Trump quer impedir estudantes estrangeiros em Harvard. Porquê?
O Governo Trump anunciou retirar à prestigiada universidade privada de Harvard o direito de admissão de estudantes estrangeiros.
"A certificação do programa SEVIS (Student and Exchange Visitor) da Universidade de Harvard é revogada com efeitos imediatos", escreveu a secretária da Segurança Interna, Kristi Noem, numa carta dirigida à instituição, contra a qual o Governo do presidente republicano, Donald Trump, lançou uma grande ofensiva, cortando-lhe inclusive financiamento federal.
Este programa é o principal sistema através do qual os estudantes estrangeiros são autorizados a estudar nos Estados Unidos. A universidade de Harvard acolhe este ano cerca de 6.700 "estudantes internacionais", o que corresponde a 27% do total anual de alunos.
De acordo com a secretária da Segurança Interna, esta decisão significa que Harvard está proibida de receber estudantes titulares de vistos F ou J para o ano letivo de 2025-2026, uma enorme perda potencial para Harvard.
O que levou a esta opção?
A administração republicana liderada por Trump acusa Harvard de criar um ambiente inseguro no ‘campus’ ao permitir que "agitadores antiamericanos e pró-terroristas" ataquem estudantes judeus.
O Governo acusa ainda Harvard de se coordenar com o Partido Comunista Chinês, alegando que a universidade acolheu e treinou membros de um grupo paramilitar chinês.
No início deste mês, o presidente de Harvard, Alan Garber, disse que a universidade fez mudanças nas suas políticas internas, no último ano e meio, que incluem medidas para combater o antissemitismo.
Garber acrescentou que Harvard não abdicaria dos seus "princípios fundamentais e legalmente protegidos".
Sobre as alegações levantadas pelos congressistas republicanos sobre a coordenação com o Partido Comunista Chinês, Harvard prometeu uma resposta para breve.
É a primeira vez que Trump toma decisões relacionadas com universidades?
Não. O Governo Trump iniciou há vários meses um forte ataque ao ensino superior nos Estados Unidos, acusando as universidades privadas mais prestigiadas do país de terem permitido o florescimento do antissemitismo e de não terem protegido suficientemente os estudantes judeus durante manifestações contra a guerra de Israel na Faixa de Gaza.
De uma forma mais geral, o campo republicano critica as grandes universidades norte-americanas por promoverem ideias de esquerda, consideradas demasiado progressistas.
As associações de defesa das liberdades individuais consideram que ofensiva de Trump às universidades é um ataque à liberdade de expressão e uma tentativa de calar as críticas a Israel.
O que diz Harvard?
Numa ação judicial interposta hoje num tribunal federal de Boston, a universidade alega que a medida da administração norte-americana viola a Primeira Emenda da Constituição e terá um "efeito imediato e devastador para Harvard e para mais de 7.000 titulares de vistos".
“Com uma simples assinatura, o Governo tenta eliminar um quarto do corpo estudantil de Harvard - estudantes internacionais que contribuem significativamente para a universidade e para a sua missão”, escreveu a instituição no processo.
Harvard informou que planeia apresentar uma providência cautelar para impedir o Departamento de Segurança Interna de aplicar as novas regras, que impedem a inscrição de estudantes estrangeiros naquela universidade e obriga os atuais alunos estrangeiros a pedir a transferência.
Trump pode mesmo avançar com esta medida?
Esta tarde, uma juíza federal dos EUA impediu o governo de revogar a capacidade da Universidade Harvard de matricular estudantes estrangeiros.
Allison Burroughs emitiu uma ordem de restrição temporária no dia de hoje, congelando a política que tinha sido imposta abruptamente à universidade.
- 17:34
- Duzentas fotografias que espelham o olhar de 30 fotógrafos e fotojornalistas estrangeiros sobre a revolução de Abril vão estar em exposição em Almada, de 24 de maio a 24 de agosto, em frente à antiga Lisnave -- Parque Empresarial da Mutela.
-
- 17:31
-
Perfil do nadador-salvador deve mudar e serem criadas associações
A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS) considera essencial a mudança de perfil do nadador-salvador, a revisão da carreira profissional e a criação de associações sem fins lucrativos para prevenir o afogamento e valorizar o papel desta atividade.
-
- 17:00
-
Reuniões em Belém. Inês de Sousa Real diz que "em democracia há sempre vozes dissonantes"
Marcelo Rebelo de Sousa recebe os partidos com representação na Assembleia da República para indigitar o primeiro-ministro.
-
- 16:26
-
Morreu o fotógrafo Sebastião Salgado
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, considerado um dos mais importantes expoentes da fotografia do mundo, morreu hoje, aos 81 anos.
-
- 16:15
-
André Ventura anuncia proposta de "plataforma de entendimento constitucional" à direita
O líder do Chega vai propor uma plataforma de entendimento à direita, com o objetivo de cumprir uma revisão da Constituição. André Ventura falou ao país, depois do Ministério Público ter aberto um inquérito aos vídeos publicados pelo líder do Chega sobre a comunidade cigana.
-
- 15:49
-
Ucrânia e Rússia concluem primeira fase do acordo de troca de prisioneiros
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou uma troca de 390 prisioneiros com a Rússia, concluindo a primeira fase do acordo de troca.
-
- 15:06
-
Trump ameaça Apple com tarifas de 25% sobre iPhones que não foram produzidos nos EUA
No seguimento das novas tarifas divulgadas pelo presidente norte-americano Donald Trump, falou-se da possibilidade de aplicar 25% de tarifas sobre os iPhones da Apple que não foram produzidos nos EUA.
-
- 13:37
-
Saídas da A5 para o Jamor encerradas das 21:00 de hoje até domingo devido à final da Taça de Portugal
As saídas da autoestrada 5 (A5), que liga Lisboa a Cascais, na zona do Estádio Nacional, vão estar encerradas a partir das 21:00 de hoje e as 06:00 de domingo, devido à final da Taça de Portugal em futebol.
-
- 12:16
-
Pode o PS tornar-se um partido do táxi como o CDS?
Os eleitores estão cada vez menos leais aos partidos tradicionais. A ascensão de partidos políticos liberais, verdes e populistas está a acontecer um pouco por todo o mundo ocidental e, a reboque, chegou a Portugal.
-
- 12:06
-
Cinco urgências do SNS encerradas no sábado e seis no domingo
Cinco urgências de ginecologia e obstetrícia e de pediatria vão estar encerradas no sábado e seis no domingo, a maioria nas regiões de Lisboa e Setúbal, de acordo com as escalas publicadas no portal do SNS.
-
- 11:44
-
Feira do Livro de Lisboa regressa com 350 pavilhões e a promessa de plantar árvores
A Feira do Livro de Lisboa regressa ao Parque Eduardo VII entre 4 e 22 de junho, com 350 pavilhões, 963 marcas editoriais e uma iniciativa verde que permitirá plantar milhares de árvores, num investimento de 135 mil euros.
-
- 11:11
-
Papa Leão XIV aceita renúncia do Núncio Apostólico em Portugal
D. Ivo Scapolo vai deixar o país em breve, após o Papa Leão XIV aceitar a renúncia.
-
- 10:44
-
"É um novo vizinho bastante volumoso". Navio porta-contentores encalha no jardim de um norueguês
Johan Helberg acordou com um susto: um navio de 135 metros tinha encalhado a poucos metros da sua casa, em Byneset, perto de Trondheim. O incidente não causou feridos.
-
- 09:54
-
PJ detém homem foragido à justiça. Estava escondido numa herdade isolada
O homem, detentor de várias empresas de prestação de serviços, encontrava-se foragido à justiça.
-
- 08:06
-
Maduro diz que há mais de 50 'mercenários' capturados, que queriam sabotar as eleições na Venezuela
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta quinta-feira que há mais de 50 "mercenários" capturados, nas vésperas das eleições legislativas de 25 de maio, às quais a maior coligação opositora do país convocou um boicote.
-
- 07:33
-
Inspeção recebeu 1.511 queixas contra atuação dos polícias em 2024, maior número da década
A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) recebeu 1.511 queixas contra a atuação das forças de segurança em 2024, o maior número da década, sendo a PSP a polícia mais visada.
-
- 07:24
-
Em quem é que votamos, quando votamos?
O direito ao voto universal é verdadeiramente a grande conquista da democracia. Este direito não discrimina sexos, religiões, grau de instrução, ou grau de propriedade, nem há escrutínio político dos cadernos eleitorais, como aconteceu sob uma ou outra forma, em várias fases históricas do passado, f
-
- 07:23
-
Faz mal à saúde comer carne mal passada?
O ponto em que a carne deve ser consumida é motivo de discussão para muitos. Há quem prefira bem passada, mas são também muitos os adeptos da carne mal passada, ou até mesmo de pratos que contém carne crua. Mas afinal, faz mal à saúde comer esta proteína, se não for “bem” cozinhada?
-
- 07:21
-
"Não me apetece". Vamos falar sobre a vontade sexual na gravidez e no pós-parto
A ausência de desejo sexual ainda é um tema rodeado de tabus, especialmente durante a gravidez e no período pós-parto. Neste episódio do podcast Top Of Mind desmistificam-se ideias e lança-se luz sobre uma questão que afeta muitas pessoas.
-