O que está a acontecer em Kherson, na Ucrânia?
Autoridades pró-russas instaladas em Kherson, no sul da Ucrânia, ordenaram hoje que todos os residentes abandonassem "imediatamente" a cidade antes de um avanço das forças ucranianas.
Como chegou o aviso?
Numa mensagem no Telegram, as autoridades pró-Kremlin apelaram aos civis daquela que é uma das das principais áreas urbanas ocupadas pelos invasores no início da guerra que utilizem barcos para atravessar o rio Dnieper, para se dirigirem em direção a territórios controlados pela Rússia.
Porquê abandonar o território?
As forças russas citaram uma situação de tensão e uma alegada ameaça de bombardeamentos e “ataques de terror” por Kiev.
Quando começou a contra-ofensiva ucraniana nesta região recentemente anexada por Moscovo?
Em 13 de outubro, o governador interino da região de Kherson nomeado por Moscovo, Vladimir Saldo, pediu à população civil da parte desse território que se encontra na margem direita do Dnieper que se dirigisse para a outra margem, perante o avanço das tropas ucranianas.
Esta quarta-feira, quando começou a retirada organizada, Saldo afirmou que, no primeiro dia, mais de 7.000 cidadãos foram transportados em ‘ferries’ para a margem esquerda do rio Dnieper.
No total, as autoridades pró-russas pretendem retirar entre 50.000 e 60.000 habitantes num prazo de seis dias.
Além disso, já instalaram as estruturas do poder da administração civil e militar fora da capital regional, também do outro lado do rio.
Os ‘contra-ataques’ ucranianos em zonas fronteiriças russas estão a tornar-se mais frequentes e ainda esta semana as autoridades de Kursk e Belgorod relataram a destruição de uma subestação elétrica e de uma estação ferroviária.
As forças ucranianas atacaram, na sexta-feira, rotas de reabastecimento militares da Rússia em Kherson, tendo em vista um ataque em larga escala às posições russas na região.
Kyrylo Tymoshenko, conselheiro da presidência ucraniana, afirmou que “88 localidades foram retomadas” até agora às forças russas na região de Kherson, mais 13 do que o anterior balanço da ofensiva na região por Kiev.
Há vítimas mortais?
As autoridades russas alegaram a morte de quatro pessoas, incluindo dois jornalistas, durante um bombardeamento noturno numa ponte em Kherson.
O exército ucraniano negou ter alvejado civis: “Não estamos a atingir as infraestruturas essenciais, não estamos a atingir assentamentos pacíficos e a população local”, disse uma porta-voz, Natalia Goumenyuk.
A porta-voz do comando operacional da Ucrânia no sul do país garantiu que a ponte Antonivskyi foi atingida apenas após as 22:00 locais, hora de recolher obrigatório para a população civil.
- 19:06
- A informação foi confirmada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 18:54
-
Espanha envia aviões e militares para ajudar na proteção do flanco oriental da NATO
Espanha vai enviar, nos próximos dois meses, seis caças Eurofighter para a Bulgária e oito F18M para a Roménia, para ajudar na vigilância do espaço aéreo e auxiliar na proteção do flanco oriental da NATO.
-
- 18:36
-
Ex-presidente chinês foi retirado do congresso do PCC porque "não se sentiu bem"
O ex-presidente chinês Hu Jintao foi hoje subitamente retirado da cerimónia de encerramento do 20.º Congresso do Partido Comunista Chinês (PCC) porque "não se estava a sentir bem", de acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua.
-
- 18:31
-
“Verdade Social”, a rede de Trump que não é uma coisa nem outra
As redes sociais de cariz político declarado são o novo fenómeno, para ultrapassar a moderação que as redes tradicionais tiveram de introduzir. Por ora o seu alcance é reduzido, mas não se sabe onde irão parar.
-
- 17:34
-
Mais de um milhão de casas sem eletricidade na Ucrânia, diz conselheiro de Zelensky
Mais de um milhão de habitações estão sem eletricidade na Ucrânia, na sequência de ataques russos às infraestruturas elétricas do país, adiantou hoje um conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Kyrylo Timochenko.
-
- 17:09
-
Depressão Beatrice traz chuva, trovoada, vento forte e agitação marítima
Uma depressão com a denominação Beatrice, que afeta Portugal continental desde a última madrugada, deverá permanecer no território até ao final de domingo com chuva, trovoada e vento forte, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 15:08
-
Possível (re)candidatura? Boris Johnson interrompe férias nas Bahamas e regressa ao Reino Unido
O ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson regresso neste sábado a Londres após um período de férias, adensando os rumores de uma candidatura para voltar a ocupar o posto de chefe de Governo após a renúncia de Liz Truss.
-
- 13:49
-
Eleições no Brasil: Religiosos sob pressão enquanto Igreja Católica resiste a tomar partido
Clérigos da Igreja Católica no Brasil estão a sofrer pressões, ameaças e críticas para assumirem um lado político na polarização que divide o país na eleição presidencial disputada entre o atual Presidente, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente Lula da Silva.
-
- 12:43
-
Moto GP: Miguel Oliveira teve "dia para esquecer" em Sepang
O piloto português Miguel Oliveira (KTM) admitiu hoje ter tido "um dia para esquecer" na qualificação para o Grande Prémio da Malásia de MotoGP, em Sepang, palco da 19.ª e penúltima prova do Mundial de 2022.
-
- 11:25
-
Itália: Meloni toma posse como primeira-ministra jurando cumprir a Constituição
A líder dos Irmãos de Itália (de extrema-direita), Giorgia Meloni, tomou hoje posse como primeira-ministra, tornando-se a primeira mulher a assumir este cargo na história do país.
-
- 11:16
-
Jerónimo considera "repugnante" artigo que põe em causa as suas origens operárias
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, apelidou de “repugnante” uma notícia que colocou em causa as suas origens como operário, lembrando que o seu percurso “prova outra coisa”.
-
- 10:30
-
Sobrevivente de cancro nos EUA processa a L'Oréal por produtos para o cabelo
Uma sobrevivente de cancro de útero nos Estados Unidos apresentou nesta sexta-feira um processo civil contra a L'Oréal, após a publicação de um estudo que estabelece relação entre os produtos que ela usou para alisar o cabelo durante décadas e a doença.
-
- 10:13
-
Pais de crianças nascidas em 2022 recebem apoio de 50 euros pela Segurança Social
Os 50 euros atribuídos a dependentes no âmbito do pacote de medidas de apoio às famílias é pago pela Segurança Social no caso das crianças nascidas entre janeiro e setembro de 2022, cujos pais tenham recebido prestação de parentalidade.
-
- 09:50
-
Não consegue receber os 125 euros? Fisco esclarece como resolver problemas com IBAN
Os contribuintes que tenham detetado a existência de problemas com o seu IBAN no Portal das Finanças devem verificar qual o número da conta bancária que têm indicada e atualizá-lo.
-