Esta estranha forma de vida

Alexandra Antunes
Alexandra Antunes

Antes de escrever este texto, falava com várias pessoas que me contavam pormenores dos seus dias. Entre idas ao mais recente cenário apocalíptico que temos — o supermercado —, as coisas estranhas que se veem da janela por onde normalmente não olhamos e as pessoas a cantar no bairro lá ao fundo, parece que tudo mudou.

Na minha cabeça, automaticamente, cantou Amália Rodrigues (num contexto diferente, sim, mas em tempo de quarentena vale tudo):

Foi por vontade de Deus
Que eu vivo nesta ansiedade
Que todos os ais são meus
Que é toda minha a saudade
Foi por vontade de Deus

Vivemos, realmente, nesta ansiedade que causa uma mudança que não esperávamos. Os "ais" são constantes: porque não podemos sair, porque quando saímos é confuso, porque queríamos abraçar alguém e não podemos. É certo que as tecnologias já nos permitem ver e falar com toda a gente, mas não é a mesma coisa. Lá sentimos a saudade, essa palavra que dizem ser tão portuguesa. Das pessoas e do que era — e há-de voltar a ser.

Vamos, então, ver algumas das coisas que fazem parte desta estranha forma de vida, no nosso país:

Encher despensas antes de termos por cá a Covid-19: Comecemos pelo dito apocalipse dos carrinhos de supermercado. Quando Portugal não registava qualquer caso confirmado de infeção pelo novo coronavírus, as vendas dos hiper e supermercados já aumentavam significativamente em relação aos valores apresentados no início do ano. O relatório da Nielsen espelha um país que se antecipou à chegada do vírus à medida que os casos alastravam no continente europeu.

Função Pública a trabalhar em casa: Já viu o que muda? As situações de exceção do teletrabalho na função pública e os limites de respeito da privacidade e descanso do teletrabalhador, que mantém o subsídio de refeição, foram definidas num despacho do Governo que entrou hoje em vigor. Saiba tudo aqui.

"Take away" de leitão à Bairrada: Como bons portugueses que somos, queremos a mesa cheia. As despensas estão cheias, mas faltava outro toque: o leitão na mesa. A Câmara da Mealhada passou hoje a disponibilizar na sua página oficial ‘online’ uma lista, atualizada diariamente, dos restaurantes especializados em leitão assado à moda da Bairrada com serviço de ‘take-away’ ou entrega ao domicílio. É arriscar, se estiver na zona onde vigora a rede de restaurantes aderentes.

As férias que não são férias e a Páscoa que vem aí: Os miúdos continuam em casa... e vão continuar por uns tempos. O primeiro-ministro, António Costa, admitiu hoje, no debate quinzenal, no parlamento, que o encerramento das escolas poderá "ir muito além" das férias da Páscoa devido à pandemia de Covid-19. É aproveitar para estudar e ocupar os restantes tempos livres.

Entretanto, enquanto não podemos voltar às nossas rotinas, aproveitamos o que há de diferente a acontecer. Deixo duas sugestões:

  • Festival Varandas cruza teatro, música, poesia e novo circo, em eventos que transformam varandas em palcos de performances ao vivo. Regressa este domingo e promete invadir as varandas, pátios e janelas de Lisboa, Porto, Évora e Braga. Para participar, basta inscrever-se através da página da organização no Facebook.
  • Desde quando é que estar de quarentena é desculpa para não ir ao cinema? Neste período de recato e isolamento, a Medeia Filmes leva o cinema a casa de todos os amantes da sétima arte. O ciclo "Quarentena Cinéfila" vai exibir três filmes por semana de forma 100% gratuita.

Depois das sugestões, termino com Amália, passando para outra letra:

Numa casa portuguesa fica bem
Pão e vinho sobre a mesa
E se à porta humildemente bate alguém

(Mas o verso seguinte é meu)

Dizemos que em casa temos de ficar.

Jornais do dia

  • Público

    Público

    24 Março 2020
  • Jornal de Negócios

    Jornal de Negócios

    24 Março 2020
  • O Jogo

    O Jogo

    24 Março 2020
  • Jornal de Notícias

    Jornal de Notícias

    24 Março 2020
  • Diário de Notícias

    Diário de Notícias

    24 Março 2020
  • Time Out | Lisboa

    Time Out | Lisboa

    25 Março 2020
mookie1 gd1.mookie1