Subsídios de parentalidade, baixas, incêndios e inundações. As medidas aprovadas em Conselho de Ministros
O Governo esteve reunido em Conselho de Ministros em Braga, esta quinta-feira. Entre breves comentários à atual crise política, devido à insistência dos jornalistas, foram também algumas as medidas que ficaram conhecidas no briefing e no comunicado de hoje.
Vejamos quais.
Licenças e subsídios de parentalidade
O Conselho de Ministros aprovou a regulamentação das licenças de paternidade, como o aumento do valor do subsídio parental, de 83% para 90% da remuneração, desde que o pai goze pelo menos 60 dias dos 180 previstos.
Foi também aprovada a regulamentação da medida que estabelece que a licença parental obrigatória do pai passa dos atuais 20 dias úteis para 28 dias seguidos ou interpolados, como o respetivo pagamento.
Foi também aprovado o aumento dos subsídios parentais iniciais e também o subsídio parental alargado "sempre que exista real partilha entre ambos os progenitores".
Já o subsídio parental alargado passa de 25% para 40% da remuneração, nos casos em que exista partilha.
Os pais atualmente a gozar licenças de parentalidade podem aderir às alterações aprovadas hoje em Conselho de Ministros, "basta para isso declararem à Segurança Social que querem aderir a estas novas modalidades".
Baixas por doença até três dias através do SNS24
O Conselho de Ministros aprovou também o acesso a baixas até três dias através do serviço digital do SNS24, mediante autodeclaração de doença.
Segundo a lei laboral, “a prova da situação de doença do trabalhador é feita por declaração de estabelecimento hospitalar, ou centro de saúde, ou serviço digital do Serviço Nacional de Saúde, ou serviço digital dos Serviços Regionais de Saúde das Regiões Autónomas, ou ainda por atestado médico”, define a lei laboral.
A declaração “é feita mediante autodeclaração de doença, sob compromisso de honra, que apenas pode ser emitida quando a situação de doença do trabalhador não exceder os três dias consecutivos, até ao limite de duas vezes por ano”.
Bolsas de estudo e trabalho
O Conselho de Ministros aprovou uma medida que garante que os estudantes que trabalham não perdem as bolsas de estudo ou apoios sociais quando tenham rendimentos de trabalho até ao valor anual de 14 salários mínimos nacionais.
O objetivo é garantir que os estudantes que trabalhem possam manter aqueles apoios, nomeadamente abono de família ou pensão de sobrevivência, e bolsa de estudo, e ajudar também a combater algumas “situações de informalidade”.
Incêndios, inundações e sismos
Portugal e a Grécia vão cooperar no domínio da proteção civil para responder a problemas comuns em matéria de incêndios florestais, inundações e risco sísmico.
O documento em causa resulta “da consciência e preocupação que ambos os países partilham do perigo que as catástrofes naturais e tecnológicas representam e do reconhecimento que a cooperação nesta matéria, incluindo na área da prevenção e gestão de emergências, é fundamental para a proteção e a segurança das pessoas e bens materiais”.
Numa resposta enviada à Lusa, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que se trata de um acordo assinado a 10 de janeiro de 2023 pelo ministro José Luís Carneiro e pelo ministro da Crise Climática e Proteção Civil da Grécia, Christos Stylianides.
25 milhões para obras em Braga
A ministra da Justiça anunciou um investimento de 25 milhões de euros em obras no distrito de Braga, nomeadamente 19 milhões em tribunais e seis milhões no edificado da PJ e da investigação criminal.
Segundo Catarina Sarmento e Castro, as obras deverão estar concluídas em 2027.
A governante precisou que as obras vão incidir no Palácio da Justiça da sede da Comarca de Braga, no Palácio da Justiça de Guimarães (construção de novo edifício), também no Palácio da Justiça de Fafe (reabilitação) e no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (obras para tornar as instalações condignas), num valor global de 19 milhões de euros.
Concretamente sobre o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, a ministra explicou que este vai ser relocalizado porque o espaço atual é pequeno e não reúne as condições necessárias.
*Com Lusa
- 19:32
- Joel Embiid nasceu nos Camarões, só começou a jogar basquetebol aos 15 anos e em 2011 foi para os EUA sem saber falar inglês — onde lhe disseram que no alto dos seus 2,13m era demasiado desengonçado. Lutou, trabalhou no seu jogo (a ver vídeos no YouTube) e confiou "no processo" de quem apostou nele.
-
- 19:12
-
Miguel Frasquilho, ex-chairman: "Hoje posso concluir que fomos conservadores no plano" de reestruturação da TAP
O antigo presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho, admitiu que à data de hoje pode concluir que a empresa foi conservadora no plano de reestruturação, mas agiu segundo as previsões disponíveis na altura da pandemia.
-
- 17:33
-
IL vai propor comissão de inquérito à atuação do SIS no "caso Galamba"
A Iniciativa Liberal vai propor uma comissão parlamentar de inquérito à atuação do Serviço de Informações de Segurança (SIS) na recuperação do computador do ex-adjunto do ministro João Galamba, anunciou o líder parlamentar do partido.
-
- 14:42
-
Covid-19: Redução de mortes mantém-se, mas permanece incerteza sobre o vírus
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou hoje a tendência da redução de mortes provocadas pela covid-19 nas últimas semanas, mas alertou para as “incertezas críticas” sobre a evolução do coronavírus SARS-CoV-2.
-
- 14:10
-
Fenprof: “O Governo tem de perceber que os professores não irão parar”
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, garantiu hoje que os docentes continuarão a sua luta, inclusive no próximo ano letivo, caso não seja encontrada uma solução “para um problema de justiça básica”.
-
- 13:50
-
Operação europeia recupera 48 obras de arte religiosa portuguesa
Quarenta e oito obras de arte religiosa, que terão sido roubadas em igrejas no norte de Portugal, foram recuperadas no âmbito da operação europeia “Pandora VII”, revelou hoje a agência europeia Europol.
-
- 13:34
-
BCE anuncia subida das taxas de juro em 25 pontos base
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje subir as três taxas de juro diretoras em 25 pontos base, um abrandamento em relação aos aumentos anteriores.
-
- 13:07
-
Cristiano Ronaldo vai ser agraciado com Medalha de Honra da Cidade de Lisboa
O futebolista Cristiano Ronaldo vai ser agraciado com a Medalha de Honra da Cidade pela Câmara de Lisboa, como reconhecimento pela forma como sempre defendeu, promoveu e projetou o nome da capital portuguesa no mundo, revelou hoje a autarquia.
-
- 12:23
-
Participação nas JMJ é "momento entusiasmante", diz Papa aos jovens
O Papa Francisco exortou hoje os jovens participantes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 a prepararem-se para aquele "momento entusiasmante", no qual "se cresce muito".
-
- 10:48
-
Ataque ao Kremlin foi propaganda russa, dizem analistas americanos
O Instituto para o Estudo da Guerra, uma organização de analistas com sede nos Estados Unidos, acusou hoje o Governo da Rússia de organizar um ataque contra o próprio edifício do Kremlin, em Moscovo, na terça-feira, como ato de propaganda.
-
- 08:42
-
“Ataque ao Kremlin": Porque é que a Rússia quer que se saiba o que habitualmente procura esconder?
A operação que nos está a ser contada não teve quaisquer efeitos militares. Mesmo que estejamos perante uma manipulação, o efeito simbólico é forte. As consequências sobre o desenvolvimento da guerra na Ucrânia podem ser colossais.
-
- 06:57
-
A marcha da coroação: compositor acordou a meio da noite a ouvir trompetes e gravou a ideia no telemóvel
O compositor Patrick Doyle, nomeado para um Óscar, foi escolhido para criar a Marcha da Coroação do rei Carlos III, marcada para 06 de maio, na Abadia de Westminster, em Londres.
-