A morte voltou ao Capitólio
Quer se seja crente ou não na religião cristã, hoje foi dia de “Sexta-feira Santa” e, portanto, feriado, não obstante as contingências da pandemia obrigarem pelo segundo ano consecutivo a assinalar uma Páscoa bastante mais contida do que seria costume.
Assim sendo, hoje foi dia de descanso para muitos e, como reflexo disso mesmo, o fluxo informativo decresce na mesma proporção em que aumenta o número de pessoas sentadas no sofá a ver aquela série há muito adiada.
Até meio da tarde, o grande facto que se retirava deste dia — à exceção de uma subida do índice de transmissão da covid-19 que nos deve alertar a todos — era a manutenção da polémica que opõe o Governo aos partidos da Assembleia da República e que tem por base a alteração aos apoios sociais — que, recorde-se, foram sujeitos à fiscalização sucessiva do Tribunal Constitucional, mas vão continuar vigentes até sinal em contrário dos juízes.
Desta feita, foi a ministra do Trabalho que, com uma certa ironia, trabalhou neste feriado, organizando uma conferência de imprensa de balanço dos apoios sociais a partir da sua sede ministerial, na Praça de Londres, em Lisboa. Durante a mesma, Ana Mendes Godinho lamentou que estes novos diplomas alterem de uma forma "perversa e injusta" o sistema de apoios e o sistema de proteção no âmbito da Segurança Social.
Entre outros aspetos, o que está em causa, segundo a governante, é que a alteração vai "indexar o apoio ao valor da faturação do trabalhador e não ao rendimento relevante para a Segurança Social", passando a estar "completamente desligado das contribuições feitas no passado para a Segurança Social".
Tivesse o dia acabado às 18:00, seria este o tema que o marcaria para a posteridade. No entanto, para o bem e, neste caso, para o mal, basta um momento para que tudo mude, como por exemplo quando alguém toma como decisão colocar-se num carro e atacar um edifício governamental.
Foi o que aconteceu pelas 18:42 — 13:42 do outro lado do Atlântico —, quando um homem não identificado tentou invadir o Capitólio dos EUA, colidindo contra uma barreira de segurança com o seu veículo e atropelando dois agentes da polícia no processo. Ao sair do carro, e empunhando uma faca, acabou por ser baleado pelas autoridades, morrendo no hospital. Um dos agentes também não resistiu aos ferimentos.
Como acontece nestes casos, primeiro soubemos que o Capitólio estava encerrado devido a uma “ameaça externa”. Depois, à medida que os minutos iam passando e os jornalistas no local iam fazendo o seu trabalho, os detalhes começaram a aparecer. Mais tarde, uma conferência de imprensa da polícia confirmou o pior dos cenários: duas mortes e uma pessoa ferida.
O episódio trouxe o medo de volta ao coração de Washington DC, quase três meses depois da invasão a este mesmo edifício por insurgentes que queriam impedir a ratificação dos votos em Joe Biden para fazer dele presidente dos EUA. Na altura, o ataque provocou cinco mortes.
Fica por saber o que levou esta pessoa a cometer este ato. Sendo dia de descanso pascal, as sessões legislativas no Congressos estavam interrompidas, pelo que qualquer espécie de ataque nunca vitimaria representantes eleitos. Além disso, pouco se sabe sobre a pessoa que cometeu o ato: apenas foi revelado que era do sexo masculino.
Uma coisa é certa: para a polícia não foi terrorismo, apesar do risco de violência por parte de grupos da extrema-direita americana ter disparado desde o incidente de 6 de janeiro. Termina assim uma “Sexta-feira Santa”: com violência escusada e mais perguntas que respostas.
- 21:15
- O Itinerário Complementar (IC) 19, que foi cortado ao trânsito entre o Cacém, concelho de Sintra, e Lisboa devido ao despiste de uma carrinha, reabriu às 22:15, disse hoje à Lusa fonte dos bombeiros de Agualva-Cacém.
-
- 20:45
-
Moçambique: Total retira todo o pessoal do projeto de gás de Cabo Delgado
A petrolífera Total retirou hoje o resto do pessoal que mantinha no projeto de gás no norte de Moçambique, na sequência do ataque de dia 24 a Palma, disseram à Lusa diferentes fontes que acompanham as operações.
-
- 20:26
-
Estruturas da Cultura saúdam correções nos apoios mas consideram-nas insuficientes
Um grupo de estruturas representativas dos profissionais da Cultura saudou hoje as "correções" na atribuição do apoio social extraordinário anunciadas na quarta-feira pela ministra Graça Fonseca, mas adverte que "não são suficientes".
-
- 18:46
-
EUA: Duas mortes em novo ataque no Capitólio. Suspeito mata polícia após invasão de carro
Um homem tentou furar de carro a barreira de segurança do Capitólio, sede do Governo nos EUA. Dois polícias ficaram feridos e um dos agentes não resistiu. O suspeito foi baleado. Para já, as autoridades descartam a tese de ataque terrorista. O incidente tem lugar três meses depois da invasão de 6 de
-
- 18:35
-
Um dia de surf em Carcavelos virou um documentário e parte em digressão internacional
Looking for Perfection é um documentário sobre uma prova de surf – Capítulo Perfeito. Realizado em Carcavelos, Cascais, em 2020, prepara-se agora para viajar pelo mundo. Estreia na Turquia a 15 de abril e andará pela Cidade do Cabo, Cannes, Barcelona, Sérvia, Nova Iorque e Aveiro.
-
- 17:34
-
Como fazer, que cuidados ter ou em que lixo deitar o kit. 15 perguntas e respostas sobre os testes rápidos
Ao abrigo de um regime "excecional e temporário", os testes rápidos de antigénio já começaram a chegar às farmácias e outros pontos de venda autorizada. Onde comprar, que cuidados ter e como realizar este tipo de testes? Como ler o resultado e em que circunstâncias comunicá-lo à Saúde 24? Neste guia
-
- 17:33
-
Covid-19: Índice de transmissibilidade e incidência aumenta em relação a quarta-feira
O índice de transmissibilidade do novo coronavírus em Portugal subiu hoje para 0,97, com a incidência a aumentar também para 65,6 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, segundo dados oficiais.
-
- 17:32
-
Covid-19: Países Baixos suspendem vacina AstraZeneca em pessoas com menos de 60 anos
Os Países Baixos suspenderam as injeções da vacina AstraZeneca em pessoas com menos de 60 anos, após terem ocorridos casos de coágulos sanguíneos, segundo as autoridades de saúde.
-
- 17:28
-
Ser mediano na Europa ou craque no Brasil?
O tema do momento no que toca a discutir um possível repatriamento de talento brasileiro a jogar longe da terra natal é Douglas Costa. O extremo, que esteve no último Campeonato do Mundo, está em baixa no Bayern e é pretendido pelo Grêmio para elevar o patamar da equipa gaúcha. Se o Brasil reunisse
-
- 17:02
-
Moçambique: Mais de 9.000 pessoas fugiram de Palma por causa de ataques 'jihadistas'
Mais de 9.000 pessoas fugiram da Vila de Palma, no norte de Moçambique, desde o ataque de grupos 'jihadistas', no dia 24 de março, relatou hoje o gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
-
- 14:59
-
Ministra critica "efeito perverso e injusto" de alteração dos apoios sociais
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse hoje que a alteração aos apoios sociais feita pelo parlamento e promulgados pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, têm um "efeito perverso e injusto".
-
- 14:05
-
Covid-19: Mais 9 mortes e 548 casos nas últimas 24 horas. R(t) sobe para 0,97 e fica mais perto da zona amarela
Portugal registou hoje 9 mortes relacionadas com a covid-19 e 548 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 11:50
-
Braçadeira de capitão de Cristiano Ronaldo leiloada por mais de 60 mil euros
A braçadeira de capitão da seleção portuguesa de futebol que Cristiano Ronaldo atirou ao relvado no fim do jogo com a Sérvia (2-2) foi arrematada hoje, por 64.000 euros, num leilão realizado para ajudar uma criança doente.
-
- 11:19
-
NBA: a competitividade da liga está sob ameaça?
Os últimos dias ficaram marcados por uma "polémica" sobre a utilização dos «buyouts» na NBA. Os anúncios das contratações de Blake Griffin e LaMarcus Aldridge pelos Brooklyn Nets, e de Andre Drummond pelos Los Angeles Lakers, incendiaram as redes sociais, com acusações de que estas aquisições desvir
-
- 10:51
-
Susana Romana: "Eça de Queiroz foi dos primeiros humoristas"
O É Desta Que Leio Isto acolheu Susana Romana na última edição do seu clube de leitura. A guionista, para falar de humor, escolheu um clássico de Eça de Queiróz: A Cidade e as Serras.
-
- 10:39
-
Não tocam à campainha, não sobem as escadas e os avisos não chegam. As queixas são muitas e os CTT dizem-se "atentos"
Uma coisa une Isabel, Rita, Joana, Ruben e Maria João: as queixas quanto à atuação dos CTT - Correios de Portugal neste período de pandemia. Há avisos que não chegam, campainhas que não são tocadas, encomendas deixadas fora das caixas de correio. Os CTT dizem que "estão atentos aos constrangimentos
-
- 10:07
-
Premier League: O que mudou no adversário do Porto?
Será possível mudar uma equipa do dia para a noite? A saída de um treinador e entrada de outro poderá significar uma mudança radical de rendimento e resultados? Analisamos o que mudou com a saída de Frank Lampard e entrada de Tuchel num Chelsea super motivado e que terá pela frente o Futebol Clube d
-
- 08:57
-
AR levanta imunidade a deputada socialista para responder por falsificação de currículo
Assembleia da República aprovou, esta quarta-feira e por unanimidade, o pedido de levantamento da imunidade parlamentar da deputada do PS Maria Begonha para poder responder como arguida no processo em que é acusada dos crimes de falsificação e contrafacção do seu currículo.
-