Menos produtos no carrinho, mas mais dinheiro gasto. O que vai fazer o Governo?
Ir ao supermercado começa a tornar-se um pesadelo para os portugueses. De semana para semana, os preços continuam a aumentar. Mas é tudo culpa da inflação ou há algo mais a acontecer?
Nos últimos dias, foi anunciado que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 51 processos-crime por especulação em fiscalizações a 960 operadores e detetou significativas margens de lucro em diversos produtos.
Por exemplo, em produtos como os ovos, laranjas, cenouras e as febras de porco, foram verificadas margens a partir de 40% e até 50%. Acima desta margem, destacou-se o caso da cebola.
Nesse sentido, na quinta-feira, em conferência de imprensa, o ministro da Economia prometeu “ser inflexível” para com todas as situações anómalas no setor alimentar.
António Costa e Silva salientou que poderá haver "práticas abusivas que têm que ser sancionadas". Referiu também que a "alta dos preços não para de continuar" quando há "informações claras que a inflação está a diminuir há quatro meses sucessivos", o que fez com que o Governo esperasse o mesmo comportamento na área alimentar.
Já este domingo, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, disse que o Governo está a estudar "todas as medidas" para que o consumidor possa pagar o preço justo pelos alimentos.
De recordar que, em maio de 2022, o Governo anunciou a criação do Observatório de preços, que foi formalizada por despacho publicado em outubro do ano passado. O objetivo é a ‘monitorização eficaz’ dos custos e preços ao longo da cadeia de abastecimento agroalimentar e maior transparência.
“Quando propusemos a criação deste Observatório de preços, indo buscar o modelo espanhol que está a funcionar, é no sentido disso mesmo, de salvaguardar que não há nenhum elo da cadeia que saia prejudicado. Iremos estudar todas as medidas de maneira a poder mitigar quebras que existiam em todas as fases da cadeia alimentar e garantir que o consumidor paga um preço justo”, garantiu a ministra.
Contudo, o ministério da Agricultura não adiantou uma data para a entrada em funcionamento do Observatório, referindo apenas que será "num futuro muito próximo".
- 21:14
- O gestor e político Alexandre Patrício Gouveia, que nos anos 1980 integrou o governo de Pinto Balsemão, morreu hoje aos 70 anos, revelou a empresa El Corte Inglés, que o administrador presidia em Portugal.
-
- 20:07
-
Benfica soma oitavo triunfo consecutivo na I Liga ao derrotar o Marítimo na Madeira
O líder Benfica conquistou hoje a oitava vitória consecutiva na I Liga de futebol, ao bater o Marítimo por 3-0, na Madeira, num jogo da 24.ª jornada em que Neres ‘bisou’ e João Mário também marcou.
-
- 19:57
-
Governo diz que cabe à BBC resolver crise com Lineker em mais um dia com emissão afetada
O governo britânico afirmou hoje que cabe à BBC resolver a crise provocada pelo afastamento do ex-futebolista Gary Lineker de apresentador da estação pública, após criticar na sexta-feira o plano de imigração do executivo.
-
- 19:17
-
Portugal apura-se para o Euro2024 de andebol com vitória frente à Macedónia do Norte
A seleção portuguesa de andebol qualificou-se hoje para o Euro2024, garantindo a terceira presença consecutiva, e a oitava no total, no Campeonato da Europa graças ao triunfo por 32-27 frente à Macedónia do Norte.
-
- 18:35
-
Bispo de Beja afirma que "não há lugar para abusadores no sacerdócio"
O bispo de Beja, D. João Marcos, pediu desculpa após ter sugerido que os padres suspeitos de abusos sexuais, se estiverem arrependidos, deveriam ser perdoados e defendeu agora que “não há lugar para os abusadores no sacerdócio”.
-
- 14:44
-
Milhares de pessoas manifestam-se em Madrid contra reforço do acesso ao aborto
Milhares de pessoas manifestam-se hoje no centro de Madrid, semanas depois de o parlamento espanhol ter aprovado uma lei que amplia o acesso à interrupção voluntária da gravidez, descriminalizada em Espanha em 1985.
-
- 13:51
-
Contraofensiva "não está longe". Ucrânia tenta "ganhar tempo" em Bakhmut perante o avanço das tropas russas
O exército da Ucrânia prossegue com a defesa de Bakhmut neste domingo perante o avanço das tropas russas no leste do país, com o objetivo de "ganhar tempo" antes de uma possível contraofensiva.
-
- 08:37
-
Santarém: Pessoas sem mercado. Um mercado sem pessoas
As obras de remodelação do Mercado de Santarém começaram em 2019, com previsão para um ano. Os quase quatro anos que entretanto já passaram roubaram todo o ânimo aos vendedores, que já não têm expectativas para o novo espaço. O mais importante não é a remodelação, são as pessoas: e isso já lhes falt
-
- 08:36
-
Óscares são hoje anunciados e português "Ice Merchants" tenta um prémio inédito
A curta-metragem de animação "Ice Merchants", de João Gonzalez, procura hoje à noite, em Los Angeles, um prémio nos Óscares, numa cerimónia em que o filme favorito e o mais nomeado é "Tudo em todo o lado ao mesmo tempo".
-
- 08:36
-
EUA alertam para "um exército" do Estado Islâmico em prisões na Síria e no Iraque
O chefe do Comando Central (CENTCOM) dos Estados Unidos disse acreditar que existe "um exército do [grupo extremista] Estado Islâmico" nas prisões da Síria e do Iraque, no final de uma visita a centros de detenção.
-