Porque não conseguem os portugueses pagar a renda?
A DECO revelou hoje que o número de pedidos de ajuda por dificuldade em pagar a renda aumentou 67% no primeiro trimestre do ano, face ao mesmo período de 2024. Falando de números, a associação recebeu mais de 300 solicitações até ao final de março.
Os motivos apontados pela DECO para este aumento foram o fim ou a redução do apoio extraordinário à renda e os atrasos registados na atribuição do programa Porta 65. Mas o que quer isto dizer, e que outros motivos podem ter colaborado para esta subida nos pedidos de ajuda?
Cortes no apoio extraordinário à renda
Segundo o Diário de Notícias, 87 mil contribuintes perderam o apoio à renda desde 2023, e só no início de fevereiro 46 mil pessoas deixaram de receber este subsídio sem qualquer aviso prévio.
O apoio extraordinário à renda é atribuído automaticamente, ou seja, não é necessário fazer um pedido - quem tiver uma taxa de esforço igual ou superior a 35% recebia este apoio, que pode chegar até aos 200 euros.
Uma vez que as pensões e alguns salários subiram este ano, a juntar às alterações nas tabelas de retenção do IRS, a condição de rendimento de muitos beneficiários foi alterada. Para piorar a situação, têm sido registados problemas na comunicação de alguns dados à Autoridade Tributária desde fevereiro.
Atrasos no Porta 65
O Porta 65 é um programa de incentivo ao arrendamento para jovens, que consiste no pagamento de uma parte da renda da casa. Pode ser atribuído a casais, jovens que vivam sozinhos ou que partilhem casa.
No entanto, o programa tem tido atrasos significativos, que deixam os beneficiário à espera entre 5 meses a 2 anos. O executivo tem vindo a prometer resolver o problema o mais rapidamente possível, mas este não deixa de ser um fator que tem contribuído, em grande medida, para o aumento dos pedidos de ajuda.
Subida dos preços das rendas
É inevitável não associar o crescimento dos pedidos de ajuda com a subida dos preços das rendas, que têm vindo a disparar ultimamente, atingindo máximos históricos.
No último trimestre de 2024, as rendas aumentaram 9,3% com a renda mediana em Portugal a atingir os 8,43 euros por metro quadrado.
Portugal teve ainda o maior aumento nos preços das casas na zona euro, no terceiro trimestre de 2024. Uma vez que os preços das casas caminham de mãos dadas com os preços das rendas, é outro fator que pode ser associado à subida em questão.
Oferta limitada
Apesar das taxas de juro dos empréstimos para a compra de casa estarem no valor mais baixo dos últimos dois anos e meio, a procura não para de aumentar. Consequentemente, os preços das casas subiram ainda mais.
A taxa média das novas operações de crédito habitação foi de 3,17%, o valor mais baixo desde dezembro de 2022. No entanto, a falta de casas no mercado continua a contribuir para o aumento dos valores.
Falta não só oferta, mas também oferta a preços acessíveis. Especialmente nas grandes cidades, como Lisboa e Porto, parece cada vez mais distante e longínqua a ideia de conseguir uma casa por um preço que não seja considerado absurdo para quem recebe um salário mínimo em Portugal.
O aumento dos pedidos de ajuda por dificuldade em pagar a renda mostra que cada vez mais está presente a realidade de um grande número de pessoas não conseguir fazer face às despesas. Isto resulta não só no corte na alimentação, mas também no endividamento dos portugueses.
- 19:08
- Uma mulher acusou o dono do Teatro Maria Vitória (Lisboa) de transfobia, ao tê-la despedido pelo único motivo de ser uma pessoa trans, acusações que Helder Costa negou, mas que um elemento da produção corroborou.
-
- 14:35
-
Morreram 405 pessoas nas estradas nos primeiros dez meses de 2024
Nos primeiros dez meses de 2024, morreram nas estradas portuguesas 405 pessoas no local do acidente ou a caminho do hospital, menos 16 do que no período homólogo de 2023, segundo um relatório hoje divulgado.
-
- 14:13
-
Pedro Nuno diz que Montenegro "se venturizou" em muitos temas
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, considerou hoje que "em muitas matérias" o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "se venturizou", defendendo que os socialistas têm "uma posição equilibrada" sobre imigração.
-
- 13:48
-
Britânico que fugiu de Vale de Judeus já está em Portugal
O cidadão britânico, Mark Cameron Roscaleer, evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus e recapturado em Alicante, Espanha, pela Polícia Nacional, no passado dia 6 de fevereiro, foi hoje entregue à Polícia Judiciária (PJ) pelas autoridades espanholas, no Centro de Cooperação Policial e A
-
- 13:18
-
Teatro Tivoli em Lisboa integrado em lista de tesouros do cinema europeu
O Teatro Tivoli, em Lisboa, foi eleito um dos tesouros da cultura cinematográfica europeia pela Academia Europeia de Cinema, anunciou hoje esta organização.
-
- 12:05
-
Com apoio de J.K. Rowling: tribunal britânico decide que definição de mulher deve basear-se no sexo biológico
O Tribunal Supremo do Reino Unido decidiu hoje que a definição de mulher na legislação britânica sobre a igualdade de género deve ser baseada no sexo biológico, excluindo mulheres transgénero.
-
- 11:33
-
Guerra Comercial. A China avisa que "não quer, mas não tem medo de lutar"
A China avisa que "não tem medo de lutar" na guerra comercial com os Estados Unidos e volta a apelar ao diálogo, depois da Casa Branca afirmar que a negociação sobre as tarifas depende de Pequim.
-
- 11:04
-
Polícia sul-coreana faz buscas no escritório do ex-presidente Yoon Suk Yeol
A polícia da Coreia do Sul conduziu hoje uma busca ao escritório do ex-presidente Yoon Suk Yeol, que foi destituído no início do mês na sequência de um processo de insurreição. A operação de busca faz parte da investigação criminal ao ex-chefe de Estado que decorre atualmente.
-
- 09:21
-
Pedidos de ajuda para pagar a renda aumentaram 67%
O número de pedidos de ajuda por dificuldade em pagar a renda aumentou no primeiro trimestre 67% face ao mesmo período do ano passado, indica Deco, que recebeu mais de 300 solicitações até ao final de março.
-
- 08:55
-
Guerra Comercial. Trump prepara-se para impôr mais tarifas e os telemóveis podem mesmo ficar mais caros
Donald Trump abriu esta terça-feira uma investigação sobre "os efeitos na segurança nacional" da importação de minerais críticos, no meio da sua ofensiva comercial global.
-
- 08:51
-
"O vírus é o pior inimigo, pode ser pior que uma guerra”. OMS anuncia acordo histórico sobre pandemias
Após três anos de negociações, os países-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovaram esta quarta-feira um acordo histórico para enfrentar pandemias, anunciou a entidade.
-
- 08:36
-
Consulado americano nos Açores em risco de encerrar
O Departamento de Estado americano está a planear uma redução sem precedentes do alcance da sua diplomacia, programas e embaixadas em todo o mundo estão a encerrar e o seu orçamento teve cortes de quase 50%. Segundo o The New York Times o consulado nos Açores está na lista de encerramentos.
-
- 07:57
-
Nasceram 20.782 bebés nos primeiros três meses do ano. Número aumenta face a 2024
Após a quebra registada em 2024, o número de nascimentos voltou a crescer no primeiro trimestre deste ano, quando foram rastreados 20.782 recém-nascidos, segundo dados baseados no "teste do pezinho" hoje divulgados.
-
- 07:55
-
Cuidados continuados continuam a falhar. Há mais de 2300 pessoas internadas nos hospitais depois de terem alta
Um total de 2.342 pessoas continuavam internadas em março nos hospitais públicos após receberem alta clínica, representando mais 8% de internamentos sociais do que no mesmo mês de 2024, indica um estudo hoje divulgado.
-