Trabalhar para continuar pobre
O espetro noticioso desta crónica — cujo intuito não mais é do que decifrar o tema que está na ordem dia — tinha várias possibilidades. Desde a notícia de que Fisco começa a pagar reembolsos do IRS esta semana, passando pelo facto de o Ministério Público ter deixado cair acusação de homicídio no caso Ihor Homeniuk (cuja leitura do acórdão está marcada para 10 de abril) ou até à reação oficial do PSD à decisão do juiz Ivo Rosa relativamente à Operação Marquês, pela voz do líder Rui Rio ("é a Justiça a não funcionar").
Mas o que pesou mais para alimentar as linhas que se seguem foi o estudo revelado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, A Pobreza em Portugal – Trajectos e Quotidianos. É que a informação nele contida é dura, crua e reflete a triste realidade de muitos e demasiados portugueses. Porque ter emprego não é sinónimo de fugir a esta realidade ou não estivesse um em cada três trabalhadores a viver numa situação de pobreza.
Por outras palavras, o estudo indica que um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza... trabalha. E somos confrontados com quatro perfis de pobreza em Portugal:
- Reformados: 27,5%
- Precários: 26,6%
- Desempregados: 13%
- Trabalhadores: 32,9%
Neste último perfil estão trabalhadores pobres que até conseguem ter ligações a empresas com mais de 10 ou 20 anos. O problema reside no facto de ganharem pouco ou demasiado pouco. E o que ganham têm de dividir com a família, em muitos casos, numerosa.
"Se nos debruçamos sobre os fatores que levam as pessoas entrar na pobreza, são os mesmos que impedem que elas saiam", disse, em declarações à agência Lusa, o coordenador do estudo, Fernando Diogo, professor de Sociologia na Universidade dos Açores. O investigador acrescenta ainda que "em Portugal, há uma pobreza tradicional: é persistente e transmite-se".
E esta transmissão é feita a partir dos "três D": Desemprego, divórcio e doença. Esta última, aliás, surpreendeu bastante o investigador e a equipa que o ajudou a elaborar o estudo. É que não se trata somente de um problema individual — este ganha lastro no círculo familiar, a par daquilo que acontece com o desemprego.
Mas a situação de divórcio (ou a separação dos casais) também é outro fator importante para contribuir para a pobreza já que estampa "situações que já de si são de grande fragilidade, leva facilmente os indivíduos para a pobreza, considerando a redução de rendimentos causada pela separação e os seus efeitos em cascata, incluindo na atividade laboral".
Portugal é o 8.º país da União Europeia com maior nível de desigualdade. Quem o recorda é a coordenadora nacional da Rede Europeia Anti-Pobreza, Sandra Araújo, que explica que este estudo é importante para enfatizar a situação em que muitas famílias vivem. Se este constitui por si só uma "surpresa", a história é outra, mas pelo menos permite traçar um retrato com dados quantitativos e desmistifica estereótipos como a culpa de ser pobre ser dos próprios pobres.
É, portanto, pertinente colocar a questão: então e no futuro? Se o cenário já é por si só muito negro, o que se pode esperar num ano em que a pandemia provocou um arrombo gigante na economia? Ora, na opinião dos 11 investigadores que participaram no estudo, "a pandemia e suas consequências estão já a ter um efeito na pobreza em Portugal, intensificando-a e aumentando o número de pessoas nessa situação", com a certeza de que "não está a atingir todos por igual e os mais pobres estão a ser mais afetados".
Até quando irão as famílias com rendimentos tão baixos ter de viver no "fio da navalha"? A julgar pela crise que aí vem, em que os pobres serão os mais afetados, ainda durante mais tempo do que seria desejável. E esse é um problema deveras preocupante e cuja discussão devia de ser bem maior do a que na realidade é.
- 22:59
- Mais de uma centena de utentes sem sintomas de covid-19 comunicaram ao SNS 24 o resultado de autoteste positivo, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
-
- 22:06
-
EUA: Atentado a tiro numa escola no estado do Tennessee faz vários feridos e um morto
Uma escola na cidade de Knoxville, no estado do Tennessee, foi palco de um atentado em que várias pessoas foram alvejadas a tiro, incluíndo um agente, adiantou hoje a polícia desta cidade. Há um morto a registar, não se sabendo se é uma vítima do ataque ou o atacante.
-
- 20:01
-
Adiada leitura do acórdão do pai e da madrasta suspeitos de matar Valentina em Peniche
A leitura do acórdão do processo em que estão acusados de homicídio qualificado o pai e madrasta de uma menina, morta em Peniche, foi adiada para a audição de um perito médico, anunciou hoje o Conselho Superior da Magistratura.
-
- 19:42
-
A "tareia" dos LA Lakers aos Brooklyn Nets deve deixar-nos preocupados?
Mais uma semana, mais um episódio do Bola ao Ar, podcast sobre NBA da MadreMedia. Depois das conversas com Júlio Magalhães e Neemias Queta, os anfitriões João Dinis e Ricardo Brito Reis voltam a juntar-se para comentar toda a atualidade da melhor liga de basquetebol do mundo.
-
- 18:45
-
Covid-19: Detetados 125 casos positivos em mais de 110 mil testes nas escolas
O processo de testagem à covid-19 elaborado na semana passada nas escolas a docentes e não docentes do público e do privado registou uma taxa de positividade de 0,1 — sendo que a taxa permanece reduzida mesmo em concelhos com mais de 120 casos por 100 mil habitantes. Foram feitos mais de 110 mil tes
-
- 18:12
-
Putin defende que Rússia deve manter-se como grande potência "nuclear e espacial"
O Presidente russo, Vladimir Putin, defendeu hoje que a Rússia deve manter o estatuto de grande potência nuclear e espacial, por ocasião do 60.º aniversário da primeira viagem ao espaço, concretizada pelo cosmonauta soviético Yuri Gagarin.
-
- 18:09
-
Processos de afastamento e expulsão de cidadãos estrangeiros vão passar para PSP e GNR
Os processos de afastamento coercivo e de expulsão judicial de cidadãos estrangeiros vão passar para a competência da PSP e da GNR no âmbito do processo de reestruturação do SEF, segundo a resolução aprovada pelo Governo.
-
- 18:02
-
Covid-19: Recibos verdes devem substituir declaração de IRS caso tenham indicado apoios isentos
Os trabalhadores independentes que tenham indicado na declaração de IRS apoios covid-19 que, afinal, não estão sujeitos a este imposto, devem substituí-la para que a AT possa desconsiderar tais valores e estes não serem tributados.
-
- 17:47
-
Operação Marquês. PSD recusa "cavalgar o clima político", mas Rio deixa aviso: "Se o regime está muito doente, a Justiça é o seu pior exemplo"
Rui Rio reagiu hoje ao que considera ser "mais uma vez a Justiça a não funcionar" após a decisão instrutória de Ivo Rosa na Operação Marquês, considerando até que "o povo" não a entende . No entanto, o presidente do PSD afirmar que não vai "cavalgar o clima político" após a decisão para não proceder
-
- 17:39
-
Caso Ihor Homeniuk. Leitura de acórdão marcada para 10 de maio
O presidente do coletivo de juízes do julgamento do caso de um cidadão ucraniano que morreu nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa marcou hoje a leitura do acórdão para 10 de maio.
-
- 16:40
-
Os camaleões no Algarve estão em risco de extinção, mas há um projeto que pretende salvá-los
Contribuir para a conservação do camaleão no Algarve, em risco de extinção e que em Portugal só existe no litoral algarvio, é o objetivo de um centro dedicado à espécie que vai ser criado em Olhão, foi hoje divulgado.
-
- 15:10
-
Covid-19: Procura de autotestes estabiliza depois de "pico" acentuado na Páscoa
A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) adiantou hoje que a procura de testes rápidos de antigénio de despiste da covid-19 estabilizou nestes estabelecimentos comerciais, depois de um pico acentuado no período da Páscoa.
-
- 14:27
-
Mais de 100 tamanhos de sutiãs e um novo significado do S ao XL. Duas marcas portuguesas desafiam os estereótipos do que é normal
E se aquilo que vemos como imperfeito for apenas o que nos torna únicos? A Misplaced e a Dama de Copas criaram produtos a pensar nas mulheres reais.
-
- 14:09
-
Covid-19: Incidência e R(t) sobem. Mais duas mortes e 271 casos confirmados em Portugal
Portugal registou nas últimas 24 horas mais duas mortes por covid-19 e 271 novos casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2. Números de doentes internados e nos cuidados intensivos subiram, a par da incidência e R(t).
-
- 11:14
-
O fim anunciado de uma era britânica
Como vai ser quando chegar o tempo do pós-Isabel II? Parece inevitável que seja assumido o fim da era isabelina em que a casa real se impôs como máxima representação da identidade britânica.
-
- 06:45
-
Se o Bicho não existisse, tinha de ser inventado
Bruno Nogueira e companhia saltaram dos diretos de Instagram para a SIC. Em "Princípio, Meio e Fim" conseguem, num formato de humor original, honrar o processo criativo como tudo o que aconteceu no último ano em "Como é que o Bicho Mexe"; quase como que encenando-o. A crítica à estreia de um program
-