Portugal está de olhos postos na China. A covid-19 está a piorar?
Pequim anunciou, na quarta-feira, o fim das quarentenas obrigatórias à chegada ao país, a partir de 8 de janeiro, no último vestígio da política “zero covid”, que, durante quase três anos, manteve a China fechada ao mundo desde que a pandemia começou.
Embora o governo chinês tenha deixado de publicar o número de casos diários, funcionários em várias cidades estimaram que centenas de milhares de pessoas foram infetadas, ao mesmo tempo que hospitais e crematórios estão sobrecarregados em todo o país.
O que está a acontecer?
Com o vírus agora livre para circular entre quase um quinto da população mundial, muitos países e especialistas temem que a China se esteja a tornar um terreno fértil para novas variantes.
Cada nova infeção aumenta as hipóteses do vírus sofrer uma mutação, disse Antoine Flahault, director do Instituto de Saúde Global da Universidade de Genebra.
“O facto de 1,4 mil milhões de pessoas serem subitamente expostas ao SARS-CoV-2 cria obviamente condições favoráveis ao aparecimento de variantes”, disse à agência de notícias France-Presse (AFP).
Com isto, vai haver mais cuidado nas fronteiras?
Vários países anunciaram já que vão tornar obrigatório o teste à covid-19 para os viajantes oriundos da China para evitar que o vírus se espalhe no caso de virem a existir novas variantes.
Índia, Taiwan, Japão, Malásia e Estados Unidos foram os primeiros a anunciar esta medida.
Na Europa, o governo espanhol anunciou também o estabelecimento de “controlos nos aeroportos” para os viajantes com origem na China, para garantir que não são portadores do vírus que provoca a doença da covid-19. Itália está a ponderar seguir a mesma medida, que já está implementada na região da Lombardia.
Esta tarde, França seguiu o mesmo caminho e o Reino Unido também se prepara para pedir teste aos viajantes que chegam da China.
O que diz a Comissão Europeia?
A Comissão Europeia reconheceu o aumento “alarmante” de casos de covid-19 na China e recomendou medidas de vigilância aos Estados-membros, como a sequenciação de amostras.
Numa carta enviada aos ministros da saúde dos 27 países da União Europeia e citada pela Europa Press, a Comissária Europeia da Saúde, Stella Kyriakides, diz que Bruxelas está “atenta aos desenvolvimentos”, assume que é necessário estarem preparados, embora, por enquanto, não existam medidas comuns.
Portugal vai adotar novas medidas?
“Os Ministérios da Saúde, da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros estão a preparar a adoção, nos aeroportos, de medidas de controlo dos passageiros oriundos da China, que serão implementadas se e quando se revelarem necessárias”, adiantou à agência Lusa Manuel Pizarro.
Segundo disse o governante, o Governo está a acompanhar a evolução da covid-19 na China, que “constitui um motivo de preocupação”, mantendo um “diálogo estreito com os outros países europeus, designadamente no quadro da União Europeia e com os organismos sanitários internacionais”.
De acordo com Manuel Pizarro, há apenas um voo direto semanal que aterra em Portugal proveniente da China, mas está a ser avaliada a possibilidade de medidas de controlo de passageiros de voos com escalas noutros países.
“Não faz sentido nenhum obrigar as pessoas a controlos repetidos. Se vier a ser necessário fazer este controlo, faz sentido garantir que todos foram controlados pelo menos num local, neste caso terá de ser feito em Portugal se não for feito noutro sítio”, adiantou o ministro.
É caso para alarmismo?
De acordo com o governante, o Ministério da Saúde está a acompanhar esta situação “com toda a prudência e com todo o cuidado, mas não há nenhum motivo de alarmismo”.
“Temos hoje uma situação muito diferente do que tínhamos anteriormente. Temos a população vacinada, sobretudo a população vulnerável, com uma altíssima taxa de vacinação, e temos um conhecimento sobre a covid-19 muito diferente do conhecimento do passado”, salientou.
Para Manuel Pizarro, a situação em Portugal “justifica atenção, monitorização, informação e preparação, mas nada mais do que isso”, alegando que, nesta altura, “qualquer alarmismo seria completamente injustificado”.
O ministro da Saúde garantiu ainda que o Instituto Ricardo Jorge continua a monitorizar e evolução do coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a covid-19, não se registando “nenhuma novidade do ponto de vista dos serótipos dos vírus que estão em circulação”.
“Essa é uma monitorização que tem de ser feita sempre e que também será feita, de forma aleatória, aos passageiros que vêm do território chinês. Essa componente da monitorização faz parte integral e inamovível do nosso programa de vigilância para garantir segurança às pessoas”, sublinhou o ministro.
Também a Direção-Geral da Saúde, no seu relatório semanal sobre os vírus respiratórios, reconhece que o aumento do número de casos diários de infeção por SARS-CoV-2 na China nos últimos dias é uma situação que “deve ser acompanhada de perto nas próximas semanas”.
*Com Agência Lusa
- 19:54
- O estado do tempo no fim de semana vai agravar-se, com chuva e vento no Minho e Douro Litoral a partir da tarde de sábado, estendendo-se ao restante território continental ao longo do dia de domingo, segundo o IPMA.
-
- 19:47
-
Governo mantém apoios aos combustíveis em janeiro
O Ministério das Finanças confirmou que o Governo vai manter os apoios aos combustíveis durante o mês de janeiro.
-
- 19:06
-
Bolsonaro viaja para os EUA a dois dias da posse de Lula como presidente do Brasil
O ainda Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, partiu hoje para os Estados Unidos, a dois dias da cerimónia de posse de Lula da Silva como chefe de Estado, durante a qual deveria passar a faixa presidencial ao seu sucessor.
-
- 18:26
-
Mau tempo: Proteção Civil alerta para possíveis inundações e deslizamentos de terras
A Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de inundações, deslizamento de terras e lençóis de água nas estradas devido às previsões de chuva e vento forte a partir de sábado, principalmente nas regiões do Norte e Centro.
-
- 17:19
-
Cidadão comum pode pedir anulação do acordo entre TAP e Alexandra Reis
Qualquer pessoa pode participar ao Ministério Público a conduta omissiva da administração da TAP e do governo e reclamar a declaração de nulidade do acordo/negócio entre a companhia aérea e a sua ex-administradora Alexandra Reis.
-
- 16:57
-
Bolsonaro nega apoiar atos violentos e pede oposição de seguidores a Lula da Silva
O Presidente cessante do Brasil, Jair Bolsonaro, que será substituído no domingo por Luiz Inácio Lula da Silva, reprovou hoje a atuação de apoiantes radicais que cometeram atos de violência, mas pediu aos seus seguidores que façam "forte oposição" ao novo Governo.
-
- 16:06
-
Porto, Gaia e Matosinhos cancelam festejos de Ano Novo devido ao mau tempo
As celebrações de Ano Novo no Porto, Gaia e Matosinhos foram canceladas devido ao agravamento das condições meteorológicas, com chuva forte, vento e agitação marítima, foi hoje revelado.
-
- 14:49
-
TAP: Medina desconhecia indemnização e afasta responsabilidades na demissão de Pedro Nuno Santos
O ministro das Finanças, Fernando Medina, afirmou hoje que desconhecia a indemnização dada pela TAP à ex-secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, e afastou qualquer responsabilidade na demissão de Pedro Nuno Santos.
-
- 14:45
-
Cinquenta pessoas sem-abrigo e 46 em habitação precária acolhidas em Lisboa devido ao mau tempo
Cinquenta pessoas em situação de sem-abrigo, incluindo 47 migrantes timorenses, foram acolhidas em Lisboa, na sequência do mau tempo registado este mês, que também obrigou a soluções alternativas de habitação para 46 pessoas, segundo informação municipal.
-
- 13:15
-
Gripe com atividade crescente. Planos de contingência devem continuar ativados, diz DGS
Portugal regista uma atividade de gripe crescente, adianta o relatório sobre os vírus respiratórios da Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomenda a manutenção dos planos de contingência para responder ao aumento da procura dos serviços de saúde.
-
- 13:01
-
Mau tempo: Viana do Castelo, Braga e Porto sob aviso laranja devido a chuva forte na manhã de domingo
Os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto vão estar, na manhã de domingo, sob aviso laranja devido à previsão de “chuva persistente e por vezes forte”, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-
- 12:54
-
Força Aérea vai sobrevoar capitais de distrito e deseja "excelente descolagem para 2023"
Uma parelha de F-16M da Força Aérea vai sobrevoar as capitais de distrito ao longo da manhã de sábado, desejando aos portugueses "boas festas e uma excelente descolagem para 2023".
-
- 12:53
-
Enfermeiros acusam IPO Lisboa de discriminação, que garante estar "a analisar todas as situações, caso a caso"
Mais de 65 enfermeiros do IPO de Lisboa acusam a instituição de os excluir das regras referentes à progressão da carreira aprovadas este ano, uma situação que a tutela está a analisar.
-
- 12:40
-
Papa Bento XVI "estável", mas situação é grave e irreversível
O estado de saúde de Bento XVI mantém-se estável e hoje o Papa emérito assistiu a uma missa, mas a sua equipa médica considera que a sua situação é grave e irreversível.
-
- 11:31
-
Inflação desce para 9,6% em dezembro
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) baixou para 9,6% em dezembro, face aos 9,9% de novembro, segundo a estimativa rápida avançada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
-
- 09:07
-
Inês Castel-Branco, Mariana Duarte Silva e uma Lisboa que une o cinema ao Village Underground
Neste episódio, passeamos a Inês Castel-Branco e Mariana Duarte Silva por Lisboa, do Saldanha ao Village Underground. Lisboa e os Lisboetas é um podcast produzido pela MadreMedia que vai levá-lo a conhecer os recantos da nossa capital. Em cada episódio, o anfitrião José Sá Fernandes e um (ou mais) c
-
- 08:40
-
Operação "Ano Novo": 49 detidos por conduzirem com excesso de álcool, 26 dos quais com taxas consideradas crime
A GNR deteve nas últimas 24 horas 49 pessoas por excesso de álcool no sangue, 26 das quais com valores considerados crime, e outras 14 por conduzirem sem carta.
-
- 07:33
-
A morte de Pelé pelo mundo fora. Veja as capas dos jornais
A morte do ex-futebolista tem sido sentida um pouco por todo o mundo. Vários jornais europeus chamaram hoje para a capa o adeus a Pelé, evocando, unanimemente, o 'Rei', que morreu na quinta-feira, aos 82 anos.
-
- 06:33
-
Blocos de parto das Caldas da Rainha, Loures, Barreiro, Beja e Portimão fechados no Ano Novo
Os blocos de parto dos hospitais de Caldas da Rainha, Loures, Barreiro e Beja encerram às 08:00 de hoje e reabrem segunda-feira de manhã, no âmbito do plano da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
-
- 18:59
-
Pelé, o rei do futebol que já o era antes de o ser
Nasceu Edson, morreu Pelé. Para muitos o melhor futebolista de sempre, Pelé marcou uma era do futebol e colocou o Brasil nos pícaros do desporto sobre o qual reinou. Com quase tantos golos como jogos na carreira, o avançado brasileiro ajudou a fazer do Santos uma potência doméstica e internacional.
-