Idoso morre no corredor do hospital de Loures. O que aconteceu?
Na segunda-feira, os Bombeiros Voluntários de Camarate foram chamados, às 12:15, ao lar Casa de Santa Maria, em Camarate, para socorrer um idoso de 93 anos que tinha sofrido uma queda. Mais tarde, por volta das 13:00, o doente deu entrada no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.
Como é que o idoso foi atendido?
Os bombeiros depararam-se com “um cenário caótico” no hospital, segundo o comandante Luís Martins.
A avaliação clínica foi realizada na maca dos bombeiros por “falta de macas no hospital”. Foram feitos exames raio-x, em que foi detetada uma fratura do colo do fémur do idoso, e uma estabilização da perna com uma tração, indicou ainda, referindo que “o caso era grave”.
Depois de mais de cinco horas à espera no corredor do hospital, para ser transportado para Santa Maria, no concelho vizinho de Lisboa, o estado clínico do idoso agudizou-se e o homem acabou por morrer, cerca das 18:30. Os bombeiros disponibilizaram-se para fazer o transporte, mas não tiveram autorização.
Esta situação de espera é recorrente?
Luís Martins frisa que “o caos” no hospital de Loures, com elevados tempos de espera e sem macas disponíveis, tem sido “uma situação recorrente”.
De acordo com a RTP3, no Hospital Beatriz Ângelo, durante o dia de segunda-feira chegaram a estar 22 ambulâncias com doentes à espera de serem atendidos ou à espera de transferência para outros hospitais.
Segundo o portal dos tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS), a unidade de saúde de Loures (distrito de Lisboa) registava às 13:00 um período de 04:50 de espera para os 33 utentes da Urgência Geral com a categoria Urgente (pulseira amarela), seguindo-se 49 minutos de espera para nove doentes Menos Urgentes (pulseira verde) e 25 minutos para as categorias Muito Urgente (pulseira laranja) e Não Urgente (pulseira azul), ambas com um utente.
O que diz o Beatriz Ângelo sobre este caso em concreto?
A administração do hospital vai abrir com caráter de urgência um inquérito à morte do idoso.
“Apesar de a avaliação preliminar não permitir estabelecer qualquer relação entre o tempo de permanência na urgência, a assistência prestada e o desfecho que veio a verificar-se, o Conselho de Administração determinou a abertura de um processo de inquérito com caráter de urgência para cabal apuramento dos factos”, é referido numa nota divulgada esta manhã.
O caso vai ser investigado?
Sim. Além do inquérito aberto no hospital, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) decidiu averiguar o sucedido em conjunto com a Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
“Considerando que a IGAS decidiu abrir um processo de esclarecimento, para avaliar a necessidade de desenvolver outro tipo de ação inspetiva e que a Entidade Reguladora da Saúde, no quadro das suas competências, também se encontra a averiguar a situação, através de um processo de avaliação, estes dois organismos decidiram cooperar de modo a obter todos os esclarecimentos necessários de forma complementar”, adiantou a IGAS em comunicado.
Na nota divulgada, a Inspeção-Geral assumiu ter tomado conhecimento do caso através dos órgãos de comunicação social e assinalou o anúncio pelo conselho de administração daquela unidade hospitalar de “um processo de inquérito com caráter de urgência”.
Também a Câmara Municipal de Loures, presidida pelo socialista Ricardo Leão, assegurou estar “atenta e a acompanhar com preocupação a situação da urgência desta unidade hospitalar”, nomeadamente a “falta de capacidade de resposta”.
O que dizem os utentes?
A Comissão de Utentes do Hospital Beatriz Ângelo disse estar a acompanhar com “muita preocupação” este caso e afirma que tudo isto "já aconteceu noutras ocasiões".
Numa nota, a comissão lembra já ter alertado para a falta de profissionais de saúde, que leva à falta de capacidade de resposta às situações de urgência, agravadas pelo período de férias e pelo tempo quente que está a afetar o país.
Os picos de procura também não têm resposta nos centros de saúde, igualmente com falta de pessoal médico e de enfermagem.
“Reiteramos a nossa convicção de que a falta de profissionais no SNS se deve a uma clara falta de investimento por parte do Governo, sem que se vislumbre qualquer iniciativa no sentido de lhes dar as condições de trabalho necessárias e que permita a sua fixação no setor público”, destaca a comissão.
O SNS, sublinha ainda, é o “único serviço de assistência médica para todos sem exceção, e em condições de igualdade”.
*Com Lusa
- 19:24
- O Rei de Espanha indicou hoje como candidato a primeiro-ministro o líder do Partido Popular, Alberto Núñez Feijóo, na sequência das eleições legislativas de 23 julho, cabendo agora ao parlamento votar a investidura.
-
- 19:20
-
JMJ: Papa escreve a D. Manuel Clemente e diz ter "regressado a Roma de coração feliz"
O Papa Francisco endereçou uma carta a D. Manuel Clemente, a propósito da Jornada Mundial da Juventude.
-
- 18:19
-
Parlamento autoriza viagem do Presidente da República à Ucrânia
Não se sabe, por questões de segurança, o dia em concreto, mas está confirmado que entre esta terça-feira e o dia 25, a próxima sexta-feira o Presidente se pode deslocar à Ucrânia. Todos os grupos parlamentares, à exceção do PCP, aprovaram o pedido endereçado à Assembleia da República feito pelo Che
-
- 17:56
-
Otávio assina pelo Al Nassr após nove anos de ligação ao FC Porto
O futebolista internacional português Otávio assinou pelo Al Nassr, após nove anos de ligação ao FC Porto, anunciaram hoje os dois clubes, com os sauditas a pagarem os 60 milhões de euros (ME) contemplados na cláusula de rescisão.
-
- 16:20
-
Os cinco melhores extremos da NBA (mais antevisão do Mundial, novela Harden e Curry vs Magic)
Depois de terem eleito o Top 5 dos melhores bases (ou "ball handlers") da liga para a próxima temporada, os anfitriões do Bola ao Ar, podcast sobre NBA, vão fazer o mesmo para os extremo-poste. Relembramos os critérios: não interessa idade ou contrato, interessa escolher os melhores para ganhar um t
-
- 15:12
-
Maria de Jesus Moura: "Temos de ouvir as crianças com cancro"
Autora do livro "Cancro Pediátrico - Desafios para os Pais", desde 1993 que Maria de Jesus Moura trabalha na Unidade de Psicologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa. Neste episódio do podcast Um Género de Conversa, explica o quão complexo é comunicar com famílias que enfrentam este tipo
-
- 14:32
-
"Seios e Óvulos". Viagens íntimas de mulheres de três gerações
O que significa ser mulher? O que implica trazer um filho ao mundo? E porquê trazer um filho ao mundo? Que opções têm as mulheres depois de serem mães? A mulher tem o direito de recusar ser mãe? Serão prisioneiras de expectativas inalcançáveis em relação ao seu corpo? Estas são algumas das perguntas
-
- 14:05
-
ASAE instaura 34 processos a apoios de praia e bancas de venda ambulante
A ASAE instaurou 34 processos de contraordenação a apoios de praia e bancas de venda ambulante de comida e bebidas, depois de fiscalizar 160 operadores, tendo apreendido 18 quilos de bivalves, anunciou hoje a entidade fiscalizadora.
-