A quinta vaga no império sem parlamento
Olhando para a televisão, há visões do passado: as notícias falam de crises políticas, energéticas, económicas, do pão, no trânsito em Santo Ovídio, na defesa do Benfica e nas Forças Armadas. A enumeração continua antes de encontrarmos a outra crise que, desde março de 2020, anda a enquadrar o país: a sanitária.
Num artigo divulgado no ‘site’ da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Manuel Carmo Gomes (epidemiologista) e Carlos Antunes (matemático) dizem que o Rt se tem situado acima de 1,1 e defendem que, se se mantiver como está, “o número de novos casos deverá duplicar a cada 30 dias”, podendo chegar aos 2.000 casos diários na primeira metade de dezembro.
Lembram que, nas últimas semanas, as idades onde o risco de infeção tem sido mais elevado se situam entre os 18 e os 25 anos, seguidos das crianças com menos de 10 anos e dos jovens adultos entre 25 e 40 anos de idade, faixas que aumentaram a socialização após 1 de outubro.
Manuel Carmo Gomes e Carlos Antunes recordam ainda que, desde o início de outubro, a incidência da doença tem apresentado uma “tendência de subida persistente” e avisam que a persistência de um Rt acima de 1 “origina um crescimento exponencial da incidência, o qual é passível, em situação prolongada, de originar situações de elevada pressão hospitalar”.
Caso este cenário se concretize e o presidente da República entenda que há necessidade de decretar novamente o estado de emergência, cabe à Comissão Permanente da Assembleia da República (que entra em funções com a dissolução do parlamento) autorizar Marcelo Rebelo de Sousa a fazê-lo.
Portugal contou hoje 1.182 novos casos confirmados de infeção com o coronavírus e a morte de oito pessoas. Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), estão agora internadas 361 pessoas, mais uma do que na segunda-feira, das quais 60 em unidades de cuidados intensivos, menos duas nas últimas 24 horas.
Desde março de 2020, morreram 18.217 pessoas e foram contabilizados 1.099.307 casos de infeção. Nas últimas 24 horas, o número de contactos em vigilância pelas autoridades de saúde subiu (mais 414), situando-se nos 25.264.
Já esta semana, a covid-19 fechou uma escola de Marvão: um surto na Escola Básica Dr. Manuel Magro Machado, na freguesia rural de Santo António das Areias, já infetou, pelo menos, 22 pessoas, disse hoje o presidente do município, Luís Vitorino.
“Nós, na câmara, fizemos a nossa contagem e contabilizamos 22 casos, mas poderá haver mais”, acrescentou. Sem especificar em detalhe e separadamente o universo de alunos e funcionários infetados, Luís Vitorino indicou apenas que estão infetados “funcionários, alunos e pessoal na comunidade”, nomeadamente encarregados de educação.
Não é fácil — nem há de servir de muito — antever aqui o que vai acontecer no futuro. Na outra Europa, uma quarta vaga já chegou com força, alimentada pelo frio, pela variante Delta e pela baixa vacinação. Aqui, os números (analisados por quem sabe) apontam uma tendência: havemos de estar a caminhar para uma qualquer quinta vaga, que entrará em cheio quando o país já está submerso em todas as crises com que começámos este texto.
Quando era pequeno, na praia de Magoito, a minha mãe ensinou-me a ler o mar. Havia uma lógica qualquer nas ondas, uma razão no caos aparente das vagas sucessivas que entram rochas fora, que ela me indicava com os olhos no horizonte. Não anda longe da mesma linha que hoje nos avisa que amanhã algo pode estar para chegar. Só depois virá o dia claro, que no atro da erma noite começou.
- 19:28
- Um cliente do Metropolitano do Porto foi hoje transportado ao Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, depois de ter sido vítima de uma agressão que o deixou inanimado, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
-
- 19:25
-
OMS alerta para possível escassez em 2022 de um a dois mil milhões de seringas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para uma possível escassez, em 2022, de um a dois mil milhões de seringas devido aparentemente à excessiva procura causada pela campanha global de imunização contra a covid-19.
-
- 19:21
-
Mais de um milhão de contribuintes já aderiram ao 'IVAucher'
Mais de um milhão de contribuintes já aderiram ao programa 'IVAucher', tendo já sido realizados 2,4 milhões de reembolsos no total de 16,4 milhões de euros, indicou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.
-
- 19:11
-
AutoVoucher entra em vigor esta quarta-feira. Dois terços dos postos de combustível já aderiram
Cerca de dois terços dos postos de abastecimento de combustível já se registaram no 'AUTOvoucher', medida que permite aos consumidores receberem um reembolso de 10 cêntimos por litro até um máximo de 50 litros mensais, foi hoje anunciado.
-
- 19:04
-
Câmara do Seixal encerra cafés e bares ilegais no Bairro da Jamaica
A Câmara Municipal do Seixal encerrou hoje diversos bares e cafés ilegais no bairro de Vale de Chícharos, “devido às inúmeras queixas dos moradores e notificações de autos da PSP sobre queixas de ruído”, anunciou a autarquia.
-
- 18:55
-
Covid-19: Quarta vaga atinge leste e centro da Europa com força
Países da Europa central e de leste estão a reforçar medidas de combate à pandemia de covid-19, perante uma quarta vaga, alimentada pela baixa taxa de vacinação, que elevou os índices de infeção e mortalidade a valores recorde.
-
- 17:38
-
Juiz já iniciou identificação dos arguidos da ‘Operação Miríade’
O juiz de instrução Carlos Alexandre já iniciou a diligência de interrogatório dos 11 arguidos da ‘Operação Miríade’ no Campus da Justiça, na sequência das detenções realizadas pela Polícia Judiciária (PJ) na manhã de segunda-feira.
-
- 17:01
-
Consequências da retirada das moratórias ainda estão por conhecer. Portugal é um dos países mais expostos
A agência de 'rating' DBRS Morningstar considerou hoje que as consequências da retirada das moratórias de crédito implementadas durante a pandemia de covid-19 ainda estão por ver na Europa, com Portugal a ser um dos países mais expostos.
-
- 16:47
-
Aumento do custo da energia já está a fazer subir o preço do pão e outros produtos ligados às farinhas
O aumento dos custos da energia já está a ter impacto nas farinhas e pão, disse hoje à Lusa o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que assegura que não há sinal para alarme.
-
- 16:08
-
Covid-19: Surto provoca encerramento de escola em Marvão
Uma escola básica de Marvão (Portalegre) está encerrada desde segunda-feira devido a um surto de covid-19, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Luís Vitorino.
-
- 16:00
-
OE2022: Bruxelas vai esperar por proposta do futuro governo. E já está a contar recebê-lo apenas em março
A Comissão Europeia vai aguardar que o futuro Governo português apresente um novo plano orçamental para 2022 para emitir o seu parecer, admitindo ter um novo documento apenas em março, disse hoje o vice-presidente executivo Valdis Dombrovskis.
-
- 15:44
-
Ricardinho termina carreira na seleção portuguesa de futsal
O internacional português Ricardinho anunciou hoje o fim de uma carreira de 18 anos na seleção de futsal, um mês após ter-se sagrado campeão mundial pela primeira vez, título que juntou ao europeu conquistado em 2018.
-
- 15:32
-
Incêndio urbano em Almada causa 14 feridos ligeiros
Um incêndio que deflagrou hoje cerca das 12:30 num prédio de cinco andares no Laranjeiro, em Almada, provocou 14 feridos ligeiros, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.
-
- 15:24
-
Patrões disponíveis para retomar Concertação Social e discutir aumento do salário mínimo
As confederações patronais manifestaram-se hoje disponíveis para retomar a agenda de trabalhos da Concertação Social, nomeadamente a discussão do aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 2022.
-
- 14:54
-
Covid-19: Mais 8 óbitos e 1.283 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas
Portugal regista hoje 1.182 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, oito mortes associadas à covid-19 e uma estabilização nos internamentos em enfermaria, segundo dados oficiais.
-
- 14:48
-
Empresa alega que reedições de José Afonso são ilegais. Família garante deter direitos
A consultora alemã MusiConsult alega que a reedição da obra de José Afonso é ilegal, mas a família do 'cantautor' garante que detém os direitos e a editora discográfica responsável contrapõe que a acusação não tem fundamento jurídico.
-
- 14:13
-
Ouro, droga e diamantes: o novo Dia da Defesa Nacional
O novo plano de actividades para o Dia da Defesa Nacional, depois de a Polícia Judiciária ter levado a cabo uma megaoperação que culminou na detenção de militares portugueses que prestaram serviço na República Centro-Africana.
-
- 13:48
-
Ministério do Ambiente rejeita intenção de aumentar área de plantação de eucaliptos
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) rejeitou que esteja previsto o aumento da área de plantação de eucaliptos a nível nacional, na sequência de preocupações manifestadas por associações ambientalistas e de notícias hoje publicadas na imprensa.
-
- 13:25
-
Mil milhões de pessoas vão sofrer de calor extremo com subida de 2 ºC da temperatura
Mil milhões de pessoas serão afetadas por uma "combinação fatal de calor e humidade" se as temperaturas até ao final do século subirem 2 ºC em relação aos valores pré-industriais, segundo um estudo publicado hoje pelo Gabinete Meteorológico Britânico.
-