Sai um palmier e uma recandidatura para a mesa dos portugueses
Foi na Versailles, na esquina da rua da Junqueira com a Calçada da Ajuda, mesmo junto ao Palácio de Belém, local que funcionou como sede de campanha de Marcelo Rebelo de Sousa às eleições presidenciais de 2016, que o Presidente em funções anunciou a sua recandidatura.
Uma decisão esperada e dada como certa por muitos — senão todos — e que se soube hoje que iria comunicar. Afinal, nos últimos dias já se sabia que estava por dias.
À chegada, aos jornalistas, fez saber de outra qualidade do lugar escolhido. “Eu nunca almoço, como sabem. Vinha aqui, quando era possível, uma ou outra vez jantar. Sobretudo, vinha aqui várias vezes comer uma coisa que eles têm muito boa: um palmier”.
(haverá uma leitura política a fazer da escolha?)
Marcelo, o candidato, num discurso com pouco mais de oito minutos, disse recandidatar-se contra a pandemia e contra a crise.
"A minha primeira palavra é para vos dizer que sou candidato à Presidência da República, porque temos uma pandemia a enfrentar, porque temos uma crise económica e social a vencer, porque temos uma oportunidade única de, além de vencer a crise, mudar para melhor Portugal".
Prestes a completar 72 anos, no dia 12 de dezembro, o atual Presidente da República foi eleito à primeira volta nas eleições de 24 de janeiro de 2016, com 52% dos votos expressos.
Hoje, Marcelo, o candidato, disse ser "exatamente o mesmo de há cinco anos".
"Orgulhosamente português e, por isso, universalista; convictamente católico e, por isso, dando primazia à dignidade da pessoa, ecuménico e contrário a um Estado confessional; assumidamente republicano e, por isso, avesso a nepotismos, clientelismos e corrupções; determinadamente social-democrata e, por isso, defensor da democracia e da liberdade".
Com Marcelo, são já nove os pré-candidatos.
André Ventura foi o primeiro a apresentar publicamente a sua intenção de concorrer a Belém. Seguiram-se o advogado e fundador da Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, e o presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho.
A eurodeputada e dirigente do BE Marisa Matias anunciou em setembro que voltaria a concorrer às presidenciais. A ex-eurodeputada pelo PS Ana Gomes apresentou dias depois, com os socialistas a comunicarem apenas em novembro que a orientação para as eleições presidenciais será a liberdade de voto, sem indicação de candidato preferencial.
A esta lista junta-se ex-militante do CDS Orlando Cruz, João Ferreira pelo PCP e Vitorino Francisco da Rocha e Silva, mais conhecido como Tino de Rans.
Marcelo, o Presidente, marcou as eleições presidenciais para 24 de janeiro.
- 21:05
- A empresária angolana Isabel dos Santos, que detinha 25% da operadora de telecomunicações angolana Unitel, através da Vidatel, perdeu o controlo desta empresa, segundo uma decisão do Tribunal Supremo das Ilhas Virgens Britânicas tornada pública pela PT Venture.
-
- 20:36
-
Covid-19: OMS defende não obrigatoriedade das vacinas
Especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) defenderam hoje a não obrigatoriedade das vacinas contra a covid-19, preferindo a persuasão e o diálogo com as populações.
-
- 19:59
-
Portugal recebeu hoje 48 refugiados do Programa Voluntário de Reinstalação do ACNUR
Quarenta e oito refugiados provenientes da Turquia chegaram hoje a Portugal, no âmbito do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das ONU para os Refugiados (ACNUR), elevando para 578 os já acolhidos em território nacional.
-
- 19:13
-
Continua a não haver acordo pós-Brexit. UE e Reino Unido reúnem-se em Bruxelas em clima de incerteza
A União Europeia (UE) e o Reino Unido frisaram hoje não haver condições para conclusão de um acordo pós-'Brexit' dadas as "diferenças significativas" entre os dois blocos, mas vão reunir-se presencialmente em Bruxelas para tentar ultrapassar o impasse.
-
- 19:09
-
Presidenciais: Com recandidatura de Marcelo, são já nove os pré-candidatos
Com o anúncio de hoje do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de que irá recandidatar-se a um segundo mandato, são já nove os pré-candidatos às eleições marcadas para 24 de janeiro.
-
- 18:47
-
Presidenciais: Marcelo, uma vida dividida entre a política, o ensino e a comunicação social
Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje anunciou a recandidatura a Presidente da República, liderou o PSD e distinguiu-se no comentário televisivo, numa vida dividida entre o ensino de Direito, a política e a comunicação social.
-
- 17:25
-
Sérvia, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão no caminho de Portugal na qualificação para o Mundial 2022
O sorteio decorreu em Zurique, na Suíça, sem representantes devido à pandemia de covid-19. Portugal ficou inserido no grupo A europeu de apuramento para o Mundial de futebol do Qatar de 2022.
-
- 16:37
-
Estragaria a sua melhor roupa para salvar uma criança de um afogamento? A resposta pode não ser assim tão óbvia
Peter Singer, filósofo e professor na Universidade de Princeton, participou nesta Web Summit num painel dedicado à ética da luta contra a pobreza com moderação de Larissa MacFarquhar, escritora da The New Yorker. Relembrando que 700 milhões de pessoas vivem atualmente abaixo do limiar da pobreza, Si
-
- 16:37
-
Covid-19. Portugal tem 35 concelhos no nível extremamente elevado de contágio. Saiba quais e que medidas vigoram
Com a divulgação de como se distribuem os novos casos de covid-19 pelos concelhos portugueses, é possível perceber quais os com maior número de infetados por cada 100 mil habitantes. São 35 municípios no nível extremamente elevado de contágio. Há dois concelhos com casos acima dos 2000.
-
- 14:31
-
Jackson Martínez anuncia fim de carreira como futebolista
O anúncio foi feito na conta de Instagram do jogador, que atuou duas épocas no FC Porto e que era agora ex-Portimonense.
-
- 14:22
-
Covid-19. Portugal ultrapassa as cinco mil mortes por covid-19. Há 2.597 novos casos de infeção
Portugal regista hoje 2.597 novos casos de infeção com o novo coronavírus e mais 78 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 13:58
-
Cerca sanitária em Rabo de Peixe prolongada até ao dia 13
A cerca sanitária na vila açoriana de Rabo de Peixe, em vigor desde o dia 03, foi hoje prolongada até ao dia 13, resultado do "elevado potencial de transmissão comunitária ativa" de covid-19 naquela freguesia do concelho da Ribeira Grande.
-
- 13:51
-
Desta vez o Nobel é recebido em casa. Entrega de prémios começa hoje
A co-vencedora do Nobel da Química, Emmanuelle Charpentier, recebe hoje a medalha da Academia Nobel na sua casa, na Alemanha, na sequência da suspensão das cerimónias de entrega presencial dos prémios, devido à pandemia de covid-19.
-
- 13:43
-
Tempo: Portugal continental afetado por passagem da depressão Ernest até terça-feira
Portugal continental vai ser afetado a partir da tarde de hoje e até terça-feira por agitação marítima, vento forte, precipitação, neve e descida da temperatura associadas à passagem da depressão Ernest, informou o IPMA.
-
- 13:40
-
2020 não é só covid-19. Miguel Oliveira foi dos temas mais falados no Facebook e Instagram este ano
A covid-19, o piloto Miguel Oliveira e o papa Francisco foram alguns dos temas mais falados nas redes sociais Facebook e Instagram em 2020, divulgou hoje a empresa de Mark Zuckerberg.
-
- 11:59
-
Face Oculta: Paulo Penedos entregou-se para cumprir pena. José Penedos invoca razões de saúde para pedir não execução de mandado.
A defesa de José Penedos, arguido no processo Face Oculta, pediu que seja dado sem efeito o mandado de detenção emitido em nome do ex-presidente da REN – Redes Energéticas Nacionais, invocando razões de saúde, informou hoje fonte ligada ao processo.
-