Uma buzinadela contra a corrupção
Na sexta-feira, o ex-primeiro-ministro José Sócrates foi despronunciado dos três crimes de corrupção passiva de que estava acusado, mas ficou indiciado por branqueamento de capitais e falsificação de documentos. Na tarde que marcou mais um passo na Operação Marquês, o juiz Ivo Rosa fez a leitura da decisão instrutória e o país ficou a saber que apenas 17 dos 189 crimes do processo vão a julgamento.
A decisão originou diferentes formas de protesto ao longo do fim de semana. No sábado, surgiu na internet uma petição que pede o "afastamento do juiz Ivo Rosa de toda a magistratura face à sua parcialidade e consecutivos erros judiciais lesivos ao Estado e à Nação Portuguesa". À hora a que este texto é publicado, a petição conta já com mais de 153 mil assinaturas.
Hoje, a questão da justiça e da corrupção correu as ruas de Viseu e Lisboa, através de um "buzinão de revolta". No norte, um desfile em marcha lenta, com mais de 100 automóveis, serviu como manifestação "contra a podridão social e corrupção". Na capital, a PSP confirmou o mesmo episódio, marcado pelas redes sociais a partir das 15:00 e que se fez sentir uma hora depois.
A ideia foi começando a ser partilhada na internet e, "de repente, engrossou". As cidades do Porto e Aveiro também estavam convocadas, mas as autoridades não registaram qualquer movimentação.
"É altura de o Governo dar atenção ao combate à corrupção, ao crime do colarinho branco e à criminalidade económica e financeira, porque é isto que tem empenhado ano após ano o nosso futuro e que não nos deixa sair desta podridão em que nos encontramos", defendeu um dos organizadores do evento.
Entre os manifestantes circulou um manifesto que citava o julgamento de José Sócrates, cujo "resultado se lamenta para a justiça e para todos os portugueses", e, por isso, o texto refere que "urge torná-la mais rápida, eficiente e eficaz em todas as suas fases, pois pior que a corrupção económico-financeira, só mesmo a corrupção moral".
"Urge também acabar com a promiscuidade entre o poder executivo e o poder judicial, entre o governo e os tribunais, entre os políticos e os juízes", lê-se no documento que defende que "todas estas polémicas com a justiça, com estes processos mediáticos seguem o mesmo padrão: arquivamento, prescrições, inquéritos prolongados e julgamentos exageradamente lentos".
- 20:47
- A morte do príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, provocou a interrupção de programas e uma ampla cobertura na rádio e televisão da BBC, o que gerou algumas reclamações. A emissora retirou agora o formulário que tinha para receber a opinião sobre a programação.
-
- 19:19
-
Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público
Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi “o trabalho liberta” foi denunciada à Polícia Municipal, que a vai comunicar ao Ministério Público, disse hoje à Lusa fonte daquela autoridade.
-
- 18:26
-
Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça do Brasil para o Flamengo
O Flamengo bateu hoje o Palmeiras nos penáltis, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil de futebol, na qual o treinador português Abel Ferreira, do 'verdão', foi expulso por protestos.
-
- 17:15
-
Sete ilhas dos Açores em aviso amarelo até às 09:00 de segunda-feira
O IPMA emitiu hoje um novo aviso amarelo para os Açores devido a precipitação forte, com possibilidade de trovoada, que se estende até às 09:00 de segunda-feira para os grupos Central e Oriental.
-
- 17:13
-
Covid-19: SEF deteta 15 comprovativos de testes falsificados
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou, no ponto de passagem autorizado de Vila Verde da Raia, no concelho de Chaves, 15 comprovativos de testes à covid-19 que tinham sido falsificados, foi hoje anunciado.
-
- 16:48
-
Ajuntamento de 100 pessoas na Cova da Moura acaba em troca de tiros com polícia
A presença de uma centena de pessoas na rua, num contexto de festa, pelas 02:30 de hoje, no bairro da Cova da Moura, na Amadora, distrito de Lisboa, acabou numa troca de tiros com a polícia, disse a PSP.
-
- 16:47
-
Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia e EUA prometem consequências
O Kremlin garantiu hoje que não haverá uma guerra com a Ucrânia, apesar do reforço de posições militares na fronteira, mas os Estados Unidos prometeram "consequências", em caso de agressão russa.
-
- 16:45
-
Príncipe da Jordânia aparece em público apesar da prisão domiciliária
O príncipe Hamzah, da Jordânia, apareceu hoje em público pela primeira vez desde que foi colocado em prisão domiciliária, acusado de "conspiração" contra o rei Abdullah II, seu meio-irmão.
-
- 15:21
-
Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II
A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse hoje aos jornalistas o seu filho Andrew.
-
- 14:02
-
Covid-19: Portugal com mais 6 mortes, 566 novos casos e 410 recuperados
Portugal registou nas últimas 24 horas mais seis mortes por covid-19 e 566 novos casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, bem como uma diminuição de seis doentes internados nos cuidados intensivos.
-
- 13:51
-
Instalações nucleares de Natanz registam “falha de energia”. Irão aponta para "sabotagem"
O deputado iraniano Malek Chariati, porta-voz da comissão parlamentar da energia, apontou hoje a “falha de energia” registada de manhã na fábrica de enriquecimento de urânio de Natanz, no centro do Irão, como tendo sido uma “sabotagem”.
-
- 13:20
-
Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aprovação do Parlamento
O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou hoje a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de Portugal no espaço Schengen.
-
- 10:38
-
Jejum intermitente eficaz para perder massa gorda, revela estudo português. Prática deve ter aconselhamento nutricional
O jejum intermitente, com hidratação adequada, é eficaz para perder massa gorda e aumentar rendimento físico no exercício de resistência cardiorrespiratória e provoca menos perda de massa isenta de gordura do que as dietas de restrição calórica, concluíram investigadores portugueses.
-
- 09:34
-
Mais de metade dos portugueses diz que não vai fazer férias este ano
Cerca de 52% dos portugueses não tencionam fazer férias neste verão. A conclusão é de uma sondagem publicada este domingo e realizada pela Aximage para a TSF/JN/DN.
-
- 09:22
-
Os ricos não pagam a crise
Para muitos negócios, a pandemia é uma aflição. Para um número incontável de trabalhadores, significa redução de salário e incerteza quanto ao futuro. Mas, para a minoria que detém a maioria do dinheiro, os chamados bilionários, está tudo a correr lindamente.
-
- 09:13
-
NASA adia primeiro voo do Ingenuity em Marte
O primeiro voo do helicóptero da NASA em Marte estava agendado para a madrugada desta segunda-feira mas foi adiado para meio da próxima semana.
-