O que se sabe sobre o subsídio de 240 euros que o Estado vai dar às famílias mais vulneráveis?
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje o pagamento de uma prestação extraordinária de 240 euros para um milhão de famílias que recebem prestações mínimas ou que beneficiem da tarifa social da energia.
A medida será aprovada em Conselho de Ministros na quinta-feira e foi anunciada durante uma entrevista à revista Visão, que será divulgada na íntegra, também, na quinta-feira.
O que disse exatamente o primeiro-ministro?
“Esta semana, o Conselho de Ministros vai aprovar um outro aumento, para as famílias mais vulneráveis, de uma prestação extraordinária de 240 euros, que corresponde a um esforço muito grande, tendo em conta aquilo que foi a evolução da inflação neste segundo semestre”, revelou o chefe do Governo à Visão.
“A inflação é muito desigualitária nos seus efeitos”, argumentou o líder do executivo, salientando que “os preços têm subido para todos”, mas nem todos têm “a mesma capacidade de acomodar a subida dos preços”.
Quem é que é abrangido por este subsídio extraordinário?
Este novo apoio extraordinário abrange o mesmo universo de pessoas que já foram contempladas em duas prestações extraordinárias, este ano, em duas tranches de 60 euros cada, no final dos primeiro e segundo trimestres, acrescenta a Visão no artigo que acompanha o trecho da entrevista hoje revelado.
Trata-se dos cidadãos abrangidos pela tarifa especial de eletricidade ou por prestações mínimas, sendo consideradas prestações sociais mínimas o complemento solidário para idosos, o rendimento social de inserção, a pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez, o complemento da prestação social para a inclusão, a pensão social de velhice e o subsídio social de desemprego.
Quando é que este subsídio vai chegar aos bolsos das famílias?
De acordo com António Costa, este apoio começa a ser pago no dia 23 de dezembro, até ao final do ano.
Quando é que se conhecerão todos os detalhes acerca deste subsídio?
Na quinta-feira, após aprovação da distribuição do valor por estas famílias, deverão ser conhecidos todos os detalhes que envolvem esta medida de apoio à população.
Como reagiu a oposição ao Governo perante este anúncio?
- Iniciativa Liberal
A IL defendeu que ao existir um milhão de famílias vulneráveis a necessitar de um novo apoio extraordinário “revela um falhanço total das medidas económicas e sociais” que o PS tem adotado, considerando “absolutamente lamentável” esta “pobreza recorrente e persistente”.
- Chega
O presidente do Chega considerou positivo o apoio extraordinário de 240 euros para um milhão de famílias, anunciado hoje pelo primeiro-ministro, mas defendeu que a "classe média" também deve ser contemplada.
- Bloco de Esquerda
O Bloco de Esquerda acusou o Governo de optar por uma “política de apoios para rejeitar o essencial”, defendendo que com a valorização das pensões e dos salários se protegem as famílias dos efeitos da inflação.
- PCP
O PCP alertou que a inflação “não é problema de um único mês” e apelou ao Governo que tome medidas estruturais como o aumento dos salários e a fixação de preços de bens e serviços essenciais.
- PSD
O líder do PSD, Luís Montenegro, congratulou-se com o anúncio do primeiro-ministro do pagamento de uma prestação extraordinária de 240 euros aos mais desfavorecidos, considerando que vem “dar razão àquilo que o PSD disse há meio ano”.
- PAN
O PAN considerou que, apesar de a nova prestação extraordinária de 240 euros para famílias vulneráveis ser significativa, esta “não tem um caráter estrutural e mais prolongado” como era necessário, defendendo que “é preciso ir mais longe” nas medidas.
- 16:42
- No início de novembro, sinalizámos a estreia da nova temporada de "The White Lotus" com um episódio especial do nosso podcast — era simplesmente impossível ignorar o regresso do resort de luxo mais famoso do entretenimento. O mesmo acontece agora: é impossível não falar sobre aquele episódio final,
-
- 15:09
-
Kosovo formaliza pedido de adesão à União Europeia
Os principais líderes políticos do Kosovo assinaram hoje em Pristina o pedido de adesão à União Europeia (UE) da antiga província sérvia, num dia que consideram "histórico" mas que implica um "longo caminho".
-
- 14:32
-
Vai viajar para o Natal? Tripulantes da TAP esclarecem que nova greve não se vai realizar até 27 de dezembro
Os tripulantes da TAP não vão realizar qualquer dia de greve até 27 de dezembro, esclareceu hoje o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo e da Aviação Civil (SNPVAC), lembrando a "diáspora portuguesa" que visita as suas famílias.
-
- 14:26
-
Erdogan revela que mantém diálogo com Putin e Zelensky e que continua a acreditar num acordo de cessar-fogo
O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse hoje que ainda está confiante na possibilidade de alcançar um cessar-fogo na Ucrânia, mantendo o diálogo com os líderes russo e ucraniano.
-
- 13:38
-
Mau tempo: Governo assegura que está a ser feito um levantamento das necessidades de intervenção em infraestruturas
O ministro das Infraestruturas disse hoje que a Infraestruturas de Portugal (IP) está a fazer o levantamento das necessidades de intervenção, na sequência da chuva intensa dos últimos dias, que provocou estragos e cortes de estradas.
-
- 13:10
-
Tréguas no Natal ou no Ano Novo fora de questão, diz Kremlin
Umas eventuais tréguas nos combates no terreno entre as tropas russas e ucranianas no Natal ou Ano Novo estão fora de questão, declarou hoje o Kremlin, que continua a justificar a ofensiva com a necessidade de proteger a população.
-
- 12:48
-
China admite que mantém esquadras no estrangeiro, mas "sem atividade policial"
A China reconheceu hoje que mantém "esquadras de polícia de serviço" no estrangeiro, mas negou que tenha exercido "atividade policial", como denunciaram organizações de defesa dos Direitos Humanos incluindo em Portugal, acusando Pequim de perseguir dissidentes além-fronteiras.
-
- 12:32
-
Pedida indemnização milionária ao Facebook por propagação da violência em África
Uma ação judicial coletiva foi apresentada hoje no Quénia contra a empresa-mãe do Facebook, Meta, sobre o papel da plataforma na propagação da violência em África e que inclui um pedido de indemnização de 2 mil milhões de euros.
-
- 11:15
-
António Costa anuncia apoio de 240 euros para famílias vulneráveis
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje o pagamento de uma prestação extraordinária de 240 euros para um milhão de famílias que recebem prestações mínimas ou que beneficiem da tarifa social da energia.
-
- 10:48
-
“Todas as famílias” desalojadas “terão respostas no quadro dos programas do Governo”, garante Pedro Nuno Santos
O ministro das Infraestruturas e da Habitação garantiu hoje que “todas as famílias” desalojadas na sequência das intempéries dos últimos dias “terão respostas no quadro dos programas do Governo”, depois da identificação feita pelos municípios.
-
- 09:42
-
Modric diz que triunfo argentino começou com erros do árbitro
O capitão da Croácia, Luka Modric, afirmou hoje que a vitória da Argentina (3-0), nas meias-finais do Mundial2022 de futebol, começou a ser construída com dois erros de arbitragem e que, a partir daí, foi difícil regressar ao jogo.
-
- 06:58
-
Repórteres Sem Fronteiras conta 533 jornalistas detidos este ano, num recorde mundial
A organização não-governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF) indicou hoje que 533 jornalistas foram detidos, este ano, em todo o mundo, um número que representa um novo máximo.
-