A “casa aberta”, o ex-presidente internado, o bom filho que a casa tornou e aqueles que procuram uma nova vida
Estar nesta área, em que se acompanha a atualidade e se escreve notícias em conformidade, implica que se dê boas e más novas no espaço de horas, às vezes meros minutos. Hoje aconteceu algo assim.
A seguir à hora de almoço, a task-force da vacinação anunciou que quaisquer utentes ainda por vacinar contra a covid-19 podem agora beneficiar da “casa aberta”, ou seja, sem marcação prévia, em qualquer ponto do país — e podem até receber a segunda dose num espaço diferente de onde levaram a primeira. Para tal, basta utilizar o sistema de senha digital que tal regime implica.
A razão para a medida é simples e é um atestado ao sucesso que o esforço de vacinação tem tido: visto que “grande parte da população portuguesa elegível já se encontra vacinada", refere a task-force, passou a haver “uma maior disponibilidade nos vários centros de vacinação abertos ao momento".
A esta boa notícia — não só porque significa uma desburocratização e simplificação do processo, mas também porque é sinal do avanço da vacinação — sucedeu-se uma má.
A meio da tarde começaram a surgir relatos de que Jorge Sampaio foi transportado de urgência para o Hospital de Santa Cruz, em Lisboa. O ex-Presidente da República, que se encontrava no Algarve, terá sentido dificuldades respiratórias e, dado o seu historial de doença cardíaca, foi de imediato internado.
Neste momento sabe-se pouco quanto ao seu estado de saúde — o prognóstico é “reservado”, segundo fontes hospitalares — e o que se sabe foi revelado de forma algo indiscreta por alguém que ocupa o mesmo cargo que já teve, Marcelo Rebelo de Sousa.
"Está, como é público, sedado e, portanto, está num processo de estabilização em termos respiratórios e pouco a pouco [os médicos] vão ver se retiram a sedação e ver como será a reação", disse o atual Presidente da República.
Enquanto alguns lutam pela sua vida, o resto do dia fez-nos saber que outros decidiram mudar o rumo da sua. Foi o caso de Cristiano Ronaldo. Os rumores tornaram-se ensurdecedores nas últimas semanas quanto ao seu mal-estar na Juventus — para onde se mudou em 2018 com a promessa de ajudar o clube de Turim vencer uma Liga dos Campeões.
Tal não aconteceu, ainda que o astro português tenha engrossado o seu currículo com outros títulos, e Ronaldo saiu mesmo. O temor de muitos fãs do jogador era de que ingressasse no Manchester City, rivais figadais do Manchester United, onde jogou durante seis anos. Os primeiros relatos apontavam para isso mesmo.
No entanto, ao aterrar em Lisboa, já com Turim lá atrás, o cenário mudara radicalmente de figura — era mesmo para o United onde iria a seguir, regressando ao fim de 12 anos e provando, quiçá, que ainda há romance no futebol.
Mas o avião onde Ronaldo viajou não foi o único de menção a aterrar em solo nacional. No rescaldo do atentado ontem perpetrado pelo ISIS-K em Cabul, no Afeganistão — que, de acordo com o balanço mais recente, vitimou 170 pessoas e afinal resultou de uma única explosão —, chegou hoje a Portugal um avião com refugiados afegãos, ao Aeródromo de Figo Maduro.
São ao todo 24 pessoas, incluindo crianças, que colaboraram com Portugal e, por isso, corriam risco de represálias dos talibãs. O grupo, acompanhado pelos militares portugueses que estavam destacados no Afeganistão, foi recebido por Marcelo Rebelo de Sousa e João Gomes Cravinho.
Se este último, o Ministro da Defesa, disse aos jornalistas que a sua vinda se tratou de honrar uma "dívida de gratidão", Marcelo Rebelo de Sousa, frisou que se tratou de uma missão para ajudar quem "esteve connosco" em "situações difíceis".
"Portugal sai de cabeça erguida daquilo que era o cumprimento de um princípio moral. Quem esteve connosco sempre, em situações difíceis, merecia que nós estivéssemos com eles e elas na situação mais difícil da sua vida, que é a situação de assistir ao drama a que se assiste com o povo afegão", afirmou o Presidente da República.
Durante a noite deverá chegar ainda outro avião — a quem bem vier, basta uma simples mensagem: “sejam bem-vindos”.
- 23:18
- Os serviços de inteligência dos Estados Unidos descartaram que o vírus SARS-CoV-2, que causou a pandemia de covid-19, tenha sido criado como arma biológica, segundo revela relatório hoje divulgado.
-
- 22:40
-
Talibãs dizem controlar aeroporto de Cabul, Pentágono desmente
O controlo efetivo do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, foi hoje reivindicado pelos talibãs e desmentido de imediato pelos EUA.
-
- 20:46
-
Em vésperas do Congresso do PS, António Costa garante que "a questão da sucessão não está em cima da mesa"
Em entrevista à RTP, a partir de Portimão, o secretário-geral do PS e atual primeiro-ministro, António Costa, rejeitou qualquer tipo de tabu quanto à liderança dos socialistas quando deixar o cargo, recordando que foi recentemente reeleito.
-
- 20:15
-
Ninguém acertou na chave do Euromilhões. Próximo concurso com jackpot de 64 milhões
Ninguém acertou na chave desta sexta-feira. Próximo sorteio vai ter em jogo um jackpot de 64 milhões de euros.
-
- 19:51
-
Matheus Nunes (Sporting) convocado para a seleção do Brasil
O médio do Sporting Matheus Nunes foi hoje convocado pela primeira vez para a seleção brasileira de futebol, um dia depois de o selecionador português, Fernando Santos, ter aberto a ‘porta’ a uma futura chamada do jogador ‘leonino’.
-
- 18:40
-
Cristiano Ronaldo regressa ao Manchester United: ainda há romance no futebol?
Passaram 12 anos desde que Cristiano Ronaldo abandonou o Manchester United para assinar pelo Real Madrid. Agora, o português abandonou a Juventus para voltar a uma das suas “casas” futebolísticas e para o clube que o projetou como um dos melhores de sempre a jogar futebol.
-
- 18:27
-
Ronaldo e a Juventus — podem três anos ser um sucesso e um fracasso ao mesmo tempo?
Dois campeonatos, duas supertaças e uma Coppa Itália. Cristiano Ronaldo abandona a Juventus tendo conquistado tudo o que havia para ganhar em Itália. Mas o astro português chegou a Turim para ajudar os transalpinos a vencer uma Liga dos Campeões, o que não aconteceu. Que legado deixa o avançado depo
-
- 17:53
-
"Linhas Vermelhas": Pressão sobre os cuidados de saúde pode "aumentar nas próximas semanas"
A DGS e o INSA divulgaram hoje o relatório das “linhas vermelhas” da pandemia de covid-19 desta semana. Portugal apresenta uma situação estável a nível nacional, mas com provável tendência crescente na região Centro, nos grupos etários dos 10 aos 29 anos e acima dos 65 anos de idade.
-
- 17:44
-
TAP reduz prejuízos no primeiro semestre
A TAP SA reduziu, no primeiro semestre deste ano, os prejuízos, para 493,1 milhões de euros, uma recuperação de 15,3%, ou 88 milhões de euros, face aos resultados negativos de 582 milhões de euros do período homólogo.
-
- 15:52
-
McDonald's sem batidos e bombas sem combustível. "Brexit" de motoristas deixa Reino Unido num aperto
Os cidadãos da União Europeia representam grande parte da mão de obra nos setores de logística e retalho no Reino Unido, mas muitos voltaram para os seus países de origem por causa das medidas de imigração pós-Brexit. E a pandemia também não ajudou, pois claro.
-
- 14:09
-
Covid-19: Portugal regista mais 14 óbitos e 2.370 casos confirmados nas últimas 24 horas
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já divulgou o boletim epidemiológico das últimas 24 horas. Portugal regista hoje 14 mortes atribuídas à covid-19, 2.370 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, um aumento nos internamentos em enfermaria e uma redução nas unidades de cuidados intensivos, se
-
- 13:15
-
"Casa Aberta". Utentes podem ser vacinados contra a covid-19 em qualquer centro de vacinação à sua escolha
A task-force de vacinação contra a covid-19 informou esta sexta-feira que os utentes podem agora escolher qualquer local de vacinação em Portugal Continental. Contudo, mantém-se o sistema de senha digital da "Casa Aberta".
-
- 12:13
-
Liga de clubes confirma aumento da lotação dos estádios para metade
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) confirmou hoje o aumento para metade da lotação dos estádios, face às restrições da pandemia de covid-19, considerando ser “mais um passo firme e seguro no regresso à normalidade”.
-
- 11:44
-
Os muros da vergonha
Desde o final da Segunda Guerra Mundial que não havia tantos refugiados como agora. A diferença entre 1945 e 2021 é o número de muros construídos para os repelir. A solidariedade e a compaixão tornaram-se conceitos vazios.
-
- 11:04
-
Afeganistão. Como os talibãs se aproveitaram das mudanças climáticas para recrutar pessoas
As últimas três décadas trouxeram inundações e secas que destruíram as plantações e deixaram a população com fome. E os talibãs - provavelmente sem saber que a mudança climática foi a causa - aproveitaram-se da situação para recrutar pessoas.
-
- 10:16
-
ISIS-K. Quem é este grupo extremista, associado ao ataque no Afeganistão?
O ISIS-K é um ramo do autoproclamado Estado Islâmico e rival dos talibãs no Afeganistão. O que sabemos sobre este grupo?
-
- 09:24
-
Em Portugal faz-se "uma quantidade absurda" de horas extra e há dificuldade em "desligar" do trabalho
O direito a desligar do trabalho traduz-se na separação entre a vida pessoal e profissional do trabalhador, a fim de salvaguardar a saúde física e mental. Contudo, o teletrabalho veio esbater esta divisão — e muitos trabalhadores temem sofrer represálias se recusarem trabalhar "fora de horas".
-
- 08:30
-
Pearl Jam: A boa onda que o grunge surfou
Não se pode escrever grunge sem Pearl Jam. Stone Gossard e Jeff Ament, guitarrista e baixista respetivamente, estiveram sempre lá: quando os Green River davam forma à palavra, quando Andrew Wood terminou, de forma trágica, com a carreira dos Mother Love Bone, e quando Eddie Vedder, jovem de Chicago
-
- 06:21
-
Feira do Livro regressa hoje ao Porto em edição de homenagem a Júlio Dinis
A Feira do Livro do Porto dá hoje início à sua oitava edição organizada pela Câmara Municipal, nos Jardins do Palácio de Cristal, dedicada ao escritor Júlio Dinis com o mote de “Herborizar”.
-
- 06:18
-
Sporting de Braga no pote 1 conhece os três adversários da fase de grupos da Liga Europa
O Sporting de Braga fica hoje a conhecer os três adversários da fase de grupos da Liga Europa de futebol, num sorteio no qual será cabeça de série, mas poderá não evitar grandes nomes presentes na prova.
-
- 06:14
-
Marco Meneses na final dos 50 metros livres S11 com novo recorde nacional
O nadador português Marco Meneses garantiu hoje a presença na final dos 50 metros livres S11 (deficiência visual) dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, numa prova em que estabeleceu um novo recorde nacional da distância.
-