Trégua olímpica irá depender do vencedor das eleições em França?
França está nos holofotes do mundo este fim de semana pela realização de eleições antecipadas, convocadas por Macron, que quer tomar o pulso ao seu eleitorado. A decisão foi tomada perante a expressiva votação dos franceses na extrema-direita de Le Pen, que já se perfila para governar.
Apesar de já terem começado em territórios ultramarinos, as eleições realizam-se oficialmente este domingo.
Sábado foi dia de reflexão para os gauleses e os media do país dedicaram grande parte do espaço noticioso a um tema que seria, por definição, politicamente neutro: os Jogos Olímpicos.
Ao evitar boicotes e exclusões, o Comité Olímpico Internacional (COI) conseguiu reunir delegações de todo o mundo para os Jogos Olímpicos de Paris, de 26 de julho a 11 de agosto, mas ainda tem o desafio de alcançar uma trégua olímpica.
A principal agência noticiosa francesa, a Agence France-Presse (AFP), destacou hoje as "interferências" políticas e dos regimes totalitários ao longo da história das olimpíadas. Destacou o nazismo em Berlim, entre guerras mundiais, mas também a entrada da União Soviética nos JO como estratégia geopolítica durante a Guerra Fria e os ataques que mataram 17 pessoas da equipa de Israel que tinha sido feita refém, em Munique.
O Comité Olímpico Internacional (COI) desenvolveu medidas para assegurar que todos os países estão representados em julho e agosto em Paris. Atletas russos, por exemplo, participam a convite do COI e sem bandeira do país.
Os Jogos começam em julho, mas é já neste domingo que se ficará a saber quem estará no poder em França quando for acesa a tocha olímpica em Paris.
- 23:20
-
- 22:30
-
Alemanha bate Dinamarca e segue para os quartos. Nem o mau tempo parou os anfitriões
A anfitriã Alemanha qualificou-se hoje para os quartos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, ao vencer a Dinamarca por 2-0, no segundo jogo dos ‘oitavos’, em Dortmund.
-
- 20:54
-
Trovoada obriga a parar Alemanha e Dinamarca. Imagens da cascata no estádio do Euro 2024
Devido às condições meteorológicas adversas (trovoadas e chuvas fortes) em Dortmund, o jogo dos oitavos de final do UEFA EURO 2024 entre Alemanha e Dinamarca foi suspenso.
-
- 19:01
-
Euro2024: Suíça elimina campeã em título. Itália afastada no primeiro jogo dos 'oitavos'
A Suíça eliminou hoje a campeã em título Itália do Campeonato da Europa de futebol de 2024, ao bater os ‘azzurri’ por 2-0, no primeiro jogo dos oitavos de final, disputado no Estádio Olímpico de Berlim.
-
- 18:12
-
Trump não acredita que Biden vai desistir
O republicano Donald Trump disse hoje que não acredita que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai abandonar a disputa pela Casa Branca em 2024, apesar do desempenho dececionante no debate televisivo ter gerado alarme dentro do Partido Democrata.
-
- 17:48
-
Água do mar mais quente causa alerta de segurança a sul de Cabo Verde
Meteorologistas americanos estão em alerta com as “temperaturas recordes” registadas este ano à superfície do Atlântico, a sul de Cabo Verde, porque podem originar furacões mais cedo que o normal.
-
- 17:31
-
Palhinha quer Portugal mais objetivo perante a "surpresa" Eslovénia no Euro2024
O internacional português João Palhinha afirmou hoje que Portugal tem de ser mais objetivo no jogo com a Eslovénia, nos oitavos de final do Euro2024 de futebol, salientando que vai enfrentar "uma das surpresas da prova".
-
- 16:42
-
António Costa regressa a São Bento para visitar Luís Montenegro
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, recebe na segunda-feira António Costa na residência oficial de S. Bento, após a eleição deste para a presidência do Conselho Europeu na quinta-feira à noite.
-
- 16:10
-
Irão avisa Israel que se atacar o Líbano terá resposta todo o "eixo de resistência"
Teerão avisou hoje Israel que "todos os membros do eixo de resistência", que inclui o país e os aliados regionais, vão mobilizar-se caso seja lançada uma ofensiva em grande escala contra o movimento Hezbollah no Líbano.
-
- 15:38
-
Federação apela aos médicos para não fazerem horas extraordinárias acima da lei
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) apelou hoje aos clínicos para não fazerem mais do que as 150 horas extraordinárias anuais ou as 250 caso estejam em exclusividade.
-
- 14:36
-
Médico suspeito de abuso sexual de dois meninos em Famalicão saiu em liberdade
O médico ortopedista suspeito de abuso sexual de dois meninos, de 8 e 10 anos, no Hospital de Vila Nova de Famalicão, vai aguardar julgamento em liberdade, revelou hoje à Lusa fonte da Polícia Judiciária de Braga.
-
- 14:21
-
Policia sérvio mata atacante com besta à frente da embaixada de Israel em Belgrado
Um policia sérvio matou este sábado uma pessoa que o atacou com uma besta à frente da embaixada israelita em Belgrado, capital da Sérvia, informou o ministro do Interior, Ivica Dacic.
-
- 14:16
-
ONU descreve situação humanitária desastrosa em Gaza
O exército israelita enfrentou hoje os combatentes do Hamas no norte da Faixa de Gaza, onde as condições dos habitantes "são desastrosas", segundo a agência da ONU para os refugiados palestinianos.
-