonte da corporação.
-
- 19:19
-
Centenas percorrem baixa de Lisboa contra exploração do lítio
Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em Portugal.
-
- 18:19
-
Prefere uma universidade sustentável ou um bitoque de vaca?
A Universidade de Coimbra decidiu retirar das ementas das suas cantinas a carne de vaca por esta ser uma opção pouco sustentável do ponto de vista ambiental devido à emissão de gás metano, e a polémica estalou com todos aqueles que vieram dizer que era uma imposição e uma restrição à liberdade indiv
-
- 18:18
-
Sudoeste Alentejano: de olhos postos num futuro mais sustentável e inclusivo
No final de agosto, li atentamente um artigo de opinião neste mesmo site, que refletia sobre uma dinâmica que tem vindo a ser a alvo de muitas críticas, fomentadas ora por desconhecimento ora por desinformação: o aumento da atividade agrícola, através do recurso a estufas e, ainda, a vaga de imigran
-
- 17:33
-
Um hat-trick português na Premier League. City aplica 8-0 ao Watford e três dos golos foram de Bernardo Silva
O extremo português Bernardo Silva fez hoje o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol.
-
- 17:03
-
Infarmed suspende medicamentos com ranitidina para azia e úlceras
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) suspendeu, de forma imediata, a comercialização de alguns lotes de medicamentos que contêm ranitidina, substância usada no tratamento de azia, refluxo, úlceras e esofagite.
-
- 16:27
-
Incidentes e detenções em Paris à margem de manifestações
Cerca de mil manifestantes radicais de extrema-esquerda infiltraram-se hoje numa manifestação em defesa do ambiente em Paris, tendo incendiado caixotes e saqueado lojas.
-
- 12:46
-
O drama da carne de vaca em Coimbra
Valha-nos Nosso Senhor Jesus Cristo! Ou deverei antes dizer, Valha-nos nossa Shiva, Vishnu ou até Ganesha!, agora que Coimbra mais parece a Índia? Talvez seja mais apropriado, depois desta decisão da Reitoria da Universidade de Coimbra de retirar a carne de vaca das suas cantinas e querer praticamen
-
- 10:11
-
Fake News. Entre 50 a 80 casos de desinformação russa detetados por semana pela União Europeia
O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 a 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a aumentar, informou fonte comunitária.
-
- 10:09
-
Eleições. As campanhas decidem? Para 30% dos eleitores, sim
Os partidos fazem milhares de quilómetros pelo país e gastam milhões de euros nas campanhas eleitorais, que continuam a ser decisivas para cerca de um terço dos eleitores, segundo um livro do investigador Marco Lisi.
-
- 09:09
-
Cofina chega a acordo com Prisa para compra da dona da TVI
A Cofina SGPS anunciou hoje que chegou a acordo com a espanhola Prisa para comprar a totalidade das ações que detém na Media Capital, valorizando a empresa em 255 milhões de euros.
-
- 23:57
-
Madeira. No último dia, cantou-se até ficar só o barulho dos cartazes
A crónica do último dia de campanha para as eleições regionais da Madeira. Um dia em que se cantou até ficar só o barulho dos cartazes.
-