Registados problemas no reencaminhamento da linha SNS24. O que aconteceu?
No dia de hoje existiram dois casos relacionados com a saúde no país em destaque: em Torres Vedras, uma criança foi encaminhada para uma urgência que estava fechada e vários outros utentes em Loures estiveram uma hora a ligar para a linha SNS24 durante a manhã, sem sucesso.
O que se sabe sobre o caso da criança?
Segundo a SIC Notícias, uma criança de cinco anos do Ameal, no concelho de Torres Vedras, foi encaminhada para o serviço de urgências pediátricas do Hospital de Torres Vedras, que a mãe tinha visto na página da ULS Oeste que estava encerrado.
Da linha, que segundo a mãe da criança demorou hora e meia a atender, insistiram que as urgências pediátricas estavam abertas e que levasse o filho o quanto antes para ser observado.
A mãe da criança decidiu então procurar assistência noutro hospital, sendo que o mais próximo era o das Caldas da Rainha, a 40 quilómetros de casa, e quando a criança foi finalmente observada, a pediatra confirmou que as dores eram provocadas por uma otite e uma inflamação na garganta.
O que diz o Ministério da Saúde?
A ministra da Saúde disse hoje que está em curso uma auditoria interna para aferir o que correu mal em situações em que a linha SNS24 demora a atender ou faz o encaminhamento errado dos utentes.
“Tenho conhecimento de que esse caso aconteceu. Já falei com a senhora presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, que imediatamente acionou uma auditoria interna para saber exatamente o que se passou”, referiu, adiantando que “dentro de poucas horas, amanhã o mais tardar”, já se saberá “exatamente o que aconteceu”.
Ana Paula Martins admitiu contudo que terá havido uma falha de comunicação entre o hospital e a linha SNS24.
“Parece ter havido de facto uma falha de comunicação entre o hospital e a linha, ou seja, quem está na linha a atender e a fazer a triagem tem que saber que aquele hospital já não está a conseguir receber doentes pediátricos, ou emergentes", explicou.
A ministra admitiu ainda que poderá ter havido outro caso semelhante pelo que assegura que é importante perceber onde houve falhas para que sejam corrigidas.
A ministra da Saúde disse ainda que apesar destes casos “quer deixar uma palavra de confiança” no sistema.
“São milhares e milhares de chamadas e portanto estas situações têm que ser reparadas, mas gostava muito de transmitir à população que não perca, de maneira nenhuma, a confiança no SNS24, porque ele, maioritariamente, está a funcionar muito bem”, disse adiantando que nesta altura existe uma sobrecarga da linha destacando ainda o facto de estarem em curso no país 20 projetos da medida “Ligue Antes, Salve Vidas”.
Quantas chamadas tem atendido a linha SNS24?
Segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), hoje divulgados, a linha SNS 24 atendeu este ano mais de 3,4 milhões de chamadas, quase o dobro comparativamente ao mesmo período de 2023, sendo dezembro o mês com maior número de atendimentos.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, gestor da linha SNS 24, atribuem este “resultado histórico” de chamadas atendidas este ano, mais 87% face ao mesmo período de 2023, à “expansão de serviços” resultantes de iniciativas como o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”.
De acordo com os dados, em dezembro, até ao dia de Natal, o serviço atendeu mais de 390 mil chamadas, tendo ultrapassado o valor de novembro (388 mil). O recorde do ano foi atingido a 16 de dezembro, com 21.187 chamadas atendidas, “uma evolução que vai ao encontro do que tem sido o padrão de incidência das doenças respiratórias”.
“O tempo médio de espera para este ano situa-se aproximadamente em um minuto e 48 segundos, pouco acima dos 57 segundos de 2023, apesar de o número de chamadas quase ter duplicado”, referem os SPMS.
Em que consiste exatamente o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”?
O projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” visa retirar doentes das urgências hospitalares e já funciona em mais de 20 Unidades Locais de Saúde (ULS) do país.
Segundo a Direção Executiva do SNS (DE-SNS), até final de fevereiro de 2025, está previsto que o projeto arranque em mais oito unidades locais de saúde, representando 85% do total de ULS (39 no país).
Cerca de 350 mil doentes foram retirados das urgências hospitalares desde que o projeto se iniciou, em maio de 2023, de acordo com os dados da DE-SNS.
Dos cerca de 670 mil contactos dos doentes com o SNS24 realizados entre maio de 2023 e a passada segunda-feira, mais de 280 mil foram referenciados para os cuidados de saúde primários e cerca de 70 mil ficaram em autocuidados, totalizando cerca de 350 mil doentes.
*Com Lusa
- 19:45
- Tom Homan, antigo diretor do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) durante o mandato de Donald Trump, anunciou hoje que o futuro governo norte-americano vai reintroduzir a detenção de famílias migrantes quando chegar ao poder.
-
- 19:16
-
Aplicação Gov.pt que integra 16 documentos oficiais já está disponível
A aplicação Gov.pt, que pretende integrar as aplicações digitais do Estado num canal único com 16 documentos, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e o Seguro Automóvel, já está disponível, anunciou hoje Governo.
-
- 18:28
-
Medicamentos de longevidade para cães podem vir a prolongar a vida humana
Investigadores acreditam que medicamentos que estão a ser usados em cães podem servir também para aumentar a esperança de vida humana ao melhorar a saúde e desacelerar o envelhecimento.
-
- 17:51
-
Freguesias de Lisboa "carregadas de lixo" e greve só vai no início
As freguesias de Lisboa já estão "carregadas de lixo" e ainda só vai no início a greve dos trabalhadores da higiene urbana do município, segundo relatos de três autarcas.
-
- 16:52
-
Diretor-geral da OMS estava em aeroporto do Iémen que Israel atacou
O líder da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que estava no aeroporto de Sanaa, no Iêmen, quando este foi atingido por ataques aéreos de Israel.
-
- 15:27
-
Pelo menos três pessoas morrem em despiste de autocarro na Noruega
58 pessoas estão envolvidas no acidente, avança a imprensa local.
-
- 15:19
-
O que aconteceu ao avião que caiu no Cazaquistão?
A queda de um avião da Azerbaijan Airlines no Cazaquistão esta quarta-feira, que deixou 38 mortos, está a ser investigada, enquanto versões indicam que pode ter sido derrubado.
-
- 13:39
-
Maioria dos docentes quer novo estatuto da carreira em vigor no próximo ano letivo
A maioria dos docentes quer que o novo estatuto da carreira docente, que está a ser negociado entre Governo e sindicatos de professores, entre em vigor já no próximo ano letivo e pede mudanças na avaliação de desempenho.
-
- 13:08
-
Pelo menos 252 mortos em manifestações em Moçambique, metade desde segunda-feira
Pelo menos 252 pessoas morreram nas manifestações pós-eleitorais em Moçambique desde 21 de outubro, metade das quais apenas desde o anúncio dos resultados finais, na segunda-feira, segundo novo balanço feito hoje pela plataforma eleitoral Decide.
-
- 12:13
-
Desmantelada rede que introduzia cocaína e haxixe em Portugal e Espanha
A Guardia Civil desmantelou uma rede internacional que introduziu em Portugal e Espanha "grandes quantidades" de cocaína e haxixe provenientes da América Latina e da África ocidental, anunciou hoje aquela polícia espanhola.
-
- 11:23
-
Sismo de 5.5 registado nas Filipinas, 20 anos do mais mortífero tsunami da história
Um terramoto de magnitude 5,5 atingiu Mindanao, nas Filipinas, esta quinta-feira, informou o Centro Sismológico Europeu Mediterrâneo (EMSC).
-
- 10:22
-
Ativista e dirigente sindical Maria do Carmo Tavares morreu aos 76 anos
A ativista e dirigente da CGTP-IN Maria do Carmo Tavares morreu aos 76 anos, anunciou a central sindical, estando o funeral marcado para sexta-feira em Lisboa.
-
- 09:12
-
Sporting apresenta homem de Trás-os-Montes como novo treinador: "Sou o líder do campeão nacional, não podia estar mais feliz"
O treinador João Pereira deixou o comando técnico do Sporting, após três vitórias em oito jogos desde que substituiu Ruben Amorim no cargo, anunciaram hoje os campeões nacionais de futebol, que apresentaram o novo treinador Rui Borges.
-
- 08:09
-
Portagens, rendas e transportes: o que aumenta em 2025?
O ano de 2025 deverá ser marcado por uma descida da taxa de inflação, mas as famílias vão deparar-se com a subida generalizada dos preços de alguns serviços e bens, como as portagens, rendas, telecomunicações e o pão.
-
- 08:04
-
Montenegro descreve 2024 como "ano de viragem" e promete rigor nas contas públicas
O primeiro-ministro defendeu que 2024 foi "um ano de viragem e de mudança" e assegurou que a "nova política de baixar os impostos e valorizar os salários e as pensões" está a ser realizada "com rigor e equilíbrio orçamental".
-