O (princípio do) fim do cartão do adepto
No mesmo dia em que começa o AUTOvoucher, há um cartão a cair da carteira: o cartão do adepto. É preciso começar por um ponto de desresponsabilização, já que entre o nascimento e o surgimento desse utensílio desportivo, rareia-me a ciência para compreender, realmente, no que consistia tal dispositivo.
Sabemos, todavia, que esta quarta-feira, o parlamento disse “não ao cartão do adepto”, como considerou imperativo o deputado único do Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, na sessão plenária, antes da aprovação da proposta de revogação da lei.
Passaram três meses entre a implementação efetiva do cartão e aprovação do projeto lei proposto pelo IL. No entretanto, foram emitidos até hoje 2.949 cartões do adepto e registados 111 promotores de eventos.
A votação na generalidade, que contou com 202 deputados inscritos (em 230), teve a abstenção de PSD e PS, à exceção dos deputados socialistas Pedro Bacelar de Vasconcelos, Isabel Moreira, Rosário Gamboa, Tiago Barbosa Ribeiro, André Pinotes Batista, Joana Lima, Carlos Braz e Constança Urbano de Sousa, que votaram a favor, como os restantes partidos com assento parlamentar.
“O cartão do adepto é um atentado às finanças dos clubes e à presunção de inocência de todos os que querem levar as famílias ao futebol”, sublinhou Cotrim de Figueiredo, que acrescentou: “Este parlamento tem a oportunidade de mostrar que pode haver bancadas vazias, mas que aqui não podem existir bancadas vazias de bom senso”.
Assim, para o deputado, “dizer não ao cartão do adepto” ajudaria a “combater a discriminação” e a “evitar o ridículo” da lei, enquanto as propostas do Partido Comunista Português (PCP) e do Chega, que visavam a mesma revogação da portaria que regula o cartão do adepto, terminaram rejeitadas pela bancada parlamentar.
“As consequências são várias e não resolvem nenhum problema. O cartão do adepto não resolve a violência no desporto, o racismo e a xenofobia”, sublinhou a deputada do PCP Alma Rivera, que exigiu “soluções adequadas, proporcionais e eficientes”.
Já André Ventura, deputado único do Chega, pretendia reforçar a videovigilância nos estádios de futebol para combater a violência: “Não é preciso nenhum cartão, nem mais burocracia ou custos. É preciso mais segurança, transparência e videovigilância”.
O cartão do adepto foi, efetivamente, implementado nesta temporada, depois de a interdição de público nos recintos desportivos, devido à pandemia de covid-19, ter adiado a aplicação da portaria, publicada em 26 de junho de 2020.
Este documento, que tem custo de 20 euros e validade de três anos, visa identificar os adeptos que pretendam ocupar as zonas dos estádios habitualmente ocupadas pelas claques dos clubes.
Para a sua obtenção são requeridos nome completo, morada, documento de identificação, número do documento de identificação, data de nascimento, número de identificação fiscal, endereço de correio eletrónico, número de telefone e promotores de espetáculos desportivos que apoia.
Em causa estava, ainda de acordo com a legislação, "controlar e promover as boas práticas de segurança e combater ao racismo, xenofobia e intolerância nos eventos desportivos".
Após a votação de hoje, na generalidade, o assunto terá de ser votado na especialidade e em votação final global.
“Quando a luta é feita de uma forma transparente, sem lóbis, sem patrocínios, sem causas a defender, [então] é uma luta digna, muito justa e só podia ter este resultado”, regozijou-se a presidente da Associação Portuguesa de Defesa do Adepto (APDA), Martha Gens, “a festejar”, minutos após a decisão do parlamento.
Vários elementos da APDA, que se opôs desde o início à lei que implementou o cartão, estiveram na Assembleia da República a assistir à votação, a convite do IL, e ficaram “incrédulos”, assumiu Martha Gens, quando perceberam que a proposta tinha mesmo sido aprovada.
“Isto tem muito de nós. Somos os únicos intervenientes que não obedecem, que são completamente independentes e que têm toda a força para contestar de uma forma muito legítima aquilo que é mais profundo em si, que é a sua própria liberdade”, assumiu, de forma emocionada.
A APDA manifestou-se contra o cartão do adepto mesmo desde antes da sua aprovação e lutou contra a sua implementação, inclusivamente por meios legais, interpondo uma providência cautelar, rejeitada em fevereiro deste ano pelo Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa.
A “liberdade” dos adeptos para apoiarem as suas equipas sem restrições foi uma ‘bandeira’ ao longo da luta e a sua recuperação vale “bem mais do que vários 20 euros”, o preço que era necessário pagar para obter o cartão e que Martha Gens não crê que os quase 3.000 adeptos que o pagaram vão pedir de volta.
“Acho que esses adeptos estão mais contentes com o fim da lei do que outra coisa, não querem propriamente saber dos 20 euros. O fim desta legislação paga bem mais do que vários 20 euros. A felicidade de não termos de pensar que temos as nossas liberdades completamente restringidas vale muito mais do que 20 euros”, concluiu Martha Gens.
- 19:12
- A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou hoje que, apesar do aumento de infeções com o novo coronavírus, o seu impacto tem sido moderado e Portugal está numa situação confortável no que toca ao risco de doença grave.
-
- 16:52
-
No festival Chhath Puja, na Índia, os devotos juntam-se dentro de água para adorar o deus sol
Os devotos indianos hindus juntam-se dentro de água para adorarem o sol poente, enquanto celebram o festival Chhath Puja em Mumbai, na Índia.
-
- 16:49
-
OMS alerta que Europa pode somar mais meio milhão de mortos por covid-19 até fevereiro
A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que a Europa poderá somar mais meio milhão de mortos por covid-19 até ao início de fevereiro se a tendência de crescimento da pandemia continuar no continente.
-
- 16:41
-
Dez chefes de equipa da urgência cirúrgica do Santa Maria demitiram-se
Dez chefes de equipa da urgência de cirurgia geral do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, apresentaram a demissão em bloco esta quarta-feira, avança o ‘Jornal de Notícias’, que teve acesso ao pedido de demissão. Os médicos já pediram uma reunião de urgência com a direção clínica.
-
- 16:41
-
Politécnico de Leiria com dificuldade para pagar salários reclama verba do Governo
O Politécnico de Leiria tem sentido dificuldades para pagar salários e aguarda cerca de um milhão de euros do Governo, disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição.
-
- 16:29
-
Legislativas: Costa aponta “surpresa” geral com crise política portuguesa
O primeiro-ministro português, António Costa, apontou hoje, numa visita a Berlim, a surpresa geral que tem notado fora do país perante a crise política que Portugal atravessa.
-
- 16:21
-
Governo confirma aumentos salariais de 0,9% na função pública
O Governo confirmou hoje a proposta de atualização salarial de 0,9% para a função pública em 2022, disse a presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Helena Rodrigues.
-
- 15:56
-
"Há aqui corpos. Há espíritos aqui e eles querem seguir em frente". Procuradas sepulturas não identificadas em escola no Canadá
O terreno do que foi outrora uma das mais notórias escolas residenciais do Canadá está agora a ser analisado para que possam ser identificadas sepulturas de crianças que para ali foram estudar e nunca mais regressaram a casa.
-
- 14:10
-
Fernando Pimenta denuncia maioria de atletas a recibos verdes precários
O canoísta e duplo medalhado olímpico Fernando Pimenta lamentou hoje que a maioria dos atletas de elite esteja sujeita ao regime de recibos verdes precários, perante a comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, no parlamento.
-
- 14:07
-
Bulgária ativa mecanismo de proteção civil da União Europeia
A Bulgária ativou na terça-feira o mecanismo europeu de proteção civil devido à situação da pandemia de covid-19 no país, tendo pedido nomeadamente medicamentos e dispositivos médicos, disse hoje a Comissão Europeia.
-
- 14:06
-
Suécia: Primeiro-ministro apresenta demissão e ministra das Finanças deverá assumir o cargo
O primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, apresentou hoje a demissão, uma decisão esperada para desencadear o processo de sucessão, no qual a ministra das Finanças, Magdalena Andersson, o deverá substituir, tendo em vista as eleições do próximo ano.
-
- 13:30
-
Futebolista francesa detida por suspeita de organizar ataque contra colega que joga na mesma posição
A futebolista internacional francesa Aminata Diallo, do Paris Saint-Germain, foi hoje detida para interrogatório, por suspeita de ter contratado dois homens para atacarem Kheira Hamraoui, colega de equipa e de seleção, anunciou o clube parisiense.
-
- 13:28
-
Praga de coelhos em Madrid leva população a preocupar-se com doenças parasitárias
Perto de Carabanchel Alto, em Madrid, a população começa a preocupar-se com a quantidade de coelhos que aparecem por todo o lado. Com medo de parasitas que passem para os humanos, algumas escolas tiveram já de encerrar os recreios.
-
- 13:25
-
Covid-19: Gouveia e Melo rejeita regresso à 'task force' e critica “sebastianismo"
O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo não vê com bons olhos o seu regresso à “task force” do processo de vacinação contra a covid-19, rejeitando um “sebastianismo” que não seria saudável para o país.
-
- 12:42
-
COP26: Portugal ausente de compromisso para acelerar fim de veículos poluentes
Um grupo de países e empresas anunciou planos para deixar de produzir automóveis com motores de combustão e dedicar-se aos veículos elétricos até 2040 e, ou mais cedo, em 2035, nos principais mercados, mas Portugal ficou de fora.
-
- 12:38
-
Pandemia já matou pelo menos 5.062.911 pessoas no mundo
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 5.062.911 pessoas em todo o mundo desde dezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência France-Presse com base em fontes oficiais.
-
- 12:17
-
Novo rio de lava da erupção de La Palma chega ao Atlântico
A lava do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, voltou hoje a alcançar as águas do Atlântico perto da praia de Los Guirres, avançou o Ministério dos Transportes e Mobilidade de Espanha através da rede social Twitter.
-
- 10:53
-
Covid-19. Alemanha e Noruega registam recordes diários de novas infeções
A Alemanha e a Noruega registaram nas últimas 24 horas novos recordes de casos do SARS-CoV-2, informaram os institutos públicos de saúde dos dois países.
-
- 10:52
-
Exposição demonstra como visão da Europa exige confronto com colonialismo, ditadura e genocídio
A memória da Europa e o "mito do europeísmo" são mote para uma exposição, a inaugurar no próximo dia 17, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), em Lisboa.
-
- 10:00
-
COP26: Primeiro rascunho das conclusões expressa “alarme e preocupação”
Os participantes nas negociações climáticas das Nações Unidas estão a avaliar uma primeira versão de uma conclusão da 26.ª conferência do clima das Nações Unidas (COP26), a decorrer em Glasgow, que destaca “alarme e preocupação” sobre o aquecimento global.
-
- 09:47
-
O Estado manda pagar, a malta engana-o
O Estado não deveria ser entendido como nosso inimigo mas como sendo o conjunto de pessoas que constituem a república portuguesa.
-
- 08:59
-
A meio do primeiro período, há ainda milhares de alunos sem professores
Segundo dados do Ministério da Educação, há pelo menos 60 horários completos por preencher — o que significa que milhares de alunos ainda não têm todos os professores a meio do primeiro período de aulas.
-
- 06:52
-
Revista de imprensa: Luís Filipe Vieira quer voltar e o arranque do Autovoucher
Os principais destaques nos jornais desta quarta-feira, dia 10 de novembro.
-
- 06:29
-
Está a pensar em abastecer? AUTOvoucher entra hoje em vigor
O apoio de 10 cêntimos por litro de combustível até a um máximo mensal de 50 litros pode começar a ser usado a partir de hoje pelos consumidores que já se encontrem registados na plataforma ‘IVAucher’.
-