A venerável Irmã Lúcia
A Irmã Lúcia, um dos três pastorinhos de Fátima, é Venerável. Na manhã desta quinta-feira, o Papa Francisco autorizou a promulgação do Decreto que reconhece as virtudes da religiosa.
"Durante a audiência concedida a Sua Eminência o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, o Sumo Pontífice autorizou o mesmo Dicastério a promulgar os Decretos" relativos a vários nomes em vias de serem beatificados.
Um deles é o da Irmã Lúcia, uma das pastorinhas de Fátima. Com isto, o Papa reconhece "as virtudes heróicas da Serva de Deus Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado (nascida: Lúcia dos Santos), monja professa da Ordem das Carmelitas Descalças".
Mais perto da beatificação?
Sim. Esta promulgação é mais uma fase do processo que leva à proclamação de um fiel católico como beato, penúltima etapa para a declaração da santidade; para a beatificação, é agora necessária a aprovação de um milagre atribuído à intercessão da religiosa carmelita.
Em outubro de 2022, o processo de beatificação e canonização da religiosa tinha conhecido um novo desenvolvimento, com a entrega, no Vaticano, do documento sobre as virtudes heróicas.
O processo de beatificação e canonização de Lúcia, refira-se, teve início em 2008, três anos após a sua morte. Na altura, o Papa Bento XVI dispensou o período de espera de cinco anos determinado pelo Direito Canónico.
Qual a sua história?
Nascida em Aljustrel em 28 de março de 1907, a Irmã Lúcia teve uma série de aparições da Virgem Maria em 1917 na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, junto com seus dois primos Francisco e Jacinta Marto.
Após a morte prematura de seus primos, a Irmã Lúcia permaneceu como a única guardiã da mensagem que lhe foi confiada por Nossa Senhora, que ela transcreveu, a pedido do bispo de Leiria, José Alves Correia da Silvia, em quatro documentos entre 1935 e 1941. Outro escrito, datado de 1944, continha a terceira parte do segredo de Fátima, o chamado "terceiro segredo", e foi enviado a Roma, aberto pela primeira vez em 1960 e não revelado por São João XXIII e São Paulo VI. Foi São João Paulo II - particularmente devoto de Nossa Senhora de Fátima - que tornou o segredo conhecido no ano 2000.
A Irmã Lúcia faleceu a 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos de idade, depois várias décadas vividas em clausura no Carmelo de Coimbra.
*Com agências
- 21:09
- O submarino da OceanGate Expeditions desapareceu na segunda-feira, com cinco pessoas a bordo.
-
- 20:43
-
Redução da retenção na fonte para quem tem crédito de casa mantém-se com novas tabelas do IRS
As pessoas com crédito à habitação vão poder manter a redução da retenção mensal na fonte do IRS quando a partir de julho começarem a ser aplicadas as novas tabelas de retenção do imposto.
-
- 20:35
-
Marcelo confirmou que já recebeu e está a estudar decreto-lei sobre carreira dos professores
O Presidente da República afirmou hoje que já recebeu na semana passada o decreto-lei sobre progressão na carreira dos professores, mas ainda não tem "opinião formada" e está a estudá-lo.
-
- 19:28
-
Centenas de pessoas concentram-se em Lisboa por uma casa para morar
Algumas centenas de pessoas estão hoje concentradas no Largo de Camões, em Lisboa, pelo direito à habitação, exigindo "uma casa para morar", num protesto organizado por uma plataforma da sociedade civil.
-
- 19:03
-
Captura ilegal de bivalves no Tejo. Imigrantes alojados pelas Câmaras de Alcochete e Montijo
Mais de metade dos 249 imigrantes identificados, na quarta-feira, numa ação de combate ao tráfico humano e captura ilegal de bivalves no Tejo, estão alojados temporariamente nos Bombeiros Voluntários do Montijo e no pavilhão gimnodesportivo do Samouco, em Alcochete.
-
- 18:54
-
Há mais edifícios classificados como Monumento Nacional. Saiba quais
Saiba aqui quais são os edifícios recentemente classificados como Monumento Nacional.
-
- 17:30
-
Proteção Civil alerta para risco elevado de incêndio devido ao aumento das temperaturas
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o elevado risco de incêndios em todo o território continental devido ao aumento das temperaturas e à diminuição da humidade atmosférica.
-
- 17:16
-
O primeiro kit de peregrino da JMJ já foi distribuído: D. Américo entregou-o ao Papa Francisco
O Papa Francisco recebeu, esta quinta-feira, em Roma, o kit de peregrino para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
-
- 16:57
-
Massa de ar tropical traz calor para os próximos dias. Quais os cuidados a ter?
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para o calor que se vai fazer sentir nos próximos dias.
-
- 16:45
-
“Cuidar dos pais para cuidar dos filhos”
Ter consciência dos seus próprios processos emocionais, das suas inseguranças, tendências e da influência da sua história de vida enquanto filhos, pode ser fundamental para muitos pais na hora de lidar com emoções e/ou comportamentos difíceis dos filhos.
-
- 13:30
-
Há um novo recorde do Guinness para bater: o maior número de fotos de lápides num só dia
O projeto chama-se Rescuing Our Roots e os participantes vão tentar quebrar um título oficial do Guinness, no domingo, 25 de junho. Concretamente tentar fotografar o maior número de lápides durante 24 horas.
-
- 11:26
-
Navio espanhol resgata 172 migrantes ao largo da ilha italiana de Lampedusa
O navio "Aita Mari" da organização não-governamental espanhola Salvamento Marítimo Humanitário resgatou 172 pessoas que se encontravam em sete embarcações precárias a sudoeste da ilha italiana de Lampedusa.
-
- 10:38
-
Ucrânia: Volodimir Zelensky acusa Rússia de preparar "atentado terrorista" na central de Zaporizhzhia
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, acusou hoje a Rússia de preparar um "atentado terrorista", que inclui um ataque radioativo na central de Zaporizhzhia, ocupada pelas tropas russas no sul do país.
-
- 10:00
-
"As aventuras de Sindbad". Lenke, um amor de juventude do marinheiro
Publicadas ao longo de décadas, as aventuras de Sindbad seguem a estrutura dos contos de As Mil e Uma Noites, mas passam-se no império austro-húngaro, nos últimos anos do século XIX e nos primeiros anos do século XX. Sindbad, a personagem principal, é descrito como "o navegador das mil e uma noites"
-