Vai fazer (muito) frio em Portugal. Porque é que essa é uma questão de vida ou morte?
Os 18 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Porquê?
Normalmente associamos os avisos do IPMA aos incêndios ou à chuva. Para esta semana, não se prevê nem uma coisa nem outra, mas as temperaturas mínimas previstas para entre os 5º e -6º assim obrigam.
Esta “descida acentuada dos valores de temperatura até segunda-feira, dia 23”, deve manter-se “sem alterações significativas até ao final da semana” e não há previsão de chuva, ainda segundo o instituto meteorológico.
Na segunda-feira, de acordo com o IPMA, a “temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre 0º e 5° C, sendo inferior no interior Norte e Centro, onde irá baixar até valores entre 0 e -6° C”, prevendo-se igualmente a formação de geada.
A temperatura máxima também vai descer, “prevendo-se na generalidade do território valores entre 10º e 15°C e, no interior Norte e Centro, valores entre 5º e 10° C”.
Mas é normal fazer frio no inverno. Qual é a diferença aqui?
Recordemos um relatório datado de 2021 do Instituto Ricardo Jorge, onde se aponta que, naquele ano, as baixas temperaturas foram responsáveis por 24% dos óbitos em janeiro. Ou seja, um quarto das mortes reportadas foram causadas pelo frio. Se é verdade que esses valores foram obtidos num ano de pandemia, é igualmente verdade que esse fenómeno já tem sido estudado há mais tempo, pré-covid.
Além disso, não esqueçamos que o real problema é que os portugueses não sofrem apenas com o frio fora de casa, mas também dentro. Uma reportagem da Rádio Renascença datada de 2022, citando um inquérito conduzido pelo Portal da Construção Sustentável, mostrou um dado impressionante: apenas um em cada 10 portugueses se sente confortável dentro de casa, devido ao frio ou ao calor.
Tal deve-se à precariedade da construção em Portugal, o que se traduz na honra dúbia de seremos um dos países com maior pobreza energética da Europa. É que se as casas mal protegem do frio, tal obriga a recorrer a aquecimento das mais diversas formas — de lareiras a aparelhos —, o que pesa na fatura das famílias.
Junte-se a estas circunstâncias o atual momento inflacionário do país, com os salários incapazes de crescer ao ritmo do aumento do custo de vida, e percebe-se que temos em mãos um cocktail particularmente perigoso, onde há portugueses que podem ter de escolher entre comprar o que comer e aquecer a casa.
O que é que eu posso fazer?
A Direção-Geral da Saúde publicou na passada semana uma lista de recomendações para lidar com o frio com que nos vamos debater:
- Evitar “a exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura";
- Usar várias camadas de roupa;
- Proteger as extremidades do corpo com luvas, gorro, cachecol, meias e calçado quente e antiderrapante;
- Manter o corpo hidratado, ingerindo sopas e bebidas quentes e evitar o álcool, que proporciona “uma falsa sensação de calor”;
- Verificar o estado de funcionamento dos equipamentos de aquecimento;
- No caso de utilização de braseiras ou lareiras, garantir uma adequada ventilação das habitações, renovando o ar;
- Reduzir ao máximo a prática de atividades no exterior;
- Seguir as recomendações do médico assistente, garantindo a toma adequada de medicação para doenças crónicas;
- Adotar uma condução defensiva, uma vez que poderão existir locais na estrada com acumulação de gelo
A autoridade da saúde alerta também para a necessidade de prestar atenção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas sem-abrigo.
E, por fim, não se esqueça: muito cuidado quanto às braseiras e lareiras, já que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte.
- 21:47
- A Alemanha vai deixar a Polónia entregar blindados Leopard à Ucrânia, que tem feito pressões para os receber, se Varsóvia pedir essa autorização, anunciou hoje a chefe da diplomacia alemã Annalena Baerbock.
-
- 21:08
-
Portugal perde com a Suécia e falha quartos de final do Mundial de andebol
A seleção portuguesa falhou hoje a qualificação para os quartos de final do Mundial de andebol, ao perder com a bicampeã europeia Suécia, por 32-30, na terceira e última jornada do Grupo II da ronda principal.
-
- 20:58
-
Rui Rocha, o consultor que só precisou de dois anos para chegar à presidência da Iniciativa Liberal
Com o objetivo de conduzir o partido aos 15% e romper o bipartidarismo, o deputado há menos de um ano Rui Rocha chega a líder da IL com o cunho de João Cotrim Figueiredo e assume-se como combativo.
-
- 20:39
-
Partidos reagem à eleição de Rui Rocha. PS afastou, PSD saudou e Chega avisou
Entre saudações, avisos e reparos, os partidos convidados a comparecer à VII Convenção Nacional da IL reagiram à eleição de Rui Rocha como novo presidente dos liberais.
-
- 20:29
-
Venceu, mas ficou em branco. Cristiano Ronaldo fez a estreia oficial pelo Al Nassr
Cristiano Ronaldo estreou-se hoje em jogos oficiais pelo Al Nassr, no triunfo caseiro sobre o Al Ettifaq (1-0), para a Liga de futebol da Arábia Saudita, mas ficou em branco, num encontro decidido pelo brasileiro Talisca, ex-Benfica.
-
- 20:28
-
Presidente francês admite envio de blindados para a Ucrânia, mas impõe condições
O Presidente francês, Emmanuel Macron, admitiu hoje o envio de blindados franceses Leclerc para a Ucrânia, exigindo que sejam satisfeitas três condições, incluindo a da não escalada do conflito.
-
- 19:36
-
Arsenal vence United por 3-2 com golo ao minuto 90 e mantém distância para o City
Um golo ao minuto 90 garantiu hoje o triunfo por 3-2 do Arsenal sobre o Manchester United, na 21.ª jornada da liga inglesa, e mantém a equipa londrina com cinco pontos sobre o City na liderança da prova.
-
- 19:16
-
"Vamos chegar aos 15%". Rui Rocha discursa como líder e promete "acabar com o bipartidarismo"
No seu discurso de vitória, Rui Rocha quis desde logo sarar as feridas provocadas pela disputa interna e deixar uma palavra de agradecimento ao líder cessante, João Cotrim de Figueiredo. O novo presidente da IL apontou baterias ao PS e ao PSD, dizendo querer acabar com o "bipartidarismo" do país, e
-
- 19:14
-
Montanhista português morre em Espanha
Um montanhista português morreu hoje em Espanha, na região de Castela e Leão, ao cair de uma altura de 100 metros, segundo as autoridades locais.
-
- 19:04
-
Rui Rocha é o novo líder da Iniciativa Liberal
O deputado da Iniciativa Liberal sucede a João Cotrim de Figueiredo. A Lista L ganha a corrida à Comissão Executiva com 51.7% dos votos. A lista afeta a Carla Castro ficou-se pelos 44%.
-
- 17:03
-
Ghislaine Maxwell diz que fotografia de príncipe André com mulher que o acusou é falsa
Ghislaine Maxwell, condenada em junho a 20 anos de prisão por tráfico sexual de menores, num caso que envolvia o falecido Jeffrey Epstein, afirmou que a foto do príncipe André com uma jovem de 17 anos é "falsa".
-
- 16:32
-
Cotrim de Figueiredo: um queque nunca será primeiro-ministro em Portugal, mas a Iniciativa Liberal pode ser governo
João Cotrim de Figueiredo explica por que motivos deixa a liderança da IL. Os pessoais e os políticos. Fica no partido, mas não contem com ele para "pau-de-cabeleira".
-
- 14:55
-
SEF detém em Lisboa cidadão procurado em Itália por tráfico de droga há oito anos
Um cidadão estrangeiro de 43 anos procurado em Itália há mais de oito anos por tráfico de droga foi detido no sábado no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, adiantou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em comunicado.
-
- 13:23
-
Israel: Netanyahu destitui ministro condenado por corrupção
O primeiro-ministro de Israel destituiu hoje o rabino ultraortodoxo Aryeh Deri de ministro do Interior e da Saúde, na sequência da decisão do Supremo Tribunal que ordenou a sua saída do Governo devido a múltiplas condenações por corrupção.
-
- 13:21
-
Ocean Race: portugueses da Fundação Mirpuri prometem regressar após retirada na primeira etapa
Um erro técnico à saída do Mediterrâneo levou a equipa da Fundação Mirpuri, a única portuguesa a competir na Ocean Race (VO65), a retirar-se da primeira etapa, mas o 'skipper' afirmou que vai retomar em junho em força.
-
- 09:41
-
Los Angeles: Várias pessoas baleadas em Monterey Park, 10 vítimas mortais
Dez pessoas morreram e dez ficaram feridas, segundo informação avançada pelas autoridades.
-
- 08:42
-
Rui Rocha: "O PSD faz na Madeira o mesmo que PS faz ao nível nacional"
Rui Rocha quis ter a última palavra da noite antes da discussão das moções sectoriais e foi apupado. Horas antes, na apresentação da sua estratégia, falou no país das maravilhas; o do PS e o da Iniciativa Liberal.
-
- 08:42
-
Carla Castro: "O Estado não deve impor limite à felicidade de cada um"
Encabeça a Lista M, de "melhoria", e considera que mais importante do que saber quem ganha a liderança da Iniciativa Liberal é saber como essa pessoa pretende vencer as próximas legislativas. Admite que "há necessidade de abrir mais o partido" e promete olhar mais para dentro.
-
- 08:41
-
José Cardoso: "Viemos em espírito de startup até aqui, agora é preciso mais"
É o membro N.º443 da Iniciativa Liberal e há 34 anos que vota. Inicialmente começou por ser uma festa, depois foi chegando a desilusão: "outra vez arroz", mais do mesmo. Agora quer que a IL dê o salto, para não ser mais um CDS ou um PAN.
-
- 08:28
-
Há 60 anos, França e Alemanha tornaram-se um exemplo de reconciliação de antigos inimigos e definiram o futuro da Europa
Os líderes francês, Emmanuel Macron, e alemão, Olaf Scholz, vão presidir hoje, em Paris, às comemorações do 60.º aniversário da assinatura do Tratado do Eliseu, que norteou o entendimento franco-alemão no processo da construção europeia.
-