Há um alerta de terrorismo na Europa. Os alvos poderão ser missas de Natal
As autoridades da Áustria anunciaram hoje terem detido três pessoas suspeitas de envolvimento numa rede islâmica, sendo que foi reforçada a segurança junto a igrejas e mercados de Natal devido a um "risco acrescido".
O Ministério da Administração Interna da Áustria disse que no âmbito de uma intervenção sobre uma rede islâmica foram detidas no sábado quatro pessoas, das quais três permanecem privadas da liberdade enquanto se aguardam investigações complementares, de acordo com a agência France-Presse (AFP).
Referindo que há "um risco aumentado", a polícia também intensificou os controlos, especialmente em torno de igrejas, cerimónias religiosas e mercados de Natal em Viena, capital da Áustria.
"Não há ameaça imediata de ataque em Viena", ressalvou o porta-voz da polícia.
Este é, contudo, apenas um de vários alertas terroristas realizados pela Europa neste 24 de dezembro.
Segundo o 'site' do diário alemão Bild, no sábado, os serviços de segurança na Áustria, Alemanha e Espanha receberam indicações de que um grupo islâmico pretende realizar vários ataques na Europa, possivelmente na véspera de Ano Novo e no Natal.
A polícia austríaca, aliás, informou que "os agentes terroristas na Europa estão a apelar a ataques contra eventos cristãos, especialmente por volta de 24 de dezembro".
De acordo com as informações reveladas, os alvos destes ataques poderão ser missas de Natal em Colónia, Viena e Madrid, referindo que uma pessoa foi detida na Alemanha.
Ainda de acordo com o Bild, os detidos são tajiques suspeitos de quererem realizar ataques em nome do Estado Islâmico (EI) em Khorasan (EI-K), o braço local do EI no Afeganistão.
- 20:23
- O Exército israelita anunciou hoje o desmantelamento da estrutura de túneis do Hamas no norte da Faixa de Gaza, onde foram encontrados os corpos de cinco reféns, cuja morte já tinha sido confirmada.
-
- 18:19
-
Costa no Conselho Europeu? Seria uma forma de “fazer o que faz bem”, diz presidente
O Presidente da República desejou hoje que o primeiro-ministro “estivesse em condições de ter um lugar na Europa” como presidente do Conselho Europeu, dizendo que seria uma forma de António Costa “fazer o que faz bem”.
-
- 18:16
-
Caso das gémeas: Marcelo diz que filho se reuniu com governante porque "não conseguiu chegar onde queria" através do Presidente
O chefe de Estado afirmou hoje que o seu filho se reuniu com o então secretário de Estado da Saúde sobre as gémeas que foram tratadas no Santa Maria, porque não o conseguiu através da Presidência da República.
-
- 17:49
-
Egito propõe ao Hamas trégua em troca de libertação de reféns
O Egito propôs hoje ao grupo islamita Hamas uma trégua de "duas ou três semanas" em troca da libertação de 40 reféns israelitas, como parte de um plano para acabar com a guerra na Faixa de Gaza.
-
- 17:39
-
Urgências limitadas na próxima semana: quais os constrangimentos por região?
O Serviço Nacional de Saúde vai ter esta semana 38 unidades com urgências a funcionar com limitações, de acordo com o plano de reorganização da rede divulgado no sábado à noite pela Direção Executiva do SNS.
-
- 16:03
-
Onde está o Pai Natal? A entrega dos presentes pode ser seguida em tempo real
Hoje é o dia em que o Pai Natal percorre o mundo inteiro para entregar presentes às crianças. Existem dois sistemas em que se podem acompanhar a viagem do senhor barbudo.
-
- 15:10
-
França liberta avião que transportava 303 indianos para a Nicarágua após suspeita de "tráfico humano"
A justiça francesa levantou hoje a ordem de imobilização de um avião retido no aeroporto de Vatry, desde quinta-feira, com 303 passageiros indianos a bordo, por suspeita de "tráfico humano".
-
- 15:06
-
Encontrado corpo de uma mulher no estuário do rio Douro em Gaia
O corpo de uma mulher foi hoje encontrado no estuário do rio Douro, na margem de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.
-
- 14:29
-
Número total de mortos na Faixa de Gaza sobe para 20.424
O número de mortos causados pelas operações militares israelitas na Faixa de Gaza desde 07 de outubro subiu hoje para 20.424, segundo o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas, citado pela agência EFE.
-
- 12:41
-
Netanyahu diz que Israel está a "pagar um preço muito elevado pela guerra"
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou hoje que o país está a pagar "um preço muito elevado pela guerra", na sequência da morte de 14 soldados, desde sexta-feira, nos combates contra o movimento palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.
-
- 10:34
-
Exército israelita contabiliza 152 soldados mortos em Gaza desde início da guerra
O Exército israelita anunciou hoje a morte de 152 dos seus soldados na Faixa de Gaza desde que começou a guerra contra o movimento islamita palestiniano Hamas, em 07 de outubro.
-
- 09:24
-
Já se fala de escravatura, mas os descobrimentos continuam a ser uma epopeia. Como os manuais escolares abordam um dos temas mais fraturantes da história de Portugal
Os manuais portugueses continuam a apresentar os descobrimentos em tom epopeico, que atingiu o auge no Estado Novo, mas agora assumem a escravatura como uma página negra da história de Portugal. Já a guerra colonial é apenas “uma passagem”. Uma conversa com Miguel Monteiro de Barros, presidente da A
-
- 09:06
-
Vai para Genebra? Pessoal de assistência em terra entra em greve
Uma parte do pessoal da Dnata irá entrar hoje em greve no aeroporto de Genebra, avançou um sindicato, que denunciou pressões exercidas pela empresa de assistência em terra, detida por capitais dos Emirados Árabes Unidos.
-