O Unicode costuma lançar periodicamente novos emojis, símbolos destinados a auxiliar as conversas entre as pessoas, seja nos seus computadores ou smartphones. Contudo, o mais recente conjunto destaca-se por tentar dar mais representatividade a pessoas e grupos que ainda não se tinham revisto nestas pequenas figuras.

São ao todo 230 novos emojis - 171 dos quais variações -, com muitos deles a procurar dar maior destaque à deficiências físicas. Algumas novas figuras incluem aparelhos auditivos, cães-guia, braços e pernas prostéticas e pessoas de cadeiras de rodas, com bengalas brancas (para indicar deficiência visual) ou a apontar para os ouvidos para sinalizar que são surdas.

Como adianta o consórcio, sempre que um grupo novo de emojis é lançado no início de um ano, as figuras começam a aparecer nos telemóveis em setembro ou outubro desse ano, já que as empresas têm de adotar os designs e colocá-los nas suas plataformas. Contudo, o texto também aponta que os emojis podem estar disponíveis antes desse prazo.

A iniciativa de criar estas figuras partiu de um projeto da Apple, lançado em março de 2018, o qual já denunciava a falta de emojis que refletissem estas experiências.

No texto da proposta, a empresa liderada por Tim Cook pediu a “adição de emojis que melhor representem indivíduos com deficiências”, indicando que “diversificar as opções disponíveis ajuda a preencher um vazio significativo e providencia uma experiência inclusiva para todos”.

A reforçar o propósito inclusivo destes novos emojis estão também várias figuras do mesmo sexo de mão dada e em vários tons de pele.

Emoji

Outra grande adição incluída neste novo pacote é a gota vermelha, desenhada para representar o sangue menstrual. A proposta partiu da Plan International UK, uma ONG dedicada aos direitos da mulher, que organizou uma votação online para escolher um emoji relacionado com o período.

A escolha mais popular da votação foram umas calças manchadas de sangue menstrual, mas o Unicode Consortium rejeitou a ideia, optando antes pela segunda escolha mais votada, a gota.

Para além destes exemplos, o novo conjunto inclui ainda uma lontra, um flamingo, a bebida mate, uma sabrina de ballet e o símbolo de uma mão a beliscar.

O Unicode é um consórcio composto por profissionais de várias empresas, como a Apple, a  Google, a Microsoft, a Samsung, o Facebook e o Twitter, entre outras.

A necessidade de ter programadores de várias empresas prende-se com a questão de uniformizar os emojis até certo grau para garantir que os utilizadores podem enviá-los entre si através de aparelhos de marcas diferentes e com sistemas operativos distintos.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.