O Chega fez muitas promessas. PS fala em mentiras e manipulação e PSD em populismo e banha da cobra
Um dia depois de prometer equiparar as pensões mais baixas ao salário mínimo nacional, este domingo André Ventura disse que a mesma promessa será faseada no tempo, com uma transição inicial para o Indexante dos Apoios Sociais (509 euros).
No entanto, o líder do Chega e candidato a Primeiro-Ministro não se ficou por essa promessa, mostrou mais trunfos neste último dia da Convenção do seu partido.
O presidente do Chega prometeu hoje que, em quatro anos, vai recuperar o tempo de serviço dos professores que foi congelado no passado, considerando que o partido tem que "ser essa voz" porque o PS e PSD deixaram de o ser.
"O compromisso - este é claro e vale ouro ao contrário de Pedro Nuno Santos - em quatro anos o Chega recuperará o tempo de serviço dos professores", comprometeu-se.
De promessa em promessa, André Ventura tenta convencer o eleitorado. Os seus rivais, contudo, não o consegue fazer.
Por exemplo, o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, afirmou hoje que metade das propostas do Chega são impossíveis de concretizar e "a outra metade é impossível aceitar", acusando o partido de mentir aos portugueses.
“O Chega apresenta-se perante os portugueses com a mentira, com a manipulação, com o único objetivo de seduzir aqueles que estão descontentes, aqueles que estão zangados. Mas a pergunta que nós temos de colocar e todos têm de colocar é se têm soluções”, declarou Pedro Nuno Santos, no encerramento do XXI Congresso do PS/Madeira, no Funchal.
Pedro Nuno Santos disse que “50% das propostas que o Chega faz são impossíveis de realizar”, dando como exemplo a medida para que nenhuma pensão tenha valor inferior ao salário mínimo nacional.
“O líder do Chega não foi capaz de explicar como é que financia mais sete mil, oito mil milhões de euros por ano e não conseguiu ser convincente porque não é possível. Rebentava com o Orçamento do Estado e rebentava com o sistema público de pensões”, apontou.
Por sua vez, o PSD, através do secretário-geral do partido, Hugo Soares, considerou que o discurso do presidente do Chega “é o populismo no seu estado mais puro”, defendendo que os problemas não se resolvem com “uma espécie de vendedores de banha da cobra”.
- 19:43
- Fortes ataques ao PS e críticas à AD, à imigração e à igualdade de género marcaram a 6ª convenção do Chega este fim de semana, na qual se fez ouvir também a reivindicação do partido como segunda força política e o objetivo de ganhar as eleições.
-
- 18:49
-
Governo perplexo com "falsas mensagens e informação manipulada" do Chega
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto alertou hoje que as propostas do Chega traduzem "o princípio do desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde" e que "as falsas mensagens e a informação manipulada são balas apontadas à democracia".
-
- 17:32
-
Protesto em Lisboa. Milhares de pessoas exigem fim do "genocídio na faixa de Gaza"
Milhares de pessoas estão hoje em protesto em Lisboa contra "o genocídio na Faixa de Gaza" e exigem o fim imediato das hostilidades.
-
- 16:07
-
Homem de 32 anos detido após efetuar vários disparos em Gaia e no Porto
Um homem, de 32 anos, foi hoje detido pela PSP depois de, no interior da sua viatura, ter efetuado vários disparos com uma arma de fogo em Vila Nova de Gaia e no Porto, onde acabou por ser intercetado.
-
- 16:01
-
Depois da maternidade, três tenistas regressam a um Grand Slam
Naomi Osaka, Angie Kerber e Caroline Wozniacki são antigas número 1, vencedoras de Grand Slams e ... mães. Estão de regresso ao mais alto nível competitivo depois de terem feito uma pausa na carreira para terem filhos. Podem ser vistas no Open da Austrália.
-
- 15:27
-
Frederik X da Dinamarca "um rei unificador"
Frederik X tornou-se hoje rei da Dinamarca, na sequência da abdicação da sua mãe Margrethe II após um reinado de 52 anos, numa cerimónia que atraiu mais de 100 mil pessoas, prometendo ser "um rei unificador".
-
- 14:45
-
Ventura esclarece que aumento de pensões será faseado
O presidente do Chega afirmou hoje que a sua proposta de equiparar as pensões mais baixas ao salário mínimo nacional será faseada no tempo, com uma transição inicial para o Indexante dos Apoios Sociais (509 euros).
-
- 13:58
-
Governo vai estudar objeções de Marcelo à Procriação Medicamente Assistida
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou hoje que as objeções do Presidente da República à regulamentação da Procriação Medicamente Assistida (PMA) vão ser estudadas, assim como a possibilidade de reapresentar o diploma nesta legislatura, destacando a complexidade do tema.
-
- 11:07
-
Taiwan/Eleições: Pequim apresenta protesto formal aos EUA. “A China está muito insatisfeita com o que aconteceu”
O Governo chinês apresentou um protesto formal aos Estados Unidos pela reação do Departamento de Estado aos resultados das eleições em Taiwan, considerando que "violou gravemente o princípio de 'uma só China'".
-
- 10:35
-
Escola com casas de banho e balneários sem género diz que mudança foi pacífica
No norte há uma escola com balneários e casas de banho sem identificação de género, a pensar nos alunos transgénero. Também são utilizados por estudantes com vergonha de usar espaços comuns, com problemas de saúde ou sem condições em casa para fazer a sua higiene.
-
- 08:41
-
“As coisas do 25 de Abril” de Natércia Salgueiro Maia: as ameaças, a revolução pelos "buraquinhos do estore" e a morte anunciada do capitão
Natércia Salgueiro Maia, que não gosta de dar entrevistas, aceitou receber a Lusa na casa que construiu com o capitão de abril nos arredores de Santarém para reconstituir a forma como viveu os dias da revolução, dos quais guarda muitas memórias, recortes de jornais, revistas, livros, retratos. O sót
-