Os apelos à libertação de reféns também se fazem em Portugal
Nos últimos dias, muitas têm sido as formas, em vários locais do mundo, de alertar para os reféns do Hamas. Por exemplo, na Suíça viram-se cadeiras vazias em frente à ONU e em Israel foi criada uma instalação com carrinhos de bebé.
Esta segunda-feira, também Portugal se juntou a este movimento: imagens de alguns dos reféns israelitas raptados pelo movimento extremista islâmico Hamas começam a ser exibidas no Porto, na Avenida dos Aliados, e em Lisboa, no Parque Eduardo VII, como forma de sensibilizar os portugueses para a situação em Gaza.
“Esta é uma iniciativa local de israelitas e judeus em Portugal, principalmente em Lisboa, porque somos cidadãos preocupados”, afirmou um dos promotores, Eyal Goldman, residente no Porto.
“Somos pessoas independentes, não relacionadas com o governo israelita, nem com a comunidade judaica. Estamos a fazer isto espontaneamente, a partir da nossa crença e da nossa preocupação” com a situação humanitária dos reféns, explicou à Lusa.
Com isto, a ideia é “apelar à humanidade e ao povo de Portugal para que apoiem este apelo internacional a partir Portugal".
"Muitos viram os seus pais e a sua família serem assassinados diante dos seus olhos e foram raptados pela organização terrorista Hamas para Gaza sem qualquer ajuda ou família”, afirmou.
Esta tarde, as Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram o resgate de uma mulher militar israelita feita refém pelo Hamas. Ori Megidish foi libertada durante as operações terrestres das FDI durante a noite. “Foi examinada clinicamente, está bem e encontrou-se com a sua família", foi referido.
Mas muitas outras pessoas ainda não regressaram. De acordo com a última avaliação das autoridades israelitas, mais de 230 reféns raptados por comandos do Hamas durante o ataque em solo israelita em 7 de outubro estão detidos na Faixa de Gaza.
*Com Lusa
- 18:54
- Os Países Baixos vão enviar caças F-16 para o centro de treino na Roménia dentro de duas semanas para começar "em breve" a formar pilotos ucranianos, disse hoje o primeiro-ministro neerlandês, reiterando o apoio a Kiev.
-
- 18:20
-
Deputado estadual alemão detido depois de vizinhos ouvirem saudação Nazi
Um deputado do partido alemão de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) foi preso esta segunda-feira, depois de ter alegadamente exibido símbolos totalitários proibidos e de os vizinhos da sua residência universitária terem relatado ouvir frequentemente a saudação de vitória Nazi “Sieg He
-
- 17:26
-
Sem garantia do 'hub' de Lisboa não há privatização da TAP, diz Costa
O primeiro-ministro garantiu hoje no parlamento que, se o 'hub' de Lisboa e a "função estratégica" da TAP não forem assegurados, a privatização da companhia aérea não avançará.
-
- 16:25
-
Um novo espaço da Ler Devagar num prédio de três andares no Bairro Alto ou o último sonho de Zé Pinho
A Livraria Ler Devagar vai abrir um novo espaço no Bairro Alto. Chama-se CCBA - Casa do Comum do Bairro Alto - Centro Cultural e assume-se como um lugar em sentido contrário às dinâmicas mais sensíveis da cidade de Lisboa. As portas abrem já esta terça-feira, 31 de outubro, a partir das 22h00.
-
- 16:19
-
Luis Rubiales vai recorrer da suspensão de três anos imposta pela FIFA
O antigo presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales anunciou hoje que vai recorrer da decisão da FIFA, que o suspende de todas as atividades relacionadas com futebol por um período de três anos.
-
- 13:22
-
Agência de Migrações quer resolver cerca de 350 mil processos pendentes em ano e meio
O presidente da recém-criada Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) estimou hoje o prazo de ano e meio para resolver os cerca de 350 mil processos pendentes de imigrantes no país.
-
- 12:59
-
Ponte aérea da União Europeia leva mais 92 toneladas em bens para Afeganistão após terramotos
Um voo da ponte aérea criada pela União Europeia (UE) levou hoje 92 toneladas de bens essenciais para o Afeganistão, em resposta aos terramotos deste mês, anunciou Bruxelas.
-
- 12:13
-
Maddie: PJ em Londres para pedir desculpa aos McCann
A Polícia Judiciária esclareceu hoje que, na investigação ao desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, no Algarve em 2007, continuam a ser desenvolvidas diligências, visando o esclarecimento da situação, e que foram realizados contactos com familiares da criança.
-
- 11:24
-
Acordo com médicos será difícil se Governo mantiver "intransigência e prepotência"
O secretário-geral do PCP considerou hoje que será difícil encontrar soluções na negociação com os médicos se o Governo "mantiver uma atitude de intransigência, prepotência e chantagem".
-
- 09:05
-
Katherine Maher é a nova CEO da Web Summit
Katherine Maher, antiga diretora executiva da Fundação Wikimedia, é a nova CEO da Web Summit, após a saída de Paddy Cosgrave do lugar depois da polémica que o fundador se viu envolvido após declarações polémicas sobre o conflito que decorre entre o Hamas e Israel.
-
- 08:42
-
Fãs fazem homenagem a Matthew Perry no prédio de 'Friends' em Nova Iorque
Matthew Perry, ator conhecido por interpretar na série 'Friends' a personagem Chandler Bing, morreu ontem. Em Nova Iorque, o fãs da personagem e da série deixaram flores e a sua homenagem ao falecido ator no prédio de apartamentos em Nova Iorque, usando nas filmagens da série.
-