Rússia lança aviso à Europa e Zelensky já esqueceu o "erro" de Biden
Com o Ocidente algo preocupado com as últimas gafes do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o porta-voz da presidência da Rússia disse hoje que a Europa pode estar em "ponto de mira" se aceitar a instalação de mísseis de longo alance deste país no seu território, referindo-se à Alemanha.
“Os Estados Unidos continuam a ganhar dinheiro. A Europa está no ponto de mira dos nossos mísseis. O nosso país está na mira dos mísseis norte-americanos na Europa. Já passámos por isto (…). Temos potencial suficiente para conter estes mísseis, mas as potenciais vítimas são as capitais desses estados”, afirmou Dimitri Peskov, segundo a estação de rádio russa RBC.
Na quarta-feira, a Casa Branca anunciou que os Estados Unidos iriam instalar novas mísseis na Alemanha, a partir de 2026, com um alcance mais longo do que os sistemas norte-americanos atualmente instalados na Europa.
Na quinta-feira, o chanceler alemão, Olaf Scholz, defendeu a decisão, afirmando que estava “em linha com a dissuasão” e “garante a paz”.
Em causa estão mísseis SM-6, Tomahawk e armas hipersónicas, que têm um alcance significativamente maior do que os atualmente existentes na Europa.
O Kremlin condenou, na quinta-feira, a medida como um sinal de “regresso à Guerra Fria”.
Esta troca de comentários acontece na mesma altura em que o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, qualificou a gafe de Joe Biden, que o apresentou como "Presidente Putin" na quinta-feira na cimeira da NATO, como um "erro" que pode esquecer.
“É um erro. Acho que os Estados Unidos têm apoiado muito os ucranianos. Podemos esquecer alguns erros, penso que é esse o caso”, declarou o chefe de Estado ucraniano durante uma conferência de imprensa no aeroporto de Shannon, no oeste da Irlanda.
"Temos que terminar o trabalho. Prometo que estou bem", diz Biden
Entretanto, o presidente americano, chegou esta sexta-feira ao estado do Michigan determinado em prosseguir a sua campanha.
"Temos que terminar o trabalho. Prometo que estou bem", garantiu Biden a apoiantes num restaurante de Northville, no estado em que precisa vencer em novembro se quiser conquistar um novo mandato.
Neste momento está concentrado em "mostrar que é a melhor pessoa para enfrentar Donald Trump e derrotá-lo em novembro”, disse o porta-voz da campanha Michael Tyler.
Biden afirmou ontem que é "o mais qualificado" para ser presidente, durante uma conferência de imprensa que deveria ter selado o seu destino político, incerto desde o debate desastroso de 27 de junho contra Trump.
Esta é uma opinião contrária a cada vez mais colegas de partido, no entanto, o senador Bernie Sanders, figura da esquerda norte-americana, defendeu hoje a continuação de Joe Biden como candidato democrata às presidenciais, apesar da pressão para que o atual presidente se retire devido às dúvidas sobre a sua saúde.
“Basta! Biden pode não ser o candidato ideal, mas será o candidato e deve ser o candidato. E com uma campanha eficaz, que fale às famílias trabalhadoras sobre as suas necessidades, não só vencerá Trump, como o vencerá largamente”, declarou Sanders num artigo no jornal New York Times, apelando aos democratas “para parar com as querelas e críticas”.
Bernie Sanders foi adversário de Biden nas primárias democratas de 2020, mas afirmou que fará tudo o que puder para que Biden seja reeleito.
“Sim, eu sei: Biden é idoso, comete gafes, tem um andar rígido e teve um debate desastroso com Trump. Mas também sei que uma eleição presidencial não é um concurso de entretenimento. Não começa nem acaba com um debate de 90 minutos”, escreveu Sanders.
- 20:49
- O festival Alive regressa ao Passeio Marítimo de Algés (Oeiras) nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2025, anunciou a organização, na conferência de imprensa de balanço da 16.ª edição, que termina hoje com lotação esgotada.
-
- 19:23
-
Bernie Sanders apoia recandidatura de Biden: "Não só vencerá Trump, como o vencerá largamente"
O senador Bernie Sanders, figura da esquerda norte-americana, defendeu hoje a continuação de Joe Biden como candidato democrata às presidenciais, apesar da pressão para que o atual presidente se retire devido às dúvidas sobre a sua saúde.
-
- 19:14
-
Listas de espera de três anos, computadores antigos e falta de funcionários. O que se passa e o que vai mudar nos consulados portugueses
O governo português calcula que o atendimento nas secções consulares só será normalizado dentro de, pelo menos, um ano, depois de implementadas todas as medidas que permitam agilizar agendamentos, atualmente com demoras de até dois anos - em alguns casos mais.
-
- 18:37
-
Rússia avisa que Europa pode estar no "ponto de mira" se aceita mísseis dos EUA
O porta-voz da presidência da Rússia disse hoje que a Europa pode estar em "ponto de mira" se aceitar a instalação de mísseis de longo alance dos Estados Unidos no seu território, referindo-se à Alemanha.
-
- 18:30
-
A dança das cadeiras no Parlamento Europeu: quais as duas novas famílias à direita?
O novo Parlamento Europeu está prestes a começar os trabalhos num parlamento onde existem grandes novidades à direita.
-
- 16:30
-
Kate Middleton vai regressar ao trabalho para a final de Wimbledon
A Princesa de Gales irá fazer a sua segunda aparição pública desde que foi anunciado o seu diagnóstico de cancro no início do ano. A última vez que tinha sido vista em público foi o Trooping the Colour, no mês passado.
-
- 16:19
-
Morreu 'Doctor Ruth' a guru do sexo mais conhecida da América
Sempre com um toque de humor, a psicóloga quebrou tabus e disse na televisão e na rádio coisas que teriam sido chocantes vindas de quase qualquer outra pessoa.
-
- 15:03
-
Zelensky classifica gafe de Biden como um "erro" que pode "esquecer"
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, qualificou hoje a gafe de Joe Biden, que o apresentou como "Presidente Putin" na quinta-feira na cimeira da NATO nos Estados Unidos, como um "erro" que pode esquecer.
-
- 13:33
-
“Está a crescer novamente o número de barracas em Portugal”
“Em Portugal está a crescer novamente o número de barracas”, diz Rogério Roque Amaro, professor do Departamento de Economia Política do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, ligado a múltiplas iniciativas de desenvolvimento local. Em entrevista ao programa 7MARGENS, da Antena 1, o economista ex
-
- 11:37
-
'Prometo que estou bem', diz Biden ao regressar à campanha
O presidente americano, Joe Biden, chegou esta sexta-feira ao estado do Michigan determinado em prosseguir s sua campanha, após uma conferência de imprensa que não dissipou as dúvidas sobre as suas hipóteses de reeleição.
-
- 09:23
-
Que vinho comprar para acompanhar uma refeição? 24 vinhos para 24 pratos, para provar até ao fim do ano
O SAPO24 escolheu alguns néctares do Deus Baco para ter mais por onde escolher neste ano de 2024. Entre tintos, brancos, rosés e espumantes, há muito por onde por ir.
-
- 08:20
-
NOS Alive: um beijinho para ti também, Dua Lipa
A pop está viva e de boa saúde. A cantora britânica atraiu uma multidão de todas as idades ao Passeio Marítimo de Algés, com quem celebrou antigos e novos êxitos no segundo dia de festival. O resto foi uma longa espera.
-