Escassez de combustível, energia e água e reféns desaparecidos em Gaza. Tudo devido a um dos piores ataques de Israel
Falta combustível, energia e água em Gaza e há reféns desaparecidos. As autoridades locais atribuem esta situação ao ataque de sexta-feira por parte de Israel, considerado um dos piores desde o início do conflito.
A Unicef também confirmou esta informação por parte das autoridades de Gaza, garantindo mesmo que este sábado os serviços de água e saneamento em Gaza estão à beira do colapso e que "a deterioração da situação humanitária está a aumentar o risco de surtos de doenças em grande escala".
"As crianças estão a ser forçadas a beber água salinizada ou poluída, o que as coloca em risco de morte e de doenças", acrescentou um responsável.
A falta de combustível e energia, este sábado, levou mesmo a que um dos principais hospitais no norte de Gaza, o Al Ahli, não tivesse condições para operar.
"Até há dois dias, era o único hospital onde os feridos podiam ser operados no norte de Gaza e estava sobrecarregado de pacientes que necessitavam de cuidados de emergência. Mas não há mais salas de operação devido à falta de combustível, energia, suprimentos médicos e profissionais de saúde”, disse Richard Peeperkorn, representante da OMS na Palestina.
O ataque de sexta-feira, refira-se, poderá ter morto também alguns reféns israelitas do Hamas. O movimento palestiniano disse hoje que, devido aos bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza, perdeu o contacto com os milicianos encarregados de um grupo de reféns, que poderão ter morrido.
"Como resultado do bárbaro bombardeamento sionista, perdemos o contacto com o grupo responsável por cinco prisioneiros sionistas, incluindo Chaim Peri, Yoram Metzger e Amiram Cooper. Acreditamos que os prisioneiros morreram", declarou o Hamas em comunicado.
- 20:46
- O secretário-geral do PS defendeu hoje que só este partido “tem força” para, em simultâneo, garantir estabilidade, defender as instituições democráticas, desenvolver e reformar o Estado Social e acelerar a transformação da economia.
-
- 20:37
-
Sporting vence em Tondela e vai defrontar Sp. Bragas nas meias-finais da Taça da Liga
O Sporting assegurou hoje a última vaga na 'final four' da Taça da Liga de futebol, ao vencer por 2-1 na visita ao Tondela, da II Liga, no derradeiro jogo do Grupo C da competição.
-
- 20:33
-
2023, um ano atípico para esquecer, mas de que nos lembraremos sempre
Há anos em que não acontece nada, e há anos em que parece que não pode acontecer mais nada!
-
- 19:48
-
PSP detém homem que fez disparos no exterior de supermercado Mercadona no Porto
A PSP do Porto deteve hoje um homem de 36 anos que efetuou disparos junto ao supermercado Mercadona perto da zona da Pasteleira Nova, não havendo feridos a registar, confirmou à Lusa fonte oficial da polícia.
-
- 18:33
-
ASAE apreende 6,6 toneladas de carne no âmbito do combate ao abate clandestino
Esta ação foi realizada esta sexta-feira nos concelhos de Loures, Mafra e Lisboa.
-
- 16:59
-
Número de mortos na Faixa de Gaza sobe para 20.258 diz Hamas
O número de mortos causados pelas operações militares israelitas na Faixa de Gaza desde 07 de outubro subiu hoje para 20.258, segundo números do Governo do Hamas na região citados pela agência France-Presse (AFP).
-
- 16:38
-
Mergulhador morre após entrar em dificuldades nas águas de Sesimbra
Um homem de 56 anos morreu hoje após entrar em dificuldades cardiorrespiratórias quando praticava a atividade de mergulho, ao largo da praia da Baleeira, em Sesimbra, informou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
-
- 16:36
-
Café onde saiu o Euromilhões fica em Leça da Palmeira e hoje o dia foi de festa
Um apostador em território nacional acertou na chave vencedora e ganhou 55,6 milhões de euros. O café onde foi feita a aposta é em Leça da Palmeira e hoje o dia foi de celebração neste espaço.
-
- 15:37
-
Era o sonho de George Michael. 39 anos depois, 'Last Christmas' dos Wham! chega ao top das mais ouvidas no Natal
Depois de saber que a canção bateu o top das mais ouvidas do Natal, no Reino Unido, em 2023, Andrew Ridgeley disse que "é maravilhoso" ter atingido o primeiro lugar e afirmou que Michael, que morreu no dia de Natal em 2016, sempre quis que a música estivesse no topo da lista de Natal.
-
- 13:41
-
Força Aérea vai sobrevoar Portugal continental no domingo para desejar um feliz Natal
A Força Aérea Portuguesa vai sobrevoar algumas regiões de Portugal continental, no domingo, como forma de desejar um feliz Natal "a partir dos céus", através de uma parelha de F-16M e dos helicópteros AW119 Koala e EH-101 Merlin.
-
- 12:04
-
Comissão eleitoral russa rejeita candidatura presidencial da jornalista Yekaterina Duntsova que defende fim da guerra
A comissão eleitoral russa rejeitou hoje a candidatura presidencial da jornalista e ex-eleita municipal Yekaterina Duntsova, que milita pela democracia e pelo fim da guerra contra a Ucrânia.
-
- 09:00
-
Conto de Natal. A história do carpinteiro Tobias quando encontrou o génio Humberto e a menina Adoração
O que se passa no Natal é ciência. Se um procedimento é repetido, terá resultados semelhantes. Sejamos então diferentes e pode ser que nos cheguem boas mudanças. Ou que nos apareça um desastrado génio dos desejos. Um conto de Natal da autoria de Pedro Cotrim.
-
- 08:58
-
Cancro pediátrico: as coisas boas e…. as oportunidades.
Um cancro começa sempre por uma má noticia. Um cancro numa criança é uma má notícia totalmente inesperada e assustadora. Apesar disso, podem existir boas notícias dentro de um mundo tão difícil como o do cancro pediátrico.
-
- 08:42
-
Guterres lamenta morte de 136 funcionários da ONU em Gaza
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, sublinhou que 136 funcionários da organização foram mortos na Faixa de Gaza desde o início do conflito, "algo que nunca foi visto antes na história da ONU".
-
- 08:30
-
2023 pelos olhos da redação do SAPO24
A equipa do SAPO24 fez uma revista de imprensa e selecionou os artigos, reportagens, entrevistas, opiniões e fotogalerias que marcaram o ano 2023. Faz-se assim uma viagem pelo ano através das histórias que foi contando desde janeiro com as escolhas da redação, mês a mês.
-
- 08:23
-
Forças armadas portuguesas são “voz ativa no mundo”, diz Costa
O primeiro-ministro considera que os militares e agentes das forças e serviços de segurança em missões externas, no âmbito das forças nacionais destacadas, têm contribuído para a modernização das Forças Armadas e para o prestígio de Portugal.
-