A esperança nas asas de um avião
A 15 de agosto, os talibãs conquistaram Cabul — concluindo uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO. A tomada da capital do Afeganistão pôs fim à presença militar estrangeira de 20 anos, por parte dos Estados Unidos e aliados, incluindo Portugal.
Com isto, muitos foram aqueles que tentaram sair do país. Depois de serem divulgadas imagens de aviões lotados e de multidões no aeroporto, chegam as notícias de que refugiados vão ser acolhidos em vários locais. O nosso país não é exceção: este sábado chegaram mais 37 afegãos.
Um primeiro grupo, de 18 pessoas, chegou ao aeroporto de Lisboa durante a madrugada em voo fretado e o segundo, de 19, aterrou em Lisboa, já hoje de manhã, num avião C295 da Força Aérea, informou o Ministério da Defesa Nacional. Mas não foram os únicos até agora: na sexta-feira já tinham chegado 24 cidadãos afegãos, o que faz um total de 61 refugiados em Portugal. E certamente não ficará por aqui.
Por parte de vários países, o episódio repete-se, entre a retirada de refugiados e de cidadãos das suas nacionalidades no Afeganistão:
Estados Unidos: A Casa Branca informou que os EUA retiraram 6.800 pessoas do Afeganistão nas últimas 24 horas em voos militares norte-americanos e da Aliança Atlântica.
França: Macron anunciou que o país já retirou 2.834 pessoas e está em conversações com os fundamentalistas talibãs e com o Qatar para continuar as "evacuações humanitárias" para lá de 31 de agosto.
Itália: Terminou hoje a operação de evacuação, que permitiu por a salvo 5.100 afegãos, número que segundo as autoridades colocam Itália como o país da UE com o maior número de afegãos retirados.
Reino Unido: A operação de retirada de civis no Afeganistão pelo país terminará hoje, antes da retirada militar, de acordo com o chefe das forças armadas britânicas, general Nick Carter.
O aeroporto de Cabul, palco de um atentado suicida que matou pelo menos 170 pessoas e deixou 150 feridas, começa assim a dar lugar a novos primeiros passos. Para muitos a esperança está nas asas de um avião, que os leva até um país onde podem recomeçar a vida.
- 20:11
- Mais de 76 mil pessoas, a maioria das quais jovens com idades entre os 12 e os 17 anos, foram vacinadas até às 18:30 de hoje, disse à Lusa fonte da ‘task force’ para a vacinação.
-
- 19:59
-
PSP efetuou disparos para o ar para acabar com ajuntamentos em Lisboa
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve várias pessoas, fez várias apreensões e teve de efetuar disparos para o ar, na noite de sexta-feira, para acabar com ajuntamentos no Cais do Sodré, em Lisboa, anunciou hoje aquela força policial.
-
- 19:58
-
FC Porto volta às vitórias na I Liga ao vencer na receção ao Arouca
O FC Porto venceu hoje na receção ao Arouca por 3-0, em jogo da quarta jornada da I Liga portuguesa de futebol, e juntou-se ao Estoril Praia na liderança da competição.
-
- 18:57
-
Moderna afasta relação entre a sua vacina e mortes no Japão
O fabricante Moderna afastou hoje que a sua vacina contra a covid-19 tenha provocado a morte de dois homens no Japão, mas está investigar o sucedido em conjunto com o Governo nipónico e o distribuidor.
-
- 17:55
-
Carlos César anuncia que só a lista de Costa concorre à Comissão Nacional
O presidente do PS anunciou hoje que só a lista proposta pelo secretário-geral, António Costa, vai concorrer à Comissão Nacional, que é o órgão máximo partidário entre congressos, eleição que se realiza no domingo.
-
- 17:30
-
PSD quer "mais câmaras, mais eleitos locais e mais percentagem" do que em 2017
O coordenador autárquico do PSD, José Silvano, apontou hoje como objetivo para as eleições de 26 de setembro "inverter o ciclo" de descida do partido e conseguir "mais câmaras, mais eleitos locais e mais percentagem do que em 2017".
-
- 17:18
-
Afeganistão: Ataque com 'drone' mata "dois membros importantes" do Estado Islâmico, diz Pentágono
O Pentágono anunciou hoje ter matado "dois elementos importantes" do grupo terrorista Estado Islâmico num ataque com um avião não tripulado no Afeganistão.
-
- 16:57
-
Fundação Portuguesa do Pulmão diz que é prematuro abandonar a máscara
A Fundação Portuguesa do Pulmão considera que é prematuro abandonar a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção respiratória e outras medidas de proteção individual contra a propagação da pandemia de covid-19.
-
- 16:42
-
Congresso do PS: Mariana Vieira da Silva ataca liberais, elogia Costa e destaca Marta Temido
A dirigente socialista Mariana Vieira da Silva defendeu hoje a continuidade estratégica no PS, criticou as soluções liberais económico-sociais, fez rasgados elogios ao líder e destacou a ação da ministra Marta Temido contra a pandemia da covid-19.
-
- 15:20
-
Paralímpicos: Portugal soma três vitorias e quatro derrotas na estreia do boccia
Portugal somou hoje três vitórias e quatro derrotas nos torneios individuais de boccia das quatro categorias, dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020.
-
- 14:55
-
Covid-19: Costa prevê 70% dos menores entre 12 e 17 anos com uma dose da vacina até domingo
O secretário-geral do PS e primeiro-ministro prevê que, "se tudo correr bem", até domingo 70% dos menores de idade entre os 12 e os 17 anos estejam vacinados com uma dose da vacina contra a covid-19.
-
- 14:43
-
Covid-19: Portugal regista mais oito óbitos e 2 374 casos confirmados nas últimas 24 horas. Internamentos continuam em queda
A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o boletim epidemiológico das últimas 24 horas. Portugal regista hoje oito mortes atribuídas à covid-19 e 2 374 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, uma redução nos internamentos em enfermaria e nas unidades de cuidados intensivos, segundo dados
-
- 12:31
-
Jorge Sampaio continua internado mas estado de saúde mantém-se “estável"
O estado de saúde do ex-Presidente da República Jorge Sampaio, internado desde sexta-feira no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, está "estável", informou hoje o seu gabinete.
-
- 11:56
-
Carlos César reeleito presidente do PS com mais de 90% dos votos
Carlos César foi hoje reeleito presidente do PS com mais de 90% dos votos na abertura do 23ª Congresso Nacional deste partido, que vai decorrer até domingo na Arena de Portimão.
-
- 11:07
-
Polícia japonesa deteve suspeito de ataque com ácido no metro de Tóquio
A polícia japonesa deteve o alegado autor de um ataque com ácido sulfúrico que ocorreu numa estação do metropolitano de Tóquio, na terça-feira, e do qual resultaram dois feridos, foi hoje anunciado.
-
- 10:27
-
Dos peixes no Algarve às espécies em risco de extinção. Aquecimento global muda vida e hábitos de plantas e animais em Portugal
As alterações climáticas estão a mudar a vida e os hábitos de plantas e animais em Portugal, surgem novas espécies de peixes nas águas nacionais, as aves mudam comportamentos e “há um movimento para norte”.
-
- 09:34
-
"Parece que somos criminosos. Qual é o nosso crime?" Professores colocados longe de casa têm três semanas para mudar de vida
Colocados longe de casa, os professores tiveram três semanas para mudar de vida, muitos vão separar-se das famílias e dizem que com ordenados tão baixos e rendas tão altas terão de “pagar para poder trabalhar”.
-