O que se sabe sobre a morte da criança em Setúbal
Quem é a criança?
A menina, de seu nome Jéssica, tinha 3 anos, e vivia com a mãe e o padrasto em Setúbal.
Como ocorreu a morte?
A morte da menina ocorreu na segunda-feira, depois de a mãe ter ido buscá-la a casa da suspeita, identificada pela progenitora às autoridades como ama da criança.
De acordo com a mãe, a menina esteve cinco dias ao cuidado da mulher e tinha sinais evidentes de maus-tratos, como hematomas, pelo que foi chamada a emergência médica.
A criança foi assistida na casa da mãe e transportada ao Hospital de São Bernardo, onde foi sujeita a manobras de reanimação, mas não sobreviveu aos ferimentos.
Nos cinco dias em que a criança permaneceu na casa dos detidos, terá sofrido maus-tratos severos.
Apesar de haver algumas suspeitas iniciais de eventuais agressões sexuais contra a criança, esses indícios não foram confirmados na autópsia realizada na quarta-feira.
Quem são os suspeitos?
Entre as três pessoas detidas por suspeita do homicídio estão uma mulher, a quem a mãe da criança devia dinheiro, inicialmente identificada como ama, o marido e a filha desta suspeita. O homem tem 58 anos e duas mulheres, 52 e 27 anos, respetivamente.
Os três detidos são suspeitos dos crimes de rapto, extorsão, ofensas à integridade física e homicídio qualificado.
De acordo com declarações à agência Lusa do coordenador da Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal, João Bugia, a mãe da menina foi “ardilosamente enganada” e levada a entregar a filha por conta de uma dívida de 400 euros que tinha para com a suspeita. “A mulher agora detida convenceu a mãe a levar a criança a sua casa com o pretexto de que a menina poderia ficar a brincar com a neta, da mesma idade, enquanto conversavam sobre a dívida”, disse.
O coordenador indicou que os suspeitos serão presentes a tribunal hoje à tarde ou na sexta-feira.
A criança estava referenciada?
A menina foi referenciada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) e era seguida pela Segurança Social.
Segundo o Jornal de Notícias, não havia, contudo, processo na CPCJ de Setúbal.
À publicação, Isabel Braz, presidente da CPCJ de Setúbal, revelou que após a comunicação da situação de perigo foi aberto processo, mas que este foi posteriormente remetido aos serviços do Ministério Público da Comarca de Setúbal.
O que disse o Governo e o Presidente da República?
A ministra da Presidência manifestou-se hoje chocada com o caso da morte da criança de Setúbal, sublinhando que a crescente proteção das crianças tem sido um dos “eixos fundamentais das transformações” no combate à violência doméstica.
Já o Presidente da República pediu que se retirem lições sobre o “acompanhamento dos mais frágeis” e se faça uma reflexão sobre a miséria moral.
- 18:16
- Bombeiros e PSP foram chamados ao velório da menina de três anos morta em Setúbal, a decorrer à porta fechada na Capela da Anunciada, em Setúbal. Cerimónia foi marcada por confrontos.
-
- 17:56
-
Eurovisão não será na Ucrânia. Risco de ataques aéreos e de mortes em massa na origem da decisão
A organização do festival da Eurovisão justificou hoje em comunicado a decisão de não realizar a próxima edição na Ucrânia.
-
- 17:24
-
Supremo dos EUA invalida lei que restringia porte de armas em público em Nova Iorque
O Supremo Tribunal norte-americano derrubou hoje uma lei de Nova Iorque que estabelecia limites restritos ao porte de armas fora de casa, numa decisão que foi considerada uma "vitória" pelo poderoso 'lobby' 'National Rifle Association'.
-
- 17:18
-
Quase 40 mil documentos. Papa manda publicar na internet arquivos sobre perseguição a judeus no Holocausto
O Papa Francisco ordenou a publicação na internet de milhares de arquivos sobre a perseguição dos judeus no Holocausto, durante o pontificado de Pio XII (1939-1958), tradicionalmente acusado de ter sido fraco face aos crimes.
-
- 16:57
-
Supremo anula entrega para adoção de recém-nascido encontrado no lixo em Lisboa
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) revogou hoje o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), que tinha decidido entregar a uma instituição para futura adoção, a criança encontrada em 2019 num contentor de lixo, em Lisboa.
-
- 16:36
-
Cristiano Ronaldo entra no mundo dos NFTs com parceria exclusiva com a Binance
O atleta português do Manchester United fechou uma parceria com a plataforma de criptomoedas.
-
- 15:55
-
Exame de Economia: veja aqui o enunciado e os critérios de correção
O exame nacional de Economia do 11.º ano, para o qual estavam inscritos 13.531 alunos, decorreu esta manhã. Consulte aqui os critérios de correção da prova.
-
- 15:32
-
Sporting regula relacionamento com duas claques para a próxima época
O Sporting celebrou hoje protocolos com a Juventude Leonina e Brigada Ultras Sporting que regulam o relacionamento do clube e da sua SAD com os Grupos Organizados de Adeptos (GOA) durante a época desportiva 2022/2023.
-
- 14:14
-
Conselho de Ministros prolonga apoio ao cabaz alimentar até agosto
O prolongamento do apoio de 60 euros para famílias vulneráveis será pago em julho aos beneficiários da tarifa social e da eletricidade e, em agosto, a quem recebe prestações sociais mínimas, disse hoje a ministra do Trabalho.
-
- 14:10
-
Portugal regista 328 casos de infetados por varíola-dos-macacos
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou hoje mais 11 casos de infeção pelo vírus Monkeypox (conhecido como 'varíola-dos-macacos') desde quarta-feira, elevando para 328 o número total de pessoas infetadas em Portugal.
-
- 11:32
-
Está à procura de casa para comprar? Preços da habitação subiram quase 13% no início de 2022
O índice de preços da habitação (IPHab) cresceu 12,9%, no primeiro trimestre, face ao mesmo período de 2021, mais 1,3 pontos percentuais do que no trimestre anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgados.
-